Voltar ao Curso

Medicina Legal

0% Finalizado
0/0 Passos
  1. Peritos: definição
    14 Tópicos
  2. Assistente técnico
    2 Tópicos
  3. Antropologia forense
    8 Tópicos
  4. Introdução à traumatologia forense
    21 Tópicos
  5. Lesões e Mortes Provocadas por Arma de Fogo
    16 Tópicos
  6. Imputabilidade penal
    4 Tópicos
  7. Tanatologia forense
    14 Tópicos
Aula 4, Tópico 11
Em andamento

Análise das leis Filhos e da Lei de Langier. Análise das Lesôes Produzidos pela Ação Cortante no Pescoço: Esgorjamento, Degolamento e Decapitação. Análise das Lesões em Saca-Bocado

Aula - Progresso
0% Finalizado

Análise das leis Filhos e da Lei de Langer. Análise das Lesões Produzidos pela Ação Cortante no Pescoço: Esgorjamento, Degolamento e Decapitação. Análise das Lesões em Saca-Bocado

Vimos que as feridas produzidas por instrumentos perfurantes de médio calibre são chamadas de feridas em casa de botão, os ângulos são rombos. Em relação a este instrumento existem 2 leis, leis de filhós.

A primeira é a lei da semelhança e lei do paralelismo e a lei de Langer, do polimorfismo. O instrumento perfurante de médio calibre produz uma lesão em botoeira, cujos ângulos são rombos, então, vamos falar primeiro da lei da semelhança, olha, as feridas produzidas por instrumento perfurante de médio calibre são semelhantes às lesões produzidas por instrumentos perfuro cortante de dois gumes. A diferença são os ângulos agudos, então, a primeira lei de filhós diz exatamente isso: a lei da semelhança vai dizer as feridas produzidas pelos instrumentos perfurantes de médio calibre são semelhantes (não é que são iguais) são semelhantes às feridas produzidas por instrumentos perfurocortante de dois gumes.

A lei do paralelismo diz que as feridas produzidas por instrumentos perfurantes na mesma região anatômica são paralelas entre si, por exemplo, eu vou pegar um instrumento perfurante de médio calibre e vou atingir uma mesma região, essas feridas produzidas nessa região atômica vão ser paralelas entre si, agora se eu pego e produzo uma e continuo lesionando só que em outra região anatômica as feridas vão ser paralelas apenas entre as que estiverem na mesma região.

Lei do polimorfismo

As feridas produzidas por instrumento perfurante de médio calibre em regiões de entrecruzamento de tecidos, de fibras musculares, as feridas produzidas serão amorfas, serão polimorfas, ou seja, elas podem ter o formato polimorfo.

A gente vai estudar lesões produzidas pela ação cortante, inclusive em arco de violino, que, inclusive, tem a cauda escoriação, só que a gente vai analisar as lesões no pescoço. A primeira é o esgorjamento, depois tenho degolamento, depois a gente tem a decapitação. Se eu tenho uma ferida incisa na parte anterior, que é sempre na frente ou lateral do pescoço temos o esgorjamento. Também, o degolamento que é uma ferida incisa na parte posterior, ou seja, degolamento só tem uma ferida na parte posterior do pescoço. O degolamento vem de séculos atrás, é quando você vai cortar o pescoço na parte de trás, o nome vem da menção à gola da camisa. Já a decapitação ocorre quando a cabeça é separada do corpo da vítima.

Outra espécie de lesão é a lesão em saca-bocado que são aquelas produzidas por animais, porque eles mordem e sacodem arrancando um pedaço da presa normalmente.

Respostas