Voltar ao Curso

Medicina Legal

0% Finalizado
0/0 Passos
  1. Peritos: definição
    14 Tópicos
  2. Assistente técnico
    2 Tópicos
  3. Antropologia forense
    8 Tópicos
  4. Introdução à traumatologia forense
    21 Tópicos
  5. Lesões e Mortes Provocadas por Arma de Fogo
    16 Tópicos
  6. Imputabilidade penal
    4 Tópicos
  7. Tanatologia forense
    14 Tópicos
Aula 4, Tópico 8
Em andamento

Análise da Ferida Incisa e sua Cauda de Escoriação

Aula - Progresso
0% Finalizado

Análise da Ferida Incisa e sua Cauda de Escoriação

A ação cortante vai produzir uma ferida e nós vimos a diferença entre ferida e escoriação, que é que ferida ultrapassa a derme, a escoriação não. A ferida atinge a derme, ultrapassando a derme, a ferida cicatriza, já a escoriação regenera.

A ferida provocada pela ação cortante vai chamar de ferida incisa ou lesão incisa. Se alguém passa a faca na pele vai cortar e nós vimos a capacidade que a pele tem, pois a pele da pessoa viva vai retrair, vai fazer com que aquela ferida incisa tenha as bordas afastadas umas das outras

A parte mais profunda da lesão, a parte mais profunda dessa ferida vai ser o local de entrada do instrumento e a parte mais superficial é o local de saída desse instrumento, por exemplo, uma gilete.

O perito vai analisar essa ferida incisa e a parte mais profunda dela é o local de entrada do instrumento, então, eu vou observar qual é a parte mais profunda, pois é onde o instrumento entrou. E a parte mais superficial é o local de saída.

Nesse sentido, é possível que no local de saída do ferimento da ferida incisa se observe uma cauda, chamada cauda de escoriação, chamada também de rabo de rato, pois deixa só um arranhão.

O problema é o seguinte: existem feridas incisas que a gente vai encontrar 2 caudas de escoriação, imagina o seguinte, o sujeito pega por exemplo uma faca aí ele vai passando na pessoa e aí depois ele vai te tira, vai ter a ferida e depois a ferida vai se superficialisando. Há uma cauda grande e na outra extremidade tem uma caudazinha. E como é que eu vou saber onde foi a entra do instrumento? A cauda de escoriação vai indicar, a cauda que estiver mais próxima do lado mais profundo da ferida será a cauda de entrada, a cauda menos profunda é a cauda de saída, mais superficial será a cauda de saída.

Respostas