Voltar ao Curso

Medicina Legal

0% Finalizado
0/0 Passos
  1. Peritos: definição
    14 Tópicos
  2. Assistente técnico
    2 Tópicos
  3. Antropologia forense
    8 Tópicos
  4. Introdução à traumatologia forense
    21 Tópicos
  5. Lesões e Mortes Provocadas por Arma de Fogo
    16 Tópicos
  6. Imputabilidade penal
    4 Tópicos
  7. Tanatologia forense
    14 Tópicos
Aula 4, Tópico 6
Em andamento

Análise das Espécies de ferida. Análise entre Ferida e Escoriação. Análise das Diferenças das Feridas Denominadas em Encravamento e Empalamento. Análise das Feridas em sedenho e seus Mecanismos de Incidência

Aula - Progresso
0% Finalizado

Análise das Espécies de ferida. Análise entre Ferida e Escoriação. Análise das Diferenças das Feridas Denominadas em Encravamento e Empalamento. Análise das Feridas em sedenho e seus Mecanismos de Incidência

Encravamento versus empalamento

Encravamento é uma ferida perfuro-contusa, um instrumento perfuro-contundente de haste grande, ele tem uma ponta e ele tem uma massa significativa, porque essa massa significativa que esse instrumento possui vai causar uma compreensão grande.

Um exemplo de instrumento perfuro-contundente é o projétil de arma de fogo, é um instrumento perfuro-contundente, é pequeno, pequenininho, ele tem uma ponta. Se eu pego esse instrumento perfuro- contundente com a mão e tento pressionar eu não vou conseguir, agora se eu pego uma arma que tem uma pressão, que vai disparar aquilo, uma pressão bastante significativa, causa uma lesão e para perfurar a tua pele ele vai te contundir, então, perfura e contunde, por isso, perfuro-contundente. Mas, vejam, um projétil de arma de fogo é pequenininho, agora eu posso pegar uma arma que tem uma pressão que vai disparar aqui uma pressão bastante significativa.

Agora eu posso pegar um instrumento perfuro-contundente que tem uma haste grande, então, se esse instrumento perfuro-contundente de haste penetrar em qualquer parte do corpo da vítima que não seja o períneo, que é a região entre o ânus e o órgão genital, como, por exemplo, um vergalhão eu tenho encravamento.

E o empalamento é quando um instrumento perfuro-contundente de haste entra pelo períneo, havia no passado algumas penas de morte onde a pessoa era empalada viva, pegavam introduziam esse um pedaço de madeira no períneo, fazia uma ponta numa madeira, extremidade da madeira e introduzia aquilo no períneo da pessoa e aí coloca lá fixada em algum lugar e ela vai morrer daquele jeito.

Diferença entre mutilação e amputação

A mutilação ocorre quando a parte do corpo da pessoa, um segmento do corpo da pessoa é retirado traumaticamente, exemplo, estou num acidente de carro e o cara perdeu o braço, isso é mutilação.

Já a amputação é cirúrgica, o médico vai fazer a retirada do segmento corporal da pessoa, o profissional de saúde vai tirá-la.

Espostejamento

Espostejamento são aquelas feridas onde a pessoa vai ser cortado em postas, como se fosse um peixe.

Esquartejamento

Esquartejamento é dividir 4 partes, diferente quando você corta em partes.

E para saber se a pessoa estava viva quando foi esquartejada? A gente vai ver onde os cortes aconteceram, dar uma olhada se tem retração, se há uma retração da pele está indicando que provavelmente essa pessoa estava viva quanto sofreu essa ação.

Ferida em sedenho

Ferida em sedenho é aquela ferida não cavitária, é aquela ferida que possui um orifício de entrada, possui um trajeto (trajeto é dentro do corpo), possui um trajeto subcutâneo, embaixo da pele e quando eu falo subcutâneo é embaixo da derme, então, o instrumento vulnerante entra, percorre um  percurso que é o chamado trajeto do percurso e ele sai.

Nesse percurso produzido por esse instrumento vulnerante nenhuma cavidade corporal do agente é atingida, então, nós temos a cavidade corporal, a cavidade torácica, cavidade craniana, mas acontece que as vezes o sujeito toma uma facada na cabeça e por não atinge a cavidade craniana quando tira a faca e com todos os cuidados necessários o agente está vivo e norma. Quando você olha para aquela vida, você acha que o cara está morto ou que ele vai morrer, mas por alguma razão não atingiu aqueles órgãos importantes dentro daquela cavidade e aí essas feridas a gente vai chamar de ferida em sedenho.

Respostas