Voltar ao Curso

Medicina Legal

0% Finalizado
0/0 Passos
  1. Peritos: definição
    14 Tópicos
  2. Assistente técnico
    2 Tópicos
  3. Antropologia forense
    8 Tópicos
  4. Introdução à traumatologia forense
    21 Tópicos
  5. Lesões e Mortes Provocadas por Arma de Fogo
    16 Tópicos
  6. Imputabilidade penal
    4 Tópicos
  7. Tanatologia forense
    14 Tópicos
Aula 4, Tópico 2
Em andamento

Classificação dos Agentes Vulnerantes: Contundente, Cortante e Perfurante (Pequeno e Médio Calibre). Análise dos Agentes Vulnerantes Mistos: Agente Vulnerate Cortante e Agente Vulnerate Contundente

Aula - Progresso
0% Finalizado

Classificação dos Agentes Vulnerantes: Contundente, Cortante e Perfurante (Pequeno e Médio Calibre). Análise dos Agentes Vulnerantes Mistos: Agente Vulnerante Cortante e Agente Vulnerante Contundente

Classificação dos Agentes Vulnerantes Mecânicos

 

São aqueles que precisam de um movimento para causar a lesão.

Classificação:

  1. Agente vulnerante Contundente: a vítima foi atingida por um instrumento contundente (agente vulnerante físico mecânico). O agente contundente não tem ponta nem gume. Ex.: laptop e jogo em cima de alguém. Uma pedra, cadeira arremessada, cassetete etc.
  2. Agente Cortante (é aquele que só corta);
  3. Agente Perfurante (aquele que só perfura). Este se subdivide em pequeno e médio calibre. Ex.: agulha, alfinete, percevejo. De médio calibre temos o picador de gelo. Quando introduzir em alguém, vai ser percebido um orifício. Não tem instrumento perfurante de grande calibre, ele recebe um outro nome, então deixa de ser perfurante.

Agentes Mistos:

  1. Perfurocortante. Ex.: a faca, ela fura e corta ao mesmo tempo;

A faca é cortante? A faca pode causar lesão, desde que haja um movimento. A faca não só corta, faz outra coisa também, então apesar de parecer somente cortante, não é. Para que o instrumento seja cortante preciso que ele só corte, como a lâmina de barbear.

O perfurocortante pode ser de um gume, dois gumes… há até quem fale de três gumes, como a estrela de samurai. Um punhal tem dois gumes, a faca é de um gume. A lima de serralheiro tem três gumes.

  • Perfurocontundente (tem a ponta e uma haste).

O perfurante de pequeno calibre tem uma haste bem fininha e uma ponta. Se a haste fica mais calibrosa, já passo a ter um instrumento de médio calibre, se ficar mais calibrosa ainda, como por exemplo um projetil de arma de fogo, que tem a base e a ponta, passa a ser perfurocontundente. A massa do projetil de arma de fogo é significativa, então não consigo introduzir numa pessoa com a pressão das mãos, é preciso uma pressão grande para que haja a penetração. No momento que ele perfura, causa também uma contusão. Ele contunde por causa da massa calibrosa do agente vulnerante. Outro exemplo é o estoque, feito por presos em unidades prisionais. Pega-se  o vergalhão e aponta no chão. A haste é bastante calibrosa, então quando penetra também contunde.

  • Cortocontundente.

Questões de Concurso:

Questão 1

Ano: 2021. Banca: Instituto AOCP. Prova: Instituto AOCP - ITEP - Agente Técnico Forense - 2021

São exemplos de instrumentos perfurantes:

A prego e martelo.

B florete e agulha.

C navalha e canivete.

D dente de cobra e machado.

E linha com vidro (cerol) e espinho.

Gabarito:  B)

Questão 2

Ano: 2021

Banca: Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – IDECAN. Prova: IDECAN - PEFOCE - Auxiliar de Perícia - 2021

Os agentes vulnerantes que propagam energia de ordem física, do tipo mecânica, podem ser objetos perfurantes. Esses apresentam as características listadas nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.

A Têm comprimento maior do que a largura.

B Atuam afastando as fibras.

C Podem secionar as fibras ao produzirem a ferida.

D Produzem feridas punctórias.

E Causam pouco ou nenhum sangramento.

Gabarito:  C

Respostas