Voltar ao Curso

Medicina Legal

0% Finalizado
0/0 Passos
  1. Peritos: definição
    14 Tópicos
  2. Assistente técnico
    2 Tópicos
  3. Antropologia forense
    8 Tópicos
  4. Introdução à traumatologia forense
    21 Tópicos
  5. Lesões e Mortes Provocadas por Arma de Fogo
    16 Tópicos
  6. Imputabilidade penal
    4 Tópicos
  7. Tanatologia forense
    14 Tópicos
Aula 4, Tópico 9
Em andamento

Análise da Ferida em Sanfona e dos Agentes Vulnerantes que podem vir a Causala. Análise das Feridas Punctórias

Aula - Progresso
0% Finalizado

Análise da Ferida em Sanfona e dos Agentes Vulnerantes que podem vir a causá-la. Análise das Feridas Punctórias

Ferida em Acordeão

Ferida em Acordeão também chamada de ferida em sanfona é o grande tema dessa nossa parte da traumatologia forense, estamos estudando lesões produzidas pelos agentes vulnerantes físicos mecânicos. São aquelas feridas produzidas por instrumentos perfurantes, que só perfura ou, então, por instrumentos perfurocortante instrumentos, cujo trajeto (caminho que o instrumento percorre dentro do corpo) é maior que o próprio instrumento que a causou, então, ela vai ocorrer naqueles locais do corpo do corpo humano onde exista uma maior capacidade de se deprimir, por exemplo, o abdômen, tórax. Por exemplo, imagine um punhal, que deve ter talvez uns 15 cm, e o sujeito está com a intenção de matar o outro, ele vai com toda a vontade, com toda a força, pega esse punhal e enfia na barriga de uma pessoa, mas com força mesmo, o punhal na verdade é um instrumento perfurocortante de dois gumes, mas é perfurocortante, quando ele enfia em uma região corporal que tem uma capacidade de flexibilidade, ele vai empurrar, vai bater ali e pronto vai matar a pessoa de uma lesão perfurante, com uma ferida cujo trajeto tem por volta de 20 cm. Isso é perfeitamente possível, porque na região anatômica onde essa lesão foi é de grande flexibilização corpo, ou seja, essa região se deprime. A lesão produzida por instrumento cortante ou perfurocortante nessas regiões podem ter um trajeto maior do que a extensão do próprio instrumento.

Instrumento perfurante de pequeno calibre

Exemplo: percevejos (tachas), esses instrumentos perfurantes vão causar feridas, porque vão ultrapassar a derme e a gente vai chamar de ferida de puntiforme ou punctórias. Punctória vem de pulga, pois pulga te morde e deixa ela vermelhinho.

Já o instrumento perfurante de médio calibre gera ferimento em botoeira, ferimento em casa de botão, ferimento em botoeira, porque tem um formato semelhante a uma fenda. O picador de gelo, por exemplo, tem uma ponta que é cilíndrica, se você vai enfiando dando vários golpes na vítima, se fosse um sabão em barra as lesões elas seriam circulares se for no corpo humano e começa furar a pessoa eu vou ter o formato do ferimento em casa de botão.

Respostas