Mapeando Direito Administrativo na FCC

Se você está acompanhando a nossa série do Dossiê das Bancas, com certeza vai apreciar o artigo desta semana! Já traçamos o perfil geral da Fundação Getúlio Vargas, Cebraspe e, agora, vamos examinar outra banca: FCC – Fundação Carlos Chagas.

Já Mapeamos

Nas semanas que passaram, mapeamos Direito Processual Civil, Direito Administrativo, Direito Civil e Constitucional das duas bancas. Hoje vamos mapear o Direito Administrativo no perfil desta fundação.

Direito Administrativo

Sabemos que esta, também, é uma disciplina imensa em extensão. Além do conteúdo doutrinário, jurisprudencial, temos uma porção de leis extravagantes. Simplesmente pode sair qualquer coisa dali! Já imaginamos você rindo de nervoso.

Boa notícia!!

A boa notícia é que, aqui, você também pode ser estratégico no momento de estudar. É nisto que venho te auxiliar. Se eu te disser que a maior quantidade de questões levantadas nos principais sites de questões destinadas aos concursos públicos, no que toca à FCC, em Direito Administrativo, versam sobre “Responsabilidade Civil do Estado”, “Parceria Público-Privada (Lei n.º 11.079/2004)”, “Atos de Improbidade (arts. 9º a 11 da Lei n.º 8.429/1992)”, “Desfazimento do Ato Administrativo (anulação, revogação, cassação, caducidade, contraposição)”, “Administração Indireta”, “Desapropriação”, “Poder de Polícia”, “Concessões – Deveres e Direitos (usuários, concedente, concessionária, licitações, lei n.º 8.987/95)”, “Lei de Acesso à Informação (Lei n.º 12.527/2011)” e “Consórcios Públicos (Lei n.º 11.107/2005)”? Sua vida ficaria muito mais fácil, não é verdade? Não se esqueçam de que esta banca tem grande predileção pela obra da eminente doutrinadora Maria Sylvia di Pietro!

Nosso levantamento considerou questões para cargos de nível superior em Direito dos últimos 5 anos. Os cargos foram os mais variados, desde advogado até Analista de Ministério Público, passando por magistratura, entre outros. A ordem de priorização foi justamente a que foi acima apresentada. Outros temas dos editais apresentaram questões, mas em pequenas quantidades. 

Em condições normais, ou seja, no seu estudo extensivo ou, quando a banca foi escolhida e o edital não foi publicado, é possível estudar todos os temas explorados pela fundação. No entanto, se o seu certame já está na praça, o momento é de revisar (para aqueles que já construíram base) e priorizar os assuntos que mais caem nas provas. 

Levantamento de 10 temas

Este levantamento de 10 temas (uma quantidade um pouco menor que a semana passada) – que, por si só, são bastante extensos – já reduz bastante a amplitude do que se estudará em uma reta final para concursos organizados pela FCC. Isso também ajuda muito a diminuir a ansiedade próxima da prova. Afinal, a condição de concurseiro já é difícil o suficiente e precisa de alguma compensação.

Ressalve-se que essa restrição apenas serve para retas finais, pois devemos estudar o mais que pudermos dos outros assuntos fora desses momentos. Além disso, o panorama de assuntos prediletos é muito dinâmico, podendo começar a mudar nos próximos anos. Com isso, convém uma nova análise no final de 2021 para verificarmos se os temas quentes se mantiveram em voga, pois sabemos que as bancas evoluem conforme os candidatos vão ficando mais bem preparados.

Resumo da Ópera

Resumo da Ópera: Existem concurseiros que amam e outros que odeiam a Fundação Carlos Chagas. Depois dessa análise, tendo feito muitas questões, vou querer saber qual é a sua opinião sobre esta banca. 

Se você quiser conversar comigo sobre essas e outras questões, siga-me no Instagram @concurseiro.solitario. Será um prazer!

Artigos Mais Lidos:

Respostas