Como conseguir trabalhar e estudar?

estudo para concurso

Este artigo veio de um comentário desesperado de uma seguidora do Instagram. Ela trabalha fora, gasta muito tempo no transporte público e, quando chega em casa, apesar de sentar para estudar todos os dias, seu cérebro dá um "apagão" de cansaço. Quem nunca passou por isso?!

Pensando na minha experiência no começo do ano, em que trabalhei no departamento jurídico de uma grande empresa, resolvi compartilhar um pouco de como eu organizei meus estudos no período. Sim, eu senti exatamente o que ela sentiu: meu cérebro simplesmente "desligava" sozinho de noite (risos).

Como aproveitar o trajeto até o trabalho para estudar

Eu gastava 4 horas (2 horas para ir e 2 horas para voltar) do meu dia em deslocamento para o trabalho. Não que eu morasse tão longe assim. O engarrafamento era o grande responsável por tal demora. E era no horário em que eu estava mais descansada. Então, resolvi transformar aquele no meu horário de estudos. Nunca minha viagem passou tão rápido!

Na ida, eu assistia a duas aulas de Informática do professor Marcelo Nascimento do Master Juris no trajeto do primeiro modal. Dava certinho, pois cada aula tem cerca de 30 minutos de duração.

No entanto, não dava para fazer anotações, pois o ônibus chacoalha muito, mas eu já tinha uma estratégia para driblar isso. Era só repetir a aula, pois a assinatura do Master Juris nos permite assistir às aulas quantas vezes quisermos.

No segundo modal, que durava cerca de 30 minutos, eu pegava a letra de lei para ouvir. Há diversos aplicativos, canais do YouTube e podcasts no Spotify com textos legais em áudio. Se eu conseguia um lugar para sentar, eu lia e ouvia a legislação junto no meu aplicativo de Vade Mecum. Que luxo!

Quando eu chegava, caminhava devagar até a empresa. Isso me dava uns 20 minutos de caminhada. Afinal, advogada costuma usar salto alto (risos). Daí, eu ouvia um pouco de jurisprudência comentada até lá. Como eu chegava antes de o expediente começar, eu completava uns 30 minutos ouvindo essas aulas.

Com isso, ia trabalhar com a sensação de dever cumprido!

Meus estudos interferiam no meu trabalho?

Meus estudos não interferiam no meu trabalho. Muito pelo contrário: eles me ajudavam a fazer melhores peças, pois sempre lembrava de algum julgado recente para fundamentar minhas manifestações. Na hora do almoço, comia rapidinho e ia fazer questões pelo smartphone. Comia na copa da empresa para não perder tempo.

Na volta para casa, fazia a mesma coisa da ida. Assim, eu chegava em casa e ia cuidar da minha roupa e da minha marmita fit. Não estudava, pois o cansaço era imenso. No final de semana, eu estudava por material teórico mais denso (livros e PDFs).

Resumo da Ópera

Quando falamos que é possível estudar, é verdade! Não estamos brincando. Com um pouco de organização, a gente consegue criar muitos horários de estudo. Só precisamos ter constância e criar este hábito. Basta querer e fazer acontecer. 

Se você quiser conversar comigo sobre essas e outras questões, siga-me no Instagram @concurseiro.solitario. Será um prazer!

Artigos Mais Lidos:

Artigos Relacionados

Respostas

Master Black Prorrogada!!!

Pós-graduação

+ 1 ano de acesso ao Master Juris

Combo Pós + Master: mais de 10 cursos para você escolher a sua especialização!

Dia
Hs
Min
Seg

Master Black

Dia
Hs
Min
Seg

-50%

12 x R$29,90
plano anual