Procurando o Nemo e a Vida de Concurseiro

Vida de Concurseiro

A nossa rotina é sempre muito corrida! Temos que conciliar trabalho, estudo, faculdade, família e vida social. E, como todo concurseiro bem sabe, essa não é uma tarefa fácil! Dar conta de todas as nossas atividades diárias é um verdadeiro exercício de planejamento, organização e, principalmente, de paciência!

Eu sei bem que muitas vezes agimos como se fôssemos verdadeiros heróis; assumimos diversas atividades e com o tempo ficamos frustrados por não desempenhá-las tão bem quanto gostaríamos.

Então, eis aqui um choque de realidade: sinto muito por lhe dizer isso, mas nós não somos (infelizmente) super-heróis! Portanto, nem sempre vamos conseguir dar conta de tudo e salvar o dia!

Em virtude disso, é comum nessa correria do dia a dia nos sentirmos esgotados ou completamente sem foco!

Todavia, ainda assim é possível se organizar e adaptar a rotina para conciliar os estudos com as tarefas diárias.

Qual é a relação de Procurando o Nemo e concurseiros?

Muitas vezes, simplesmente acionamos o piloto automático e passamos a viver conforme a máxima da Dory do filme Procurando Nemo, repetindo mentalmente como uma espécie de mantra a seguinte frase: “continue a nadar, continue a nadar", sem ao menos sabermos para qual mar estamos direcionando as nossas nadadeiras.

Isso só faz com que a gente se sinta cada vez mais perdido sem saber o porquê de tudo aquilo que estamos fazendo. E isso acontece por um simples motivo: estamos sem foco e sem objetivos de vida!

Por isso, se você quer passar, o primeiro passo é escolher um concurso-alvo! Não quer dizer que você só deva fazer as provas para aquele cargo específico, mas você precisa tomá-lo como uma meta a ser atingida e se esforçar para conquistar a sua aprovação! Tentar "atirar para todos os lados" é péssimo, além de causar muita frustração porque prolonga o tempo de espera pela conquista de ser aprovado e nomeado.

Então trace objetivos precisos, pense na carreira pública dos seus sonhos e concentre a sua energia e dedicação para conquistar a sua nomeação! Se você não tiver uma meta bem definida, vai estar mais sujeito a desanimar e, consequentemente, assim que você se deparar com o primeiro obstáculo, o medo de fracassar vai tomar conta de você e a ideia de desistir do seu sonho de conquistar um cargo público vai se tornar muito tentadora.

Mas, sobre a nossa querida personagem Dory, não sejamos também tão cruéis com ela! É óbvio que até mesmo para continuar nadando se exige muita coragem e, por vezes, até certo sacrifício! Quem está imerso na rotina de estudos para concursos sabe bem disso, mas é importante explicitar que é necessário ter uma direção, um foco!

É fundamental ter uma meta bem definida e um concurso-alvo porque, dessa maneira, você vai conseguir se manter estimulado a dar continuidade nos estudos.

Então, continue a nadar sim, mas conheça muito bem as águas que estão te cercando e tenha sempre em mente qual é o mar que você almeja alcançar!

Master Juris

Obrigada por estar com a gente! Continue nos acompanhando no MJ. Nos vemos em outros textos 😉

Master Juris

Se você quiser contar com uma boa preparação para concursos públicos, conte com o Master Juris Concursos!

O Master Juris oferece para os seus alunos Planos de Estudos, videoaulas incríveis e muito mais!

Além disso, o Master Juris também está disponível em aplicativo para celular, basta procurar na App Store e no Google Play!

Bons estudos! Continue a nadar, só que agora com direção!

Dory

Artigos Mais Lidos:

Artigos Relacionados

Respostas

Master Juris Premium

concursos jurídicos superiores
Planos de Assinatura
* Saudades do site antigo? Acesse-o aqui
close-link

Promoção de (re)Lançamento!

Assine o Master Juris Premium por apenas 12 x 59,90 (plano anual). Mais de 4.000 videoaulas, guias por carreira, rodadas de exercícios, correção de discursiva e até orientação para prova oral. 

Não perca. A promoção tem prazo limitado.
Ver Planos
close-link