Concursos na Teoria e na Prática: o que você precisa saber


Quer ter um cargo público? Então veja detalhes sobre concursos na teoria e na prática e fique preparado!

Todos os dias, nas primeiras páginas dos jornais de todo país, vemos muitas oportunidades para aqueles que desejam prestar concursos. Apesar do cenário parecer um dos melhores, principalmente nesse momento de crise no emprego, é necessário que o candidato saiba todos os detalhes sobre concursos na teoria e na prática.

Isso é importante para entender exatamente o que o futuro lhe reserva ao se tornar um servidor público, pois a realidade pode surpreender, e a vida real é bem diferente das nossas idealizações.

Neste artigo, vamos detalhar sobre concursos na teoria e na prática, mostrando os desafios e as possibilidades dessa jornada, observando aspectos essenciais na hora de escolher o cargo público ideal. Confira:

Localização do cargo ocupado

Saber em que Poder do Estado seu cargo se localiza é importante, pois isso definirá diretamente sua futura realidade.

Se você estiver inserido no Executivo — alocado em secretarias, prefeituras, ministérios, dentre outros —, provavelmente lidará com questões muito mais objetivas e burocráticas. Isso porque o perfil deste poder é basicamente o de colocar os projetos do governo em prática.

Já no Legislativo e no Judiciário, exceto quanto aos cargos técnicos, as atividades são mais analíticas e complexas. A rotina em torno da produção e do cumprimento da legislação envolve muitos personagens e muitas perspectivas ao mesmo tempo.

Portanto, ter em mente quais são suas aptidões e em que contexto se sente mais confortável para exercício de atividades deve influenciar diretamente em sua escolha.

Principais atividades do cargo

Aposto que tem alguns trabalhos que você detestaria fazer e outros que amaria, não é? Pois bem, somos todos assim, mas a contradição nisso é que poucos concurseiros pesquisam a fundo qual será sua futura atividade prática.

O anseio pela estabilidade é tão grande que os estudantes se esquecem de que existe vida após a nomeação. Isso mesmo, a vida não será um mar de rosas e, ao contrário do que muitos pensam, a rotina de um servidor público não é tão simples.

Portanto, para entender sobre concursos na teoria e na prática, analisar as principais atividades desempenhadas pelo cargo é indispensável. É muito importante saber um pouco mais do dia a dia desse para evitar frustrações e, até mesmo, eventual desistência.

Remuneração

Geralmente a remuneração é um dos primeiros quesitos que os candidatos procuram conhecer ao se interessarem por prestar concurso público. Vale ressaltar, no entanto, que o local ideal para conseguir essa informação é o edital do mesmo.

Muitos canais de comunicação publicam remuneração aproximada ou desatualizada. No edital, encontramos não só os valores atualizados, como também a discriminação de cada item que compõe esse total, incluindo possíveis descontos.

Mudança de vida

Outra característica de extrema importância quando nos propomos a estudar para um concurso é saber o que pode ser mudado na vida do concurseiro se aprovado e nomeado.

Concursos nacionais, por exemplo, podem alocar o candidato em qualquer lugar do país, e essa pode ser uma mudança de tal porte que o concurseiro pode não estar disposto a passar por ela.

Outra questão se refere ao estilo de vida, pois algumas áreas, como a policial, podem mudar bastante a rotina do recém empossado.

Gostou de saber mais sobre concursos na teoria e na prática? Estas são algumas dicas para que você fique ligado na hora de escolher a área para a qual quer estudar.

Fato é que existe um mar de possibilidades e, pesquisando com calma, você encontrará uma ou mais vagas que se encaixam no seu perfil!

Não deixe de ouvir meu podcast, Meu Concurso Jurídico! Lá falo um pouco mais sobre concurso e dou outras dicas que podem ser relevantes!

Saiba mais sobre carreiras públicas aqui no MJ e prepare-se para o cargo com a ajuda dos cursos do Master Juris!

Artigos Mais Lidos:

Respostas

SITE ABERTO! TODO O CONTEÚDO pREMIUM DO MASTER JURIS 100% LIBERADO ATÉ 02/08!!!