Como montar um mapa mental para estudar Direito Administrativo

Nesse post, vou falar sobre como estudar Direito administrativo utilizando mapas mentais.

Afinal essa é uma matéria ótima de ser revista por meio desse método. Mas saiba, você pode aplicar essas dicas para qualquer outra matéria.

Mapa mental é algo bem comum nos dias de hoje, pois é frequente nos depararmos com mapas mentais feitos por estudantes, seja em suas redes sociais ou em seus cadernos de disciplinas. No entanto, a grande questão está no segredo desses mapas e no quanto eles nos ajudam.

Os benefícios de um mapa mental

Antes de focarmos na matéria de direito administrativo, vamos colocar aqui quais são os pontos mais importantes para você fazer um mapa, e quais os benéficos que ele pode trazer em seus estudos.

Os mapas mentais trazem grandes resultados para os estudantes por ser um método eficaz, ajudando na memorização e na compreensão do conteúdo, por meio da representação visual de informações. Essa é uma forma de passar para o papel aquilo que você está estudando de forma mais específica.

Dentre os benefícios estão a visão ampla do assunto e a rápida compreensão daquilo que está sendo abordado. E, por isso, há melhora na produtividade e, consequentemente, absorção do conteúdo.

Montando um mapa de direito administrativo

Direito Administrativo é uma matéria muito extensa e com muitas especificações, podendo ser dividida em, pelo menos, doze temas. Mas não se assuste! Há formas de transformá-lo em excelentes mapas mentais.

Ideia Central: para montar o seu mapa mental, você precisa saber exatamente o que será incluído nele, ou seja, precisa delimitar o tema. Depois de defini-lo, mãos à obra!

Em todos os temas constantes nessa disciplina, há diversas ramificações, subtítulos, conceitos, princípios e espécies. Nesse sentido, seu mapa mental precisa estar de acordo com essas subdivisões.

Ramificações: assim que você escolher o tema central, será preciso criar suas ramificações, que serão as conexões entre a ideia central e as ideias secundárias. Essa etapa é o que vai começar a deixar o seu mapa mental com um “rostinho mais bonito”. Lembre-se de que é importante o uso de palavras-chave para compor a sua folha.

Assim, para o tema Princípios da Administração Pública, vamos encontrar como ramificações os Princípios, quais sejam: de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Palavras-chave: serão responsáveis pela ativação da nossa memória, ajudando o cérebro na assimilação e memorização de informações, sintetizando o conteúdo. A ideia aqui é evitar longas frases. Seja bastante criativo nesse processo, incluindo cada detalhe do jeito que você sabe que vai ajudar.

Voltando ao exemplo dos Princípios, teremos como palavras-chave os seus próprios nomes.

Criatividade: use e abuse da sua criatividade. Fazer mapas mentais é algo super divertido, vocês verão! O recurso de cores diferentes é algo que pode te ajudar muito na compreensão, permitindo que o seu cérebro tenha mais atenção ao mapa.

Uma boa dica é usar uma cor para cada ramo principal, para ter uma melhor associação de ideias.

Resultado

A foto que coloquei nesse post foi o resultado do mapa mental que criei seguindo cada dica que deixei para vocês. Ah! Lembrem-se, essas dicas podem ser aplicadas para qualquer tema, assunto ou disciplina que você escolher.

Gostou? Então comece a fazer seus mapas e tenha maior facilidade em seus estudos.

Fique ligado sempre aqui no Master Juris para mais atualizações. Siga nosso canal no Youtube e o nosso Instagram, para saber de todas as novidades no mundo dos concursos públicos.

Até mais! 😉

Ah! Mais uma dica, no YouTube temos uma série de vídeos o, "Quer Entender Direito?", lá explicamos as matérias utilizando mapas mentais. O vídeo abaixo é um deles, clique e assista!

Artigos Mais Lidos:

Artigos Relacionados

Respostas

Master Juris Premium

concursos jurídicos superiores
Planos de Assinatura
* Saudades do site antigo? Acesse-o aqui
close-link

Promoção de (re)Lançamento!

Assine o Master Juris Premium por apenas 12 x 59,90 (plano anual). Mais de 4.000 videoaulas, guias por carreira, rodadas de exercícios, correção de discursiva e até orientação para prova oral. 

Não perca. A promoção tem prazo limitado.
Ver Planos
close-link