5 dicas de como passar no concurso do Banco do Brasil

Você gostaria de saber como passar no concurso do Banco do Brasil no próximo certame? Pode-se dizer que os momentos que antecedem a qualquer concurso são de muita expectativa e preocupação sobre como vai ser essa jornada.

Como começar a estudar um conteúdo tão grande e diversificado? Quando começar a estudar? O que estudar? Vai dar tempo? Pois é. Estas e muitas outras perguntas são bastante comuns no meio dos concurseiros. A ansiedade e o nervosismo aumentam, e se preparar fica cada vez mais difícil.

Respire fundo, deixe a preocupação um pouco de lado, aumente sua expectativa e descubra um pouco sobre um dos concursos mais procurados do Brasil.

Talvez você esteja em busca de um emprego que te dê uma boa remuneração e garanta toda a estabilidade que o funcionário público tem. Se essa pessoa é você, você está no lugar certo!

Um pouco sobre o concurso do Banco do Brasil

O concurso do Banco do Brasil é bastante aguardado pelos concurseiros das carreiras bancárias por abrir vagas para uma instituição antiga, onde o trabalho é estável e há constância nos editais.

Com isso, muitos candidatos interessados já começaram a se preparar para a possível avaliação de 2019.

Segundo o Banco do Brasil, o surgimento de uma vaga para o concurso é um processo dinâmico, e o seu provimento está sujeito ao planejamento estratégico, orçamentário e às necessidades do Banco.

Último concurso

O Banco do Brasil teve o seu último concurso no mês de Maio do 2018. Contou com a quantidade de 60 vagas para o cargo estatutário, em dependências situadas nas cidades de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Apesar de recente, o último concurso não conseguiu suprir a extrema necessidade de novos escriturários, visto que a carreira possui um déficit que beira dez mil cargos, segundo a Confra-Cut - Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.

Portanto, existe uma enorme chance de um novo certame acontecer nesse ou no ano que vem. Por isso fique atento(a) e não deixe os estudos pra depois!

Etapas do concurso

A avaliação obteve o total de quatro etapas, sendo:

  • 1ª etapa — avaliação de conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas, de caráteres eliminatório e classificatório, sob a Fundação da CESGRANRIO;
  • 2ª etapa — prova de Redação, de caráter eliminatório, também sob a Fundação da CESGRANRIO;
  • 3ª etapa — aferição da veracidade de autodeclaração prestada pelos candidatos(as) pretos(as) ou pardos(as), conforme dizia o edital a respeito das vagas reservadas para estes;
  • 4ª etapa — procedimentos Admissionais e Perícia Médica, de caráter eliminatório, este sob a responsabilidade do Banco do Brasil também.

Cargo, remuneração, atividades e Jornada de Trabalho

O cargo de estatutário tem como remuneração inicial o valor de R$ 2.718,73. É requisito básico o certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério de Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.

São as principais atividades:

  • comercialização de produtos e serviços do Banco do Brasil S.A.;
  • atendimento ao público;
  • atuação no caixa (se necessário);
  • contratos com clientes;
  • prestação de informações aos clientes e usuários;
  • redação de correspondências em geral;
  • conferência de relatórios e documentos;
  • controles estatísticos;
  • atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados;
  • execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo compatíveis com as peculiaridades do BANCO DO BRASIL S.A.

Com jornadas de 30 horas semanais, tem-se a possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente, vale-transporte, auxílio-creche, ajuda alimentação/refeição, auxílio a filho com deficiência e previdência privada.

Edital do Banco do Brasil 2019

Visto que o possível novo edital do Banco do Brasil não foi anunciado, não podemos prever a próxima data de abertura. Contudo, por conta do déficit de servidores, há chances de uma seleção ser realizada em 2019.

O que estudar?

A partir do edital do último concurso, realizado em 2018, o conteúdo programático da prova é dividido em conhecimentos básicos e conhecimentos específicos:

  • Conhecimentos básicos: Língua Portuguesa, Inglês, Matemática e Atualidades do Mercado Financeiro;
  • Conhecimentos Específicos: Probabilidade e Estatística, Conhecimentos Bancários, e Conhecimentos de Informática.

Como passar no concurso do Banco do Brasil em 5 dicas

Veja como se preparar para passar no concurso do Banco do Brasil de forma efetiva:

Prepare-se com antecedência

Por ser a quantidade de conteúdo para a prova do Banco do Brasil é grande, comece os seus estudos o quanto antes!

Analise as provas anteriores

Quando você analisa provas e bancas avaliadoras antigas, pode ver o perfil da banca e o que realmente cai dentro do conteúdo apontado no edital.

Valorize o seu tempo

Após avaliar o que você precisa estudar por meio de um Raio-X feito com base em provas anteriores, você vai valorizar mais o seu tempo.

Siga um cronograma, um plano de estudos que vai ajudar você a estudar as matérias mais importantes para essa prova.

Mantenha o foco

Após montar seu plano de estudos, você precisa ter foco. Busque estudar em um lugar onde nada vai tirar a sua atenção.

Busque motivação

Já se perguntou qual é a sua motivação para estar lendo este post? Ou o porque você tem interesse nesse concurso? Se está aqui é porque parte de você acredita no seu potencial!

Talvez você tenha ouvido sobre a dificuldade de passar em um concurso, ou sobre quantas pessoas são reprovadas ou até mesmo desistem. Mas não dê ouvidos a isso! Não tenha como referência aquelas pessoas que desistiram, mas sim as que foram aprovadas!

Gostou das dicas? Fique de olho nas notícias a respeito do concurso do Banco do Brasil 2019. Para mais novidades e truques para concurseiros, continue acompanhando nossas postagens no blog Master Juris do Master Juris!

Artigos Mais Lidos:

Artigos Relacionados

Respostas

Master Juris Premium

concursos jurídicos superiores
Planos de Assinatura
* Saudades do site antigo? Acesse-o aqui
close-link

Promoção de (re)Lançamento!

Assine o Master Juris Premium por apenas 12 x 59,90 (plano anual). Mais de 4.000 videoaulas, guias por carreira, rodadas de exercícios, correção de discursiva e até orientação para prova oral. 

Não perca. A promoção tem prazo limitado.
Ver Planos
close-link