Como conciliar trabalho e estudo para concurso

Organizar-se para que o estudo não atrapalhe o trabalho e vice-versa é fator determinante para qualquer concurseiro que não exerce essa atividade de forma exclusiva.

Atualmente, acumular estudo e trabalho é uma realidade no Brasil. São poucos os que têm o privilégio de poder se dedicar somente a um ou outro.

A vida dos concurseiros que trabalham e estudam não é nada fácil. Dar conta de todo o conteúdo programático dos editais dentro do pouco tempo disponível exige muito esforço e dedicação.

Mas isso não quer dizer que os concurseiros mais ocupados estejam em desvantagem quando comparados aos que se dedicam exclusivamente aos estudos.

Com organização, é possível conciliar trabalho com estudos e realizar o sonho de passar no concurso público. O que muda é a forma de colocar o seu projeto em prática.

Pode até parecer desafiador, mas, na verdade, a experiência de trabalhar e estudar normalmente é extremamente positiva para o seu futuro profissional.

Faça um cronograma para suas atividades

Organização é palavra de ordem para quem precisa saber como conciliar trabalho e estudo. Por isso, se você é um concurseiro que precisa trabalhar, mas é muito desorganizado, essa é a hora de mudar.

Monte um cronograma de suas atividades diárias, da semana e do mês, para ter uma visão geral do que precisa entregar dentro de cada período.

Com o cronograma pronto, pense onde colocá-lo para que você possa olhá-lo sempre e não perder o foco.

Adapte sua rotina se necessário

Se você resolveu começar a estudar depois de já estar inserido no mercado de trabalho, talvez precise adequar a sua rotina a essa nova tarefa que vai entrar no seu dia-a-dia. Por isso, ajustar horários para estudar e até mesmo para descansar pode ser uma necessidade nas primeiras semanas.

A mesma regra se aplica para quem estava só estudando e teve que começar a trabalhar. Ajustes nos horários de estudo terão de ser feitos para que essa nova tarefa não afete seus resultados e permita que você tenha boa produtividade no ambiente de trabalho e no desempenho nos estudos.

Saiba a hora de descansar

Para uma rotina de qualidade, é essencial que o cérebro esteja funcionando bem e, principalmente, que esteja descansado. Assim, passar noites em claro ou enfrentar maratonas de aprendizado em sequência não terá um bom efeito. Pelo contrário, a exaustão e o cansaço mental terão um alto preço para a sua eficácia e capacidade de absorção.

O descanso mostra a sua importância nesses momentos. Ao planejar sua rotina, nunca deixe de incluir momentos de relaxamento e pausas, para dar uma folga para o seu cérebro. Acredite, a diferença será bastante sensível. Você vai ver que isso vai ajudar na sua produtividade!

Não faça comparações

Cada um tem uma rotina e organiza seus estudos de acordo com a sua realidade. Por isso, evite ficar se comparando com outros concurseiros.

É um erro achar que outros estudantes conseguirão ser aprovados em concursos públicos e você não. Olhe para as suas chances e oportunidades, use a criatividade e tente, com bom-humor, achar fórmulas para alcançar seus objetivos.

Invista em qualidade de vida

É muito importante ficar atento à qualidade de vida e à sua saúde durante as jornadas estressantes de trabalho e estudos. Pesquisas apontam que estudar enlouquecidamente por muitas horas não é uma boa estratégia. Você vai ficar muito cansado e poderá prejudicar o seu rendimento.

Equilíbrio é a palavra-chave.

Conciliar trabalho e estudos para conquistar um cargo no setor público é realmente um projeto desafiador. Mas não é impossível para os que tem força de vontade, disciplina e foco. Muitos chegaram lá e você também poderá realizar o seu sonho.

Tenha em mãos bons recursos para estudar, indo além dos macetes para concursos tradicionais.

Com o Master Juris você pode se preparar para os concursos com muito mais autonomia, praticidade e qualidade de conteúdo. Oferecemos conteúdo de qualidade, com Raio X das disciplinas cobradas nos concursos, Caderno de Questões e Plano de Estudos. Confira nossos planos!

Siga nosso canal no Youtube para saber de todas as novidades no mundo dos concursos públicos.

Tudo para facilitar seu caminho para a aprovação. Rumo à posse!

Artigos Mais Lidos:

Artigos Relacionados

Respostas

Master Juris Premium

concursos jurídicos superiores
Planos de Assinatura
* Saudades do site antigo? Acesse-o aqui
close-link

Promoção de (re)Lançamento!

Assine o Master Juris Premium por apenas 12 x 59,90 (plano anual). Mais de 4.000 videoaulas, guias por carreira, rodadas de exercícios, correção de discursiva e até orientação para prova oral. 

Não perca. A promoção tem prazo limitado.
Ver Planos
close-link