Top Livros para estudar Direito Administrativo

Definir um livro para estudar para seu concurso dos sonhos pode parecer uma tarefa simples à primeira vista. Mas, mesmo diante dessa escolha aparentemente simples, existem muitas variáveis que podem otimizar ou atrapalhar a trajetória de aprendizado. Por isso, vamos dar dicas dos livros mais indicados em Direito Administrativo.

É importante, por exemplo, escolher o material adequado ao cargo pretendido. Desta forma, de nada adianta estudar para a Magistratura Estadual com um livro pouco aprofundado, pois ele não fornecerá subsídios para formar o conhecimento necessário.

De forma contrária, aqueles que estudam para Técnico Judiciário não precisam de um livro que se atém a aspectos de doutrina e jurisprudência, por ser aprofundado demais, cobrindo conteúdos que não serão cobrados em uma prova mais simples.

Por isso, separamos pra você os principais livros de Direito Administrativo para as carreiras jurídicas, de analistas e de nível médio.

Direito Administrativo Master Jurisdo - Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo

Direito Administrativo Master Jurisdo.
Marcelo Alexandrino Vicente Paulo.
27ª edição, editora Método.

Considerado por muitos concurseiros como o melhor livro de Direito Administrativo, o livro “Direito Administrativo Master Jurisdo” conta com uma linguagem simples e direta, sem deixar de abarcar o conteúdo com profundidade.

Os autores trazem o posicionamento majoritário da doutrina e as jurisprudências relevantes, sem deixar de opinar em tópicos controversos. Isso estimula o pensamento crítico do leitor, sem perder a visão geral dos temas.

O livro vem acompanhado, ainda, de um caderno de exercícios com milhares de questões. Por ser um material extenso, é indicado para quem estuda para carreiras jurídicas, já que vai além do necessário para cargos de nível médio e analistas.

Vale dizer que os autores disponibilizam também uma “segunda versão” do livro, chamada de Resumo de Direito Administrativo Master Jurisdo, com conteúdo mais sucinto.

Direito Administrativo – Ricardo Alexandre e João de Deus

Direito Administrativo.
Ricardo Alexandre e João de Deus.
Método; Edição: 4ª

Um segundo livro também bastante conhecido e reconhecido é o “Direito Administrativo” de Ricardo Alexandre e João de Deus. Como o Direito Administrativo Master Jurisdo, é um livro extenso, mas também possui uma linguagem didática e simples, sem deixar de aprofundar pontos interessantes.

Seu projeto visual é um grande ponto positivo. O livro é bem organizado e traz destaques de conceitos importantes e palavras-chave, para ajudar o estudante a fixar pontos essenciais do concurso.

Os autores trazem, sempre que aplicável, os diferentes posicionamentos sobre temas controversos, destacando o entendimento majoritário.

O material conta também com gráficos, esquemas e tabelas ao longo do texto, o que auxilia na memorização visual de conteúdo. Finalmente, os capítulos incluem quadros de resumo para facilitar a revisão das matérias ao longo do estudo.

Há uma preocupação do professor Ricardo Alexandre de trazer o que chamamos de “jurisprudência das bancas”, ou seja, determinados entendimentos que são adotados por bancas específicas em provas de concurso.

Após as exposições teóricas, os autores apresentam questões das principais bancas de concursos do país, como FCC, CESPE e ESAF, com as explicações sobre o gabarito oficial.

Por fim, o livro traz dois materiais online para complementar a experiência. O primeiro deles é um caderno de questões selecionadas; o segundo, alguns QR Codes, que o aluno pode escanear com o celular e acessar uma aula dos autores sobre o tema que está sendo estudado, sem ter que pagar por isso. Um auxílio e tanto para quem gosta de uma explicação em vídeo.

Em razão da profundidade, é claro, o livro é indicado para o estudo de carreiras jurídicas.

Manual de Direito Administrativo  - Série Provas e Concursos - Gustavo Mello Knoplock

Manual de Direito Administrativo.
Gustavo Mello Knoplock.
Método; Edição: 11ª

A obra faz parte da série Provas e Concursos, que tem considerável sucesso entre os concurseiros. O Professor Gustavo Knoplock traz os conteúdos de maneira objetiva, comentando os principais aspectos legais, doutrinários e jurisprudenciais com indicação de divergências naqueles pontos controversos.

Visualmente elegante, o livro traz marcações e destaques nas palavras-chave com dicas de conteúdos importantes. No decorrer da obra, são apresentadas questões de carreiras jurídicas, área fiscal e também de técnico judiciário.

De maneira geral, o livro não é tão extenso quantos os anteriores, sendo indicado para concursos de analista e primeiras fases de concursos de carreiras jurídicas.

Sinopses para Concursos - Direito Administrativo - Ronny Charles L. de Torres e Fernando Baltar

Direito Administrativo.
Ronny Charles Lopes de Torres e Fernando Ferreira Baltar Neto.
Editora Juspodivm; Edição 9ª

Organizado, didático e simples, este livro oferece uma visão direta e objetiva do Direito Administrativo sem perder a profundidade. Os autores incluem diferentes correntes doutrinárias e posição do STF e STJ sobre os temas e questões de concursos das principais bancas.

Visualmente, o livro segue o padrão “esquematizado”, ou seja, destaque nas palavras-chave, gráficos e esquemas, tabelas comparativas e quadros de resumo no final de cada capítulo. As letras têm um tamanho adequado e a diagramação do livro, incluindo a fonte, torna a leitura confortável e prazerosa.

Por ter um bom aprofundamento sem ser prolixo, o livro é indicado para preparação para as primeiras fases de provas de carreiras jurídicas e provas de analista judiciário.

Direito Administrativo: para concurso de analista dos tribunais - Leandro Bortoleto e Henrique Correia

Direito Administrativo: para concurso de analista dos tribunais.
Leandro Bortoleto e Henrique Correia.
Editora Juspodivm; Edição: 7ª

O objetivo da coleção é a preparação direcionada para os concursos de Técnico e Analista do TRT, TRE, TRF, MPU e Tribunais Superiores. Além da linguagem clara utilizada, os quadrinhos de resumo, esquemas e gráficos estão presentes no livro, possibilitando ao leitor a memorização mais rápida da matéria.

O diferencial é que cada capítulo do livro possui um bloco com os principais artigos da legislação pertinente, como a Lei de Licitações, Estatuto dos Servidores da União, Constituição Federal, ente outros. Por isso, o tamanho final do livro pode parecer assustador para quem está estudando para um cargo de Técnico. No entanto, a teoria é trazida de forma que mesmo quem não é da área jurídica conseguirá entender.

O livro é indicado para os cargos de nível médio e os cargos de analista judiciário.

E você? Concorda com a nossa lista? Sentiu falta de algum livro que não comentamos? Deixe seu comentário 🙂

Veja também listas de livros de Direito Penal, Direito Civil e Direito Constitucional.

Se inscreva também no nosso canal do Youtube para ver aulas grátis diariamente sobre temas de concursos.

Artigos Mais Lidos:

Artigos Relacionados

Respostas

Master Juris Premium

concursos jurídicos superiores
Planos de Assinatura
* Saudades do site antigo? Acesse-o aqui
close-link

Promoção de (re)Lançamento!

Assine o Master Juris Premium por apenas 12 x 59,90 (plano anual). Mais de 4.000 videoaulas, guias por carreira, rodadas de exercícios, correção de discursiva e até orientação para prova oral. 

Não perca. A promoção tem prazo limitado.
Ver Planos
close-link