Sete dicas de como revisar a matéria para concursos

Separamos 7 dicas de como revisar a matéria para concursos que vão ajudar em todos os seus processos seletivo. O período de revisão é extremamente importante. Portanto, olhos atentos!

Anota essa lista aí!

A melhor forma de revisar é através da repetição, principalmente dos pontos mais relevantes. Por isso, separe seu material e opte pela parte mais objetiva. Todas as
7 dicas de como revisar para concursos estão aqui:

  1. Rever aulas em que teve dificuldades com o tema;
  2. Destacar (marca texto, negritar, etc.) os pontos mais importantes do material escrito;
  3. Fazer resumos;
  4. Reler os resumos prontos;
  5. Fazer esquemas a partir dos resumos (seleção de frases ou termos-chave, reescrevendo em post it, destacando conceitos em separado, etc.);
  6. Fazer mapas mentais com termos ou palavras que remetam a algum conceito ou informação importante;
  7. Fazer e refazer muitos exercícios, com base na banca do concurso e no cargo pretendido. O ideal é que o candidato trabalhe com metas diárias e semanais de exercícios.

As dicas de como revisar para concursos incluem a memorização?

Com certeza! O estudo para concursos é extremamente objetivo. Não é aprovado quem sabe mais, e sim quem sabe o que é cobrado naquela prova. Portanto, quanto mais conhecimento você adquire sobre o seu certame, mais focado será o seu estudo e, consequentemente, a memorização dos "pontos-quentes" daquela prova.

Não se trata de revisar matéria fácil ou difícil, e sim de rever e treinar tudo aquilo que foi estudado e absorvido pelo candidato. Sesse caso, com base no desempenho dos exercícios, começar pelos temas com menor aproveitamento, geralmente, é a melhor estratégia.

As dicas de como revisar para concursos se aplicam a todos?

Sim, porém com ressalvas pessoais! É sempre bom lembrar que quando falamos de estudos para concurso, damos dicas ideais, ou seja, o "melhor dos mundos" para um aproveitamento crescente de desempenho. Porém, temos que considerar que as pessoas têm realidades diferentes e, que, por isso, cabe ao candidato ponderar o que pode ser aplicado para si.

Feito esse parêntese, há um modelo que tem sido muito elogiado pelos candidatos aprovados, e que tem comprovação científica. Com base no tempo médio que uma informação fica no nosso cérebro, estima-se que para cada informação nova estudada, o aluno deve revisá-la após 24h, depois após 15 dias e, por fim, fazer exercícios regulares junto aos outros temas num determinado dia da semana.

Tem alguma forma de revisão "errada"?

Sim, podemos falar das "falsas revisões", ou seja, aqueles temas com zero de aproveitamento (o aluno não entendeu) ou que ainda não foram estudados.

Da mesma forma, acrescento todas as formas de revisão que são muito demoradas, como por exemplo, rever todas as aulas ou ler todos os materiais.

Vale a pena mesmo revisar antes da prova?

Se pudermos resumir o conselho, seria: revisem! É comprovado, pela prática e pelos estudos, que nosso cérebro busca a autopreservação fazendo "limpezas" constantes daquelas memórias que não são úteis ao seu funcionamento.

E, sendo assim, o conhecimento adquirido só permanecerá ativo enquanto for acessado, através de releituras, exercícios, novas formas de processamento, como a feitura de esquemas, etc. A aprovação certamente virá quando as informações do seu edital forem absorvidas e estiverem vivas em sua memória.

Continue com a gente!

Espero que vocês tenham anotado todas as dicas! Além dos textos aqui no site, temos cursos e ferramentas específicas para o seu estudo. O Master Juris oferece tudo o que você precisa para sua aprovação. Inclusive aulas grátis de vários temas importantes, como escolha da carreira, por exemplo.

Um beijo e até a próxima!

Artigos Mais Lidos:

Respostas