Saiba o que é Prova de Títulos em Concursos Públicos

Confira nesse texto o que é a prova de títulos em concursos públicos e veja como se destacar por meio dela!

Tenha diferenciais e destaque-se!

Concurseiros de plantão precisam ficar de olho em muitos detalhes que vão além de um cronograma bem feito de estudos. A dedicação envolvida no processo que visa a aprovação envolve outras particularidades que merecem atenção, como é o caso da prova de títulos.

Você sabe o que significa esta parte da seleção? Confira!

O que é prova de títulos em concurso público?

Prova de títulos é uma das fases de certames públicos. Nela, os inscritos apresentam os certificados de suas capacitações. Temos como exemplos cursos de pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado, cursos livres, publicação de artigos científicos, experiências profissionais, entre outros.

Esta prova não é eliminatória. Ou seja, caso o candidato não tenha títulos para apresentar, não é eliminado, porém, também não pontua.

Qual o peso desta etapa?

Para responder a esta pergunta é necessário ler o edital do concurso em questão. Geralmente, esta é uma das etapas finais, a fim de desempatar e eleger os primeiros classificados. Contudo, cada certame tem suas particularidades.

É fundamental fazer uma leitura criteriosa do edital para averiguar como será no seu caso.

Cuidados especiais

Todos os títulos que você disser ter precisarão ser comprovados. Por mais que tenha feito um curso há alguns anos, ter o certificado é fundamental. Aquele artigo científico que produziu sozinho, ou com outros colegas, também precisará ter sido publicado para que seja aceito.

A forma como serão enviados à banca também depende de cada concurso. Por isso, esteja atento às exigências do órgão regente do seu certame.

Quem se beneficia com a prova de títulos nos concursos?

A prova de títulos, já que mede os conhecimentos e experiências dos concorrentes, é uma ótima oportunidade para aqueles que construíram uma trajetória de dedicação ao longo do tempo. Afinal, terão mais capacitações e atividades para comprovar.

Se você está em busca da tão sonhada aprovação. Lembre-se de que, além do preparo para as disciplinas exigidas nas provas principais, também é importante garantir estas outras frentes.

Agora que já sabe da relevância que a prova de títulos tem em meio aos exames que vai prestar, aproveite para investir na sua capacitação.

Torne-se um concurseiro completo com o suporte do Master! Confira todos os nossos cursos e aprimore seus conhecimentos por meio dos nossos artigos.

Artigos Mais Lidos:

Respostas

Master Juris + Pós-graduação

POR APENAS 12 x R$59,90 VOCÊ FAZ A SUA PÓS-GRADUAÇÃO JURÍDICA (são mais de 30 para você escolher) e ainda ganha acesso a TODOS os cursos do Master Juris por 1 ano. Chegou a hora de turbinar o seu currículo!