Qual é a sua fuga?

A rotina do concurseiro cansa. Independente de estarmos falando daquele que só estuda, do que estuda e trabalha ou, somado a isso, do que tem família... É preciso criar uma rotina rígida e segui-la à risca, até alcançar as nuvens. Mas é preciso também ter uma fuga dos concursos, um momento dedicado ao seu descanso mental.

Então, leitor... qual é a sua fuga dos concursos?

Eu, por exemplo, estudo de domingo a domingo. De segunda a sexta, tento estudar de 3h a 5h por dia. Nem sempre consigo, admito. Aos fins de semana, aumento essa carga e vou até cansar.

Como a grande maioria dos trabalhadores, trabalho 8 horas por dia. Moro sozinho, e por isso tenho que lidar com as rotinas da casa, que são varrer, passar pano, lavar roupa, fazer comida, dentre outras. Também ajudo minhas primas a cuidar do meu tio, um senhor em idade avançada. E tenho a Nina, minha gatinha de estimação, que mais toma conta de mim do que o inverso.

Nina, olhando o ambiente e pensando em como pegar algum bichinho (Foto: Rafael Martins).

Não bastasse, por preocupações com saúde, faço pelo menos uma hora de academia por dia. Atividade física, para mim, é uma ótima forma de combater a ansiedade. Lógico que não dá pra ir todo dia (como hoje não deu)...

É muito fácil que minha rotina, como a sua, "aperte" sem aviso, quando surge uma ou outra coisa de repente a ser feita. O jeito é só um: manter o esforço. Se não deu pra fazer algo num dia, continuo as atividades no outro. E assim vou. Temos que aceitar, porque faz parte.

E a fuga? Como fugir dos concursos?

Com atividades completas ou não, de vez em quando temos que fugir - dos estudos, do trabalho, do que cansa a mente, no geral. Em certos momentos, é preciso alcançar a libertação! Ainda que por poucas horas semanais. Para isso, cada um tem que avaliar o que lhe faz bem e renova suas energias.

Eu moro bem próximo dos meus familiares. Só na minha rua tenho dois tios, cinco primos, minha irmã, meu cunhado e minha sobrinha. E uma coisa que me renova é passar meu tempo com eles. Pode soar bobo, mas é algo que funciona para mim. Pra você pode ser outro tipo de passatempo.

A cada passo, um flash (Foto: Rafael Martins).

Como não podemos ficar todos os dias juntos, montamos um grupo de caminhada. E praticamente todos os sábados vamos a pé até algum local e tomamos café da manhã juntos. Aliado a isso, aproveito pra tirar fotos, outra atividade que me dá prazer. Com isso vou me energizando para a rotina semanal.

Nenhum de nós é uma máquina que consegue ficar ligado nas obrigações 24h por dia, sete dias por semana. Só dormir não resolve o cansaço mental. Se fosse assim, aquelas pessoas que só desligam quando vão pra cama seriam hiper calmas e não reclamariam de problemas. Dormir é importante, mas não é tudo.

O que lhe faz bem?

Busque o que lhe faz bem. Brincar com seu animal de estimação, tocar um instrumento musical, ler um livro, fazer algum esporte, jogar algum jogo, passar tempo com os amigos e família, o que lhe distrair e acalmar a mente. Tenha uma fuga da sua rotina semanal, do seu trabalho, dos seus estudos para concursos.

Às vezes, quinze minutinhos com minha sobrinha no colo me ajudam a render algumas horas de estudos. É muito gostoso ver ela sorrindo, querendo pegar minha comida, ou simplesmente andando pra lá e pra cá sem rumo. Depois disso, passada a distração, quando pego o material, alavanco sem nem sentir. Deve existir algo que tenha esse impacto em você. 😉

Aproveitando o momento, já conhece o Master Juris?

Com o Master Juris você pode se preparar para concursos com mais autonomia e praticidade. O curso oferece conteúdo de qualidade, com Raio X das disciplinas cobradas nos certames, Caderno de Questões e Plano de Estudos. Ele também está disponível em aplicativo para celular, basta procurar na Apple Store e na Google Play.

Para mais dicas e informações sobre concursos, continue acompanhando o MJ! E para ver mais da minha rotina rumo à posse, só seguir o @prof.rafmartins no Instagram. Até breve! 😉

Artigos Mais Lidos:

Respostas