Quais os Macetes de Português Para Concursos?

Em provas objetivas de concursos públicos em geral, especialmente para analista e técnico de Tribunais, o desempenho nas questões de português costuma ser um grande divisor de águas, o diferencial entre a aprovação ou não, fazendo-se necessário saber alguns macetes para ajudar.

Vale lembrar que as questões de português para concursos usualmente se enquadram no campo das questões de Conhecimentos Gerais e são cobradas para os mais variados cargos.

Pensando nisso, confira algumas dicas importantes sobre alguns macetes de português para concursos, para você não deixar de conquistar esses pontos preciosos.

Português para concursos — Resolva questões de provas anteriores e conheça o perfil da banca

A melhor forma de estudar português para concursos é treinar constantemente a resolução de questões de provas de concursos públicos anteriores.

As questões de Língua Portuguesa possuem peculiaridades que podem variar de acordo com a banca examinadora. Algumas bancas inserem questões com extensos textos de apoio, já outras dão preferência a perguntas mais objetivas sobre gramática, por exemplo.

Torne a resolução de questões de português para concursos um hábito e você certamente perceberá que seu desempenho irá gradativamente melhorar!

Foque nos temas mais cobrados nas provas anteriores

Resolvendo questões de provas anteriores você poderá conhecer não só o perfil da banca, mas também conseguirá identificar uma chave de ouro para não perder pontos: os temas que sempre caem nas provas.

As bancas examinadoras costumam ter preferência não só por um determinado estilo de questão, mas também por alguns assuntos específicos nas variadas disciplinas. A banca Cebraspe (antiga CESPE), por exemplo, costuma dar preferência a questões de interpretação e tipologia textual, além de gramática.

Para lhe ajudar nessa tarefa, o Master Juris disponibiliza nos materiais de apoio o Raio-X das provas anteriores, que é uma análise gráfica justamente da incidência dos assuntos nos concursos das variadas carreiras.

Não busque apenas decorar, mas sim compreender as regras

Um erro comum cometido pelos concurseiros é achar que o bom desempenho nas matérias como Língua Portuguesa depende tão somente de habilidades de memorização. Há, sim, muitas questões que cobram aquela tão famosa “decoreba” de regras linguísticas, mas se dedicar apenas a decorar pode ser uma cilada!

Procure buscar compreender a aplicação das regras e o contexto em que essa aplicação ocorre. Muitas questões cobram exatamente essa habilidade de analisar e reconhecer o uso da regra, sua aplicação prática, o que vai muito além de saber “na ponta da língua” a regra.

Invista nas suas habilidades de leitura e interpretação

Essa dica se relaciona diretamente com a dica anterior: crie o hábito de ler!

Exercitar a leitura lhe facilita o desenvolvimento de habilidades de interpretação não somente de eventuais textos objeto de questões, mas para compreender a própria essência da questão em si, ou seja, o que o examinador quer verificar se você sabe!

Nas questões de texto, busque interpretar sob o ponto de vista do autor ou autora, assim como ao ler os enunciados, procure interpretar considerando a visão do examinador.

Gostou dessas dicas? Conheça os cursos e materiais de apoio do Master Juris e fique ainda mais afiado em português para concursos!

Artigos Mais Lidos:

Respostas

SITE ABERTO! TODO O CONTEÚDO pREMIUM DO MASTER JURIS 100% LIBERADO ATÉ 02/08!!!