Os melhores livros de Direito Civil para concursos

Fala, pessoal! Tudo bem? Hoje falaremos um pouco sobre os principais livros de Direito Civil para concursos públicos, apresentando diferentes estilos para você se dar bem na sua prova.

Estes livros são a espinha dorsal de todo e qualquer exame, fazendo com que seu uso seja indispensável para quem deseja alcançar o tão sonhado cargo público.

Não se esqueça de que todo preparo necessita de prática. Portanto, não leia apenas doutrina e lei seca, faça exercícios e atualize-se jurisprudencialmente!

Instituições do Direito Civil – Caio Mário da Silva Pereira

Instituições do Direito Civil;
da Silva Pereira, Caio Mário
Edit. Forense;
Ed. 32ª; 2019

Sem dúvidas, a obra mais famosa e completa de Direito Civil. A série de 6 volumes, que vão desde a Teoria Geral do Direito Civil até o Direito das Sucessões, é seguida de forma quase unânime pela melhor doutrina.

Apesar de já falecido, as contribuições do antigo professor titular de Direito Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Caio Mário da Silva Pereira, são sentidas até hoje, passando a obra por constantes atualizações por renomados professores, como Gustavo Tepedino e Heloisa Helena Barboza.

As obras contam com conteúdo completo e extensivo, indicados para quem estuda para concursos como magistratura, defensoria, ministério público e procuradorias, dada a densidade da matéria cobrada. Já conhece essa coleção? Se sim, conte-nos o que acha!

Curso de Direito Civil Brasileiro – Maria Helena Diniz

Curso de Direito Civil Brasileiro;
Diniz, Maria Helena
Edit. Saraiva Jur
Ed. 36ª. 2019

Esse completíssimo curso, de volume único, é encontrado facilmente nas ementas das melhores faculdades do país. Trata-se de uma obra de extrema qualidade pelas mãos da autora, sendo ela considerada por muitos uma das maiores estudiosas do Direito Civil.

A forma com que trata os institutos civis é densa e extensiva, sendo essa obra indicada para quem deseja cargos como magistratura, defensoria, ministério público e procuradorias.

Viu só? Não sai daí que ainda tem mais!

Novo Curso de Direito Civil – Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho

Novo Curso de Direito Civil;
Stolze Gagliano, Pablo; Pamplona Filho, Rodolfo
Edit. Saraiva Jur;
Ed. 21ª. 2019

Excelente e completíssima obra, também de volume único, traz todo o conteúdo exigido nas principais ementas de graduação em Direito do país. Ela mistura um conteúdo denso a uma linguagem mais acessível, com o objetivo de facilitar o entendimento do aluno.

Muito indicada para acompanhar durante a formação acadêmica, mas sem deixar de ser útil para concursos públicos, podendo também ser aproveitada para os principais certames que possuam a disciplina de Direito Civil em seus editais.

Manual de Direito Civil Volume Único – Flávio Tartuce

Manual de Direito Civil - Volume Único;
Tartuce, Flávio;
Edit. Método;
Ed. 9ª. 2019

Como manual, essa obra é voltada à aplicabilidade, sendo recomendada para o uso no dia a dia. É direcionada a todos os aplicadores do direito, tais como promotores, procuradores, juízes e advogados.

Para quem estuda para concurso público, a obra é indicada para um preparo mais objetivo, como, por exemplo, para cargos de analista jurídico, visto que o livro possui uma linguagem mais simples e direta, menos densa do que os demais cursos de direito civil.

Direito Civil Esquematizado – Carlos Roberto Gonçalves

Direito Civil Esquematizado;
Gonçalves, Carlos Roberto
Edit. Saraiva Jur;
Ed. 7ª. 2019.

Apesar de algumas pessoas não gostarem de obras esquematizadas, tendo até certo preconceito em usá-las, temos que admitir que elas cumprem sua função, que é a de relembrar conceitos de forma dinâmica e fácil.

Essa excelente obra é perfeita para o estudante que já terminou o aprendizado da disciplina de forma extensiva e agora busca a manutenção das informações adquiridas, sendo uma ótima ferramenta de apoio, principalmente através de esquematizações dinâmicas que facilitam a leitura.

O que achou das nossas considerações sobre os melhores livros de Direito Civil para concursos? Aproveite e acompanhe o blog Master Juris, que é atualizado com frequência comas principais notícias sobre concursos, dicas de estudo e conteúdo jurídico!

Para aprofundar mais ainda seus conhecimentos, a dica é optar por um curso preparatório que oferece toda a qualidade e autonomia que você precisa. Nessa esteira, conte com o Master Juris para estudar e se preparar para os próximos certames!

Artigos Mais Lidos:

Artigos Relacionados

Respostas

  1. Acabo de finalizar o 1º semestre de Direito e estudei Direito Civil com o Manual de Direito Civil – Flavio Tartuce. Fiz o trabalho semestral com diversas fontes e gostei bastante da leitura da autora Maria Helena Diniz. Qual livro você me indicaria para me acompanhar nos próximos semestres? Sendo parte essencial também do estudo pra OAB. Obrigado e parabéns pelo artigo!

    1. Olá, Renato. Obrigado pelo elogio! Eu lhe indico, sem sombra de dúvidas, a obra de Caio Mário, com você acompanhando um volume por semestre, de acordo com o tópico estudado. O livro de Maria Helena Diniz é outra excelente obra, na qual você restará muito bem servido. Para a OAB, recomendo um estudo mais objetivo, sendo o Manual de Flavio Tartuce mais do que adequado para sua aprovação. Grande abraço!

Master Juris Premium

concursos jurídicos superiores
Planos de Assinatura
* Saudades do site antigo? Acesse-o aqui
close-link

Promoção de (re)Lançamento!

Assine o Master Juris Premium por apenas 12 x 59,90 (plano anual). Mais de 4.000 videoaulas, guias por carreira, rodadas de exercícios, correção de discursiva e até orientação para prova oral. 

Não perca. A promoção tem prazo limitado.
Ver Planos
close-link