Exercícios de português para concursos públicos

Hoje vamos abordar os principais temas para provas de língua portuguesa em concursos públicos, apresentando os três assuntos que mais caem nos certames.

Os três assuntos que indicaremos são a espinha dorsal de toda e qualquer prova, fazendo com que seu estudo seja indispensável para quem deseja alcançar o tão sonhado cargo público.

Não esqueça de que todo o estudo necessita de prática, e com o português não é diferente. Portanto, não deixe de fazer exercícios, mesmo que já tenho finalizado o conteúdo teórico!

Interpretação de Textos

Talvez este seja o tipo de exercício mais subjetivo que cai nos exames. A interpretação de texto é também o que mais provoca insegurança, isso porque trata de uma análise totalmente pessoal dos elementos apresentados, levando os candidatos a apresentarem respostas muito diferentes.

No mesmo sentido, existe uma boa diferença de estilo entre as principais bancas de concursos. De um lado, podemos ter questões muito mais elaboradas, provindas da Fundação Carlos Chagas e, de outro, bancas traiçoeiras como a Fundação Getúlio Vargas, que apresenta a famosa “resposta mais certa”.

Para facilitar, temos uma dica muito importante: tente identificar o objeto do texto (geralmente no título) e vá marcando as palavras-chave dentro de cada parágrafo. Quando você chegar ao enunciado da questão, seu trabalho estará bem adiantado!

Conhecimentos literários também são muito importantes em questões interpretativas, pois os estilos de época são objeto de respostas com frequência — o romantismo, barroco ou modernismo, por exemplo.

Gostou? Vamos para o próximo!

Morfologia

Em segundo lugar, podemos destacar a morfologia como assunto muito recorrente em provas. Ela aborda o processo de formação das palavras até o estudo das diversas classes gramaticais.

Trata-se de um tópico bem básico dentro da língua portuguesa, que serve de alicerce para outros conhecimentos. Portanto, o estudo da morfologia é indicado para quem está iniciando o preparo para concursos.

Viu só? Não sai daí que ainda tem mais!

Semântica

Por último, mas não menos importante, temos a queridíssima semântica. Estudar este tema nada mais é do que entender o uso das palavras dentro do contexto em que elas se apresentam. Muita atenção nas provas quando o assunto for a semântica, pois os examinadores tendem a fazer pegadinhas, colocando expressões parecidas como se fossem sinônimas, mas que possuem um significado bem diferente!

Essas foram as nossas considerações sobre os exercícios de português para concursos. Gostou? Acompanhe o Master Juris, todos os dias notícias de concursos, dicas de estudo e conteúdo jurídico são publicadas, não perca!

Artigos Mais Lidos:

Respostas