O que faz um Analista Judiciário

Quer fazer concurso público e não sabe exatamente para qual cargo deseja concorrer? Então, se você tem curso superior, precisa conhecer o cargo de Analista Judiciário!

Essa é uma das oportunidades com mais chances de aprovação pelo número de vagas abertas em todos os cantos do Brasil.

Sobre o cargo

Presente no Poder Judiciário, o cargo é conhecido por exercer funções de assessoria a conteúdo jurídico ou por fazer parte das diversas profissões que contribuem para o funcionamento dos Tribunais do país.

Esse cargo é tão popular e necessário, que os certames são constantes. Afinal, é comum entre todos os Tribunais de Justiça ou Tribunais Federais. Comumente, o salário pode chegar até R$ 9.400,00, dependendo do foro e da região.

Afinal, o que faz um Analista Judiciário?

As funções desempenhadas dependem da natureza do cargo, ou seja, em que atividade do Tribunal irá atuar. Pode ser assessoria administrativa (recursos humanos, atendimento ao público, arquivos e afins), jurídica (trabalho direto com o juiz) ou especializadas, que dependem de registro em seu conselho de classe (seja ele em Medicina, Psicologia, Comunicação, Contabilidade, etc).

Dessa forma, segue abaixo uma listagem com as principais atividades do cargo, conforme a área definida:

Analista Judiciário — Área Jurídica

Planeja, coordena pesquisa, elabora certidões e pareceres, executa, faz a conferência e redação de documentos, dentre outras atividades de supervisão técnica. Além disso, faz laudos e tarefas de natureza e grau de complexidade correlatos.

Analista Judiciário — Área Administrativa

As atividades ligadas às áreas de contabilidade e finanças, bem como auditoria pública. É o profissional que faz a contagem antes da sentença ou do despacho definitivo, por meio da ordem do Juiz.

Também conta os juros nas ações de dívidas e calcula o pagamento de impostos, bem como elabora laudos de avaliação e expede certidões de atos e documentações de sua exclusiva competência.

Analista Judiciário - Apoio Especializado

Ele exerce sua profissão em benefício da sua instituição de trabalho, inclusive faz a ponte com o conselho de classe ou demais instituições envolvidas.

Estude com o Master Juris!

Quer se tornar um Analista Judiciário? Prepare-se para o certame com o Master Juris e conte com aulas 100% on-line para garantir muito mais autonomia e praticidade ao seu estudo.

Aproveitando o momento, quer uma amostra grátis do que o Master Juris tem a oferecer em nosso curso de analista? Veja essa aula de crimes contra a ordem tributária, ministrada pelo ilustríssimo professor Marcelo Uzeda, e deixe sua opinião nos comentários!

Master Juris: oferecemos conteúdo de qualidade, com Raio X das disciplinas cobradas nos concursos, Caderno de Questões e Plano de Estudos, no qual são estabelecidas metas diárias de vídeo-aulas a serem assistidas, leitura de legislação e jurisprudência e exercícios a serem realizados – além de revisões semanais do conteúdo.

Bons Estudos! 😉

Artigos Mais Lidos:

Respostas

LIBERADO! APROVEITE OS 5 CURSOS JURÍDICOS QUE O MASTER JURIS LIBEROU PARA VOCÊ ESTA SEMANA!