O Que Estudar Em Direito Constitucional Para Concursos?

Veja os temas que mais caem em Direito Constitucional para concursos e saiba o que estudar!

Em 05 de outubro de 2018, nossa Constituição Federal completou 30 anos.

Muitos concurseiros têm dúvidas sobre como se planejar para estudar Direito Constitucional para concursos. Essa pergunta, sem dúvidas, leva à indagação secundária sobre “o que estudar?”, que é o conteúdo material da conduta (estudar algo efetivamente).

Para você que está com dúvidas sobre o que e como estudar Direito Constitucional para concursos, vamos esclarecer alguns pontos fundamentais neste artigo. Veja!

Planeje-se! Veja o que estudar em Direito Constitucional para concursos

A dúvida sobre o que estudar e como montar um plano de estudos paira sobre diversas pessoas, para diversos temas.

Em Direito Constitucional não é diferente — talvez seja a disciplina mais importante na vida de um concurseiro (assim como o Direito Administrativo) por conta de sua abrangência, pois é uma matéria que cai desde provas para cargos técnicos até provas para a magistratura.

Nos tópicos a seguir, indicaremos os temas mais quentes para a sua prova de Direito Constitucional para concursos. Fique ligado!

Organização do Estado

O tema está contido entre os artigos 18 a 33 da Constituição Federal (CF), e costuma ser certo nos certames. Falar de organização do Estado é estudar como se aplica o princípio federativo e as competências administrativas e legislativas dos entes (União, Estados, Municípios e Distrito Federal).

Administração Pública (art. 37 e seguintes da CF)

Trata da organização das Administrações Públicas Direta e Indireta, assim como dá diretrizes para toda a Administração, seja em concursos, seja no bojo dos servidores, princípios, entre outros. Tal tema é muito cobrado também em Direito Administrativo.

Controle de Constitucionalidade

Tema afeto ao Poder Judiciário e que apresenta uma das maiores incidências em provas que exigem formação em Direito, dada sua importância na interpretação das normas.

Poder Legislativo e Processo Legislativo

Presente nos artigos 44 a 75 da CF, apresenta uma gama de órgãos e suas respectivas funções. As bancas adoram montar pegadinhas alternando as competências. Por isso, fique atento!

Poder Executivo

Da mesma forma que o tema acima, este acaba aparecendo nas provas com pegadinhas. Está presente entre os arts.76 a 91.

Poder Judiciário

É o campeão das pegadinhas de competência, pois as bancas adoram brincar trocando as alternativas ou alterando de forma mínima a letra da lei nas alternativas. Presente entre os arts. 92 a 126 da CF.

Intervenção (arts. 32 a 36 da CF)

Assunto da moda, bastante quente, tendo em vista os exemplos concretos acontecendo em alguns estados. Da mesma forma, institutos correlatos como o Estado de Defesa e o Estado de Sítio também podem cair.

Direitos e Garantias Fundamentais

O famoso artigo 5º da CF não podia ficar de fora desta. É um tema quente em qualquer prova! Foco nessa matéria na hora de estudar Direito Constitucional para concursos, certo?

Continue Acompanhando Nosso Trabalho

Achou o texto interessante? Quer uma amostra do que o Master Juris tem a oferecer? Então assista uma aula gratuita sobre técnicas para memorizar a repartição de competências e deixe sua opinião nos comentários. Se gostar, aproveite e matricule-se conosco!

Continue acessando o Tudo sobre Concursos para se manter atualizado sobre o universo dos concursos públicos!

Bons estudos! 😉

Artigos Mais Lidos:

Respostas

SITE ABERTO! TODO O CONTEÚDO pREMIUM DO MASTER JURIS 100% LIBERADO ATÉ 02/08!!!