Não estude só o que você gosta

nao estude apenas o que você gosta

Dia desses, recebi um direct no Instagram (@concurseiro.solitario) de um concurseiro que pedia dicas de estudos. Ele queria saber como eu consegui ser aprovada em alguns dos certames em que concorri.

Eu disse a ele que não tenho nenhuma receita de sucesso. Sim, nobres leitores, lamento desapontá-los. Não estou escondendo o jogo. O segredo é muito trabalho duro e ir corrigindo o rumo sempre.

Estudar é um ato contínuo

Eu disse a ele como eu já estudei e como tenho ajustado minhas técnicas de estudos ultimamente. Dividi com ele as coisas que reputo como necessárias e as compartilho aqui com vocês. 

Faça questões e leitura da letra da lei

Disse-lhe que filtro minhas questões por carreira e, perto da prova, por banca. Se não encontro muitas questões da organizadora, faço as de alguma parecida. Além disso, não dispenso a letra dura (nem tão dura assim, vai?) e fria da lei.

Ataque suas deficiências

Contei que tenho examinado meus erros (prazos e números) e que resolvi atacar essas deficiências.

Aconselhei ao rapaz a não deixar nenhuma (eu disse nenhuma) disciplina de lado, por mais difícil que ela possa parecer. Aí, ele revelou que não estuda Raciocínio Lógico e Informática porque, segundo afirmava, não tem a ver com o carreira que ele deseja passar. Eu lhe disse: é isso que falta para você ser aprovado nos concursos públicos que presta! Simples assim.

Estude todas as disciplinas do edital

É de conhecimento geral que as pontuações nos certames estão cada vez mais altas. Isso se dá porque temos muitas pessoas compartilhando suas técnicas de estudos conjugada com pessoas que não medem esforços para terem sucesso.

Então, cada ponto em uma prova vale.

Por isso é que não podemos desprezar qualquer disciplina. Se isso, em algum momento da história dos concursos públicos, foi possível, posso afirmar que hoje não é mais assim. Portanto, estude até aquilo que, à primeira vista, te parece estranho.

Resumo da Ópera

Se eu pudesse te dar um conselho de ouro hoje, este seria o de fazer o que for necessário para passar.

Como adendo, dou-lhes a dica de estudar Informática com o professor Marcelo Nascimento do Master Juris. Ele é super didático e faz a gente rir das velharias da informática. Por isso, acabe com o seu preconceito, concurseiro!

Gostou das dicas?

Continue acompanhando os artigos do Blog do Master Juris. Toda semana tem conteúdo novo sobre o mundo dos concursos públicos para aumentar seus conhecimentos.

Conta nos comentários: qual disciplina é mais difícil pra você?

Se você quiser conversar comigo sobre essas e outras questões, siga-me no Instagram @concurseiro.solitario. Será um prazer!

Artigos Mais Lidos:

Respostas