Livros de Processo Civil para Concursos

Nesse texto falaremos um pouco sobre alguns livros de Processo Civil voltados para concursos públicos. Nosso objetivo não é convencer o leitor de comprar uma ou outra obra. Ao contrário, mostraremos materiais de estilos diversos, para propiciar opções na escolha para um livro de estudo.

Desde já, recomendamos que opte por uma das obras descritas e estude por ela, ou seja, veja com qual você possui maior compatibilidade. Complemente as informações lidas com aulas que venha a assistir, bem como com leitura da lei e da jurisprudência.

Curso de Direito Processual Civil – Fredie Didier Jr.

Curso de Direito Processual Civil (Volume 1).
Fredie Diddier Jr.
Editora Juspodivm (4 de fevereiro de 2019), 21ª edição

É um curso considerado completo, com visão ampla e didática dos temas abordados, voltado tanto para concursos quanto para a prática jurídica. Apesar do uso de linguagem técnica, sua leitura é considerada de fácil compreensão.

A obra, que contém cinco volumes, é recomendada para concursos de Juiz, Procurador do Estado, Promotor de Justiça e Cartórios, e não é simplificada. O autor vai além, buscando levar o leitor a refletir sobre os temas apresentados, com ampla discussão de ideias.

Manual de Direito Processual Civil – Daniel Amorim Assumpção Neves

Manual de Direito Processual Civil.
Daniel Amorim Assumpção Neves.
Editora Juspodivm; Edição: 10ª edição - Volume único

Trata-se de uma obra escrita em volume único, considerada didática e completa para concursos públicos. A linguagem do texto é clara e a abordagem, profunda. Há comentários feitos ao longo dos capítulos sobre os institutos de processo civil.

A obra é recomendada para concursos para Magistratura, Promotor de Justiça, Analista Judiciário, Cartórios e Defensor Público.

A título de curiosidade, o portal da “Magistratura Estadual em Foco” aponta que esse é o livro mais usado nos estudos dos aprovados para o cargo de Juiz Substituto dos Tribunais de Justiça (ao menos até a publicação desse texto).

O Novo Processo Civil Brasileiro – Alexandre Freitas Câmara

O novo processo civil brasileiro. Alexandre Freitas Câmara.
Atlas - 5ª Edição: (24 de dezembro de 2018)

Trata-se de manual inteiramente elaborado a partir do atual Código de Processo Civil, sendo atualizado desde então.

A obra, apesar de fazer uso de linguagem técnica, é bem didática e acessível a todos os leitores; não se limita a apresentar somente teoria, mas também soluções práticas. Por isso, é voltada para concurseiros, advogados, alunos de graduação e pós e recomendada para concursos para cargos da Magistratura, Promotoria de Justiça e Defensoria Pública.

Curso Avançado de Processo Civil – Luiz Rodrigues Wambier e Eduardo Talamini

Curso avançado de Processo Civil - Volume 1
Luiz Rodrigues Wambier, Eduardo Talamini
Revista dos Tribunais; Edição: 17ª

É uma obra que contém cinco volumes. Sua linguagem é clara e direta, o que pode não ser um grande atrativo para quem gosta de delongas no momento da leitura.

O grande diferencial dessa obra é que, ao fim de cada capítulo, há roteiros, que podem servir aos alunos como estudo dirigido e aos professores como roteiro de aula. Aos concurseiros, é uma ferramenta que parece ser bem útil para relembrar de temas previamente estudados.

Gostou das dicas de livros de processo civil para concursos?

Tem algum livro que gostaria de indicar? Deixe seu comentário, para sabermos e complementarmos o texto com novas informações. E o que você tem a dizer das obras apontadas?

Para mais dicas como essa, continue acompanhando o Master Juris! 😉

Artigos Mais Lidos:

Respostas

Master Juris + Pós-graduação

POR APENAS 12 x R$59,90 VOCÊ FAZ A SUA PÓS-GRADUAÇÃO JURÍDICA (são mais de 30 para você escolher) e ainda ganha acesso a TODOS os cursos do Master Juris por 1 ano. Chegou a hora de turbinar o seu currículo!