Fast-Food!? Você está fazendo isso ERRADO! Veja o que comer para aliviar o ESTRESSE!!!

SAIBA O QUE COMER PARA PODER TER UM BOM RENDIMENTO E FUGIR DO ESTRESSE COM DICAS DA NUTRICIONISTA TATIANA SANTOS.

Tivemos uma incrível conversa com a nutricionista Tatiana Santos, que nos contou um pouco sobre como a nutrição pode ajudar quando estamos em uma das fases mais agitadas de nossa vida!

Venha conferir comigo as dicas que vão transformar a sua alimentação para sempre, fazendo com que estresse, nervosismo, ansiedade e até mesmo desatenção não sejam impedimentos para um bom rendimento.

ESTRESSE – NERVOSISMO – ANSIEDADE – DESATENÇÃO – ESTADO EMOCIONAL – INSÔNIA – SEDENTARISMO

Acordar cedo, enfrentar o trânsito, esperar na fila, tentar se concentrar, ficar desmotivado, dormir mal à noite e não realizar atividade física. Como evitar que tudo isso seja empecilho para que você tenha um bom rendimento?

Muitos dos pontos acima fazem parte da rotina dos jovens de hoje, atrapalhando-os tanto no rendimento de seus estudos quanto no trabalho. Isso vem se tornando cada vez mais normal a ponto de influenciar nossa alimentação, trazendo, assim, duas consequências: ingestão de alimentos prejudiciais à saúde ou ausência de rotina nas refeições.

O QUE REALMENTE IMPORTA?

ALIMENTAÇÃO! Não precisamos ser especialistas no assunto de NUTRIÇÃO para sabermos a importância de comermos bem. É, de fato, curiosa a quantidade de pessoas que têm dificuldades de manter uma alimentação saudável que contribua em cada etapa de suas vidas.

Se você sofre minimamente de ansiedade, nervosismo ou falta de tempo, conhece bem o que estamos falando. O que ingerimos diz muito sobre a vida que levamos.

VOCÊ É O QUE VOCÊ COME!

Você já ouviu essa expressão? Ela realmente é verdadeira. Aquilo que você come influencia no tipo de vida que você terá. Desde a sua disposição para se levantar pela manhã, até sua facilidade para se concentrar mais nas atividades do dia-a-dia.

Sono na hora errada, vontade imensa de comer o tempo todo... Para evitar essas situações, você precisa estar no controle da situação quando o tema é COMIDA.

A seguir veremos como a nutrição pode e muito nos ajudar quando o assunto é alimentação e rotina saudável.

COMO A NUTRIÇÃO PODE ME AJUDAR NA PROXIMIDADE DO CONCURSO PÚBLICO?

Perguntamos à nutricionista Tatiana Santos quais eram as maiores dúvidas e questionamentos que chegavam até o seu consultório e sobre como a nutrição pode, de fato, ajudar de maneira simples no dia-a-dia de um concurseiro. Vejamos o que ela nos respondeu.

COMO EVITAR O ESTRESSE E A ANSIEDADE?

Quando estamos com nosso corpo estressado existe um hormônio chamado CORTISOL que é aumentado. Ele ativa o neurotransmissor que envia uma mensagem para o nosso cérebro, dizendo que ele precisa comer alimentos de alta palatabilidade e alta densidade. Ou seja: fritura, hambúrguer, biscoito, refrigerante, chocolates e tudo aquilo que sentimos vontade de comer em momento de estresse.

Mas então o que fazer?

Existem alguns fitoterápicos que ajudam na diminuição do cortisol e consequentemente você não irá ganhar peso no período de estudo e vai conseguir modular essa vontade. São eles: Relora, Magnolia, Phellodendron.

BEBER ÁGUA É REALMENTE UM DIFERENCIAL?

Você sabia que a água te ajuda na concentração? Sim, é verdade. Você precisa beber bastante água o tempo todo! Mas cada pessoa tem uma quantidade certa de água para beber por dia, e ela tem a ver com o peso de cada um.

E para isso existe um cálculo que precisa ser feito. Você vai precisar multiplicar o seu peso por 35. Veja o exemplo: se uma pessoa pesa 55kg, ela precisará beber no mínimo 1L e 925ml por dia de água, pois 55 x 35 = 1.925. E com essa conta, você saberá o mínimo de água que precisa beber por dia para estar saudável
.

EXISTEM ALIMENTOS QUE AJUDAM NA MEMORIZAÇÃO?

Os alimentos que vão te ajudar muito na concentração e na memorização, além de beber a quantidade certa de água como citei acima, são alimentos como brócolis, cúrcuma, salmão, abacate, frutas vermelhas e castanhas, que são excelentes nesse ponto. Uma dica de suplemento que ajuda muito é o ômega 3. O ovo também é excelente, além de ser prático e fácil de consumir no dia-a-dia, na gema encontramos a colina, que ajuda na memória.

EXISTEM ALIMENTOS QUE AJUDAM NA DISPOSIÇÃO?

Alimentos com gordura boa te ajudam na saciedade e energia. Além de alimentos verdes escuros (verduras e legumes) garantimos um bom suporte de energia com açaí sem xarope, banana, oleoginosas, e também o abacate. Esteja sempre consumindo legumes, vegetais e tendo aquele prato bem colorido! Busque frutas (com a casca), pois possuem fibras e nutrientes que vão fornecer energia e saciedade.

É POSSÍVEL VIVER SEM A CAFEINA?

O café é um ótimo termogênico, pois nos ajuda a ficar mais atentos! Mas o café é um dos alimentos que irrita nossa mucosa do estomago, trazendo muitas vezes um certo desconforto. Contudo, vai de pessoa para pessoa. Algumas são mais sensíveis e devem evitar, outras conseguem tomar até 5 xícaras por dia e ficar bem.

Se no caso, você é uma daquelas pessoas que não sabe viver sem café, fique atento se a falta dele não vai te irritar, tente tomar em uma medida razoável.

COMO DEVE SER A ALIMENTAÇÃO EM VÉSPERA E DURANTE A PROVA?

Evite comer aquilo que você não está acostumado. Fuja das frituras! Coma comidas leves, verduras e legumes são uma ótima opção! Busque comer carnes magras! É recomendado que você não fique muito tempo sem comer, faça pequenas refeições ao longo do dia. E por fim, não durma de jejum, coma algo leve para que você não acorde com muita fome e com isso não queira comer muito pela manhã; é recomendável que o seu café da manhã seja equilibrado para que não se sinta mal.

Durante a prova, leve alimentos leves! Nada de exagerar! Uma fruta, um sanduíche (de preferência sem molhos) e até biscoitos secos (sem recheios). Tente evitar industrializados e alimentos gordurosos, para que você não tenha um desconforto abdominal que venha a te atrapalhar. Ah, e não se esqueça da sua água!.

COMER CARBOIDRATO À NOITE ENGORDA?

MITO! Não existe estudos que comprovem! Vai depender da rotina e do tipo do carboidrato. Não tenha medo do carboidrato! Se você faz atividades físicas no período de tarde/noite, você pode comer carboidrato sem problemas. Você pode tirar apenas os carboidratos simples, como macarrão, arroz..., mas se você comer um carboidrato complexo como batata Baroa, Inhame, batata doce e até mesmo um aipim, não tem problema, pois o seu organismo precisa.

VOCÊ TEM ALGUMA DICA PARA OS CONCURSEIROS?

Sim, se existe uma dica valiosa é DORMIR BEM. Sabe o CORTISOL que citei? Então, quando dormimos mal, esse cortisol se mantém aumentado, e com isso tem agravos de gordura e fome em excesso. É de fato importante para uma vida saudável, termos de 6 a 8 horas de sono por dia. Se você tem dificuldades de dormir, o CHÁ DE ALECRIM vai te ajudar muito!

É possível ser saudável, sem neurose, de uma forma simples e sem deixar o mais importante de lado: o prazer de comer. Saúde não está ligada apenas às nossas escolhas de alimentos, mas aos hábitos que escolhemos colocar em nossas vidas. Somos constantemente bombardeados pelo “certo” ou “errado”, pelo saudável ou não saudável. No fim, acredito que antes temos que experimentar e abrir a cabeça para o diferente. Não existe regra na nutrição, existe adaptação pessoal e estilo de vida.

E ficamos por aqui.

Foi um prazer trazer para vocês esse assunto. Pude aprender muitas coisas escrevendo esse post. Espero que vocês possam levar para o cotidiano de vocês todas essas incríveis dicas e recomendações de como se manter saudável nessa jornada de estudo!

Agradecemos à querida nutricionista Tatiana Santos, que respondeu com todo carinho e dedicação as nossas perguntas. E caso você queira entrar em contato com essa excelente profissional, acesse a página dela, clicando aqui!

Deixe nos comentários o que achou. Estarei sempre aberta a sugestões para mais posts como esse! Continue acompanhando nosso trabalho!

Até a próxima pessoal! 🙂

Artigos Mais Lidos:

Respostas

LIBERADO! APROVEITE OS 5 CURSOS JURÍDICOS QUE O MASTER JURIS LIBEROU PARA VOCÊ ESTA SEMANA!