account_circle Login | Registro

EU VOU ESTUDAR MELHOR!

Foco não se tem. Foco se cria! 

  1. Estudar não é uma tarefa fácil:

Para muita gente, estudar é um verdadeiro prazer. No entanto, para a grande maioria, essa atividade é sinônimo de tortura, e só o fato de pensar em ter que passar várias horas na companhia de livros e anotações já é um sofrimento.

Essa atividade de estudo complica ainda mais quando não dispomos de tanto tempo livre, principalmente, quando temos que conciliar com atividades laborais.

Entretanto, trabalho e outros compromissos não podem ser desculpas para deixar nossos sonhos adormecidos. O objetivo desse texto é exatamente animá-lo a não desistir, pois, seja com pouco ou muito tempo livre a chave para o sucesso é a organização.

 

  1. Lembre-se daquilo que te move:

Devemos sempre lembrar daquilo que nos move a correr atrás dos nossos sonhos, porque, quando nos esquecemos disso podemos acabar caindo no risco do autoengano criando uma justificativa para não estudar, para não prosseguir, desculpas, desculpas, desculpas. Sendo assim, cabem algumas dicas:

      a) Propósito – Porque estou estudando para este concurso?

Lembrar sempre do motivo que levou a estudar para esta prova é fundamental, pois ele será o seu maior incentivo, então, sempre se lembre desse propósito. Criar um quadro onde você escreve os seus objetivos em um lugar visível é uma excelente ferramenta para lembrar daquilo que te move.

       b) Organize o seu tempo

É importantíssimo ter uma agenda ou calendário grande em que você possa organizar todos os seus horários disponíveis para estudar. É importante que você NUNCA deixe para estudar de última hora, pois isso costuma causar um estado de nervosismo que o faz esquecer até mesmo daquele pouco que já sabia.

        c) Use os seus aliados

É importantíssimo ter apoio dos nossos amigos e familiares em cada projeto de nossas vidas e nessa etapa não é diferente. Converse com as pessoas, amigos, família e peça ajuda e compreensão nesse tempo. Explique que você precisa do apoio e compreensão de todos no horário de estudo, inclusive incentivando a estudar quando estiver desanimado.

 

  1. Você já ouviu falar o que é Sprint (Corrida de Velocidade)?

O Sprint representa um período dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Dessa forma, você vai precisar identificar quais são as prioridades que possui nesta semana, por exemplo, nesta semana a minha prioridade é acabar com as minhas dúvidas sobre controle de constitucionalidade, então você vai preparar uma corrida de velocidade.

Organizo, então, dentro do meu horário de estudo, um período para pensar apenas nessas dúvidas, realizando, por exemplo, 40 exercícios sobre aquele tema.

Na verdade a corrida de velocidade é estabelecer um ritmo, mas para isso é necessário organização, seja constante. Então, obtenha vitórias em cada matéria que está estudando estabelecendo metas semanais.

É muito importante identificar a prioridade e trabalhar na relação questão/tempo e investindo na solução de dúvidas.

 

  1. Evite distrações:

É muito importante ao definir as metas diárias e semanais que você coloque em sua agenda não apenas os momentos de estudos, mas todos os momentos, inclusive o horário de almoço, diversão, sono, atividade física, etc.

Ao iniciar determinada atividade evite distrações sempre focando naquele momento. Por exemplo, estou estudando direito administrativo, então devo me manter focado na produção daquela atividade por inteiro de preferência deixe o celular no modo avião.

Ao final de cada semana avalie os seus resultados, sobretudo o seu desempenho. Caso tenha sido positivo prossiga, caso contrário, aproveite para realizar adaptações de acordo com a sua realidade e necessidade.

Por fim, aconselho que seja sincero com você e coloque no papel não apenas o seu tempo livre, mas também quanto está disposto a aplicar para alcançar o seus sonhos. Lembre-se que “o sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia” (Robert Collier).

Sobre Vinícius Melo

Advogado. Aprovado no XVIII Exame da OAB. Graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Trainee do MasterJuris e MasterOAB. Especialista em Ciências Criminais e na preparação para o Exame de Ordem.

Ver Todos os Posts

Advogado. Aprovado no XVIII Exame da OAB. Graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Trainee do MasterJuris e MasterOAB. Especialista em Ciências Criminais e na preparação para o Exame de Ordem.

, ,

2 Respostas para EU VOU ESTUDAR MELHOR!

  1. Henrique Daccach 14 de janeiro de 2017 em 10:50 #

    Hoje, ao retomar os estudos, após um descanso de alguns dias, me deparei com uma novidade incrível. A divisão das aulas de processo civil por matérias. Isso com certeza facilitará muito mais os estudos pela plataforma e as revisões, otimizando o tempo para o estudo. Parabéns a toda equipe que trabalhou nesse projeto.

    • Vinícius Melo 16 de janeiro de 2017 em 10:11 #

      Bom dia! Nossa! Ficamos muito felizes que tenha gostado. O nosso intuito e facilitar a cada o seu estudo rumo ao sucesso! conte conosco 😀

Deixe uma resposta