Escolhas de uma concurseira: duas provas no mesmo dia?

escolhas

Se, por um lado, ter feito muitos concursos e ainda não ter sido nomeada é ruim, por outro, você vai ficando muito experiente. Vai se conhecendo e vendo tudo que funciona em sua preparação e em termos de estratégia. Sim, ter estratagemas é superimportante para ter sucesso nas provas. 

Uma das coisas que, aparentemente, não tem importância, mas que tende a ser decisivo para a aprovação é o modus operandi do dia da prova. Estamos falando de estudar ou não na véspera, de começar pela discursiva ou deixá-la para o final (caso tenha no seu concurso), de fazer rascunho ou não na redação, de começar por conhecimentos gerais ou por conhecimentos específicos. Sobre esses aspectos trataremos em textos futuros.

Uma decisão difícil e não menos importante diz respeito sobre fazer prova para cargos diferentes no mesmo dia, uma no turno da manhã e outra no turno da tarde. À primeira vista, a resposta pode parecer óbvia: faça todas as provas que puder em todos os turnos que lhe forem oferecidos.

No entanto, nem tudo na vida dos concurseiros é tão simples como parecer ser. Aqui também entra a estratégia.

Como fazer escolhas estratégicas?

Se formos olhar mais detidamente, se as matérias de cada turno forem muito distintas em razão da formação e da natureza do cargo, já será necessário fazer uma escolha entre prestar a prova de um turno ou de outro, sob pena de não ter chance de aprovação em nenhum.

Também é importante verificar se vale o sacrifício de fazer duas provas no mesmo dia. Dizemos isso porque, muito frequentemente, é extremamente cansativo.

Não é raro que você se esforce muito e gaste suas energias no cargo da manhã e tenha um desempenho ruim no turno da tarde. Assim, se o seu cargo de preferência for o do período vespertino, estrategicamente, pode não ser interessante gastar suas energias com a prova do cargo da manhã.

Por outro lado, se o cargo da sua preferência tiver a prova aplicada no turno matutino e o outro cargo que não é tanto do seu foco tiver prova aplicada no turno da tarde, neste caso específico, compensa bastante prestar as duas provas no mesmo dia. Afinal, o que vier é lucro. Será possível fazer a prova da tarde mais relaxado e sem tanta pressão, pois a prova mais importante foi feita pela manhã.

Resumo da Ópera

A decisão de prestar ou não as provas no mesmo dia sempre será sua, é importante lembrar. Aqui, somente fica a sugestão para obter melhores resultados, fazendo valer todo o seu esforço, pois sabemos o quanto extenuante é essa rotina de estudos para concursos.

São muitos os fatores para poder escolher qual(is) turnos de prova fazer. Se você tem outros critérios para tomar a sua decisão, deixe um comentário aqui ou no Instagram: @concurseiro.solitario. 

Gostou do conteúdo?

Assim, continue acompanhando os artigos do Blog do Master Juris, pois toda semana tem conteúdo novo sobre o mundo dos concursos públicos para aumentar seus conhecimentos.

Deixem seus feedbacks! Bons estudos! Por fim, se você quiser conversar comigo sobre essas e outras questões, siga-me no Instagram @concurseiro.solitario. Será um prazer!

Artigos Mais Lidos:

Respostas