EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA: A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DIANTE DO CENÁRIO ATUAL

DIA 15 DE OUTRUBO

Em outubro de 1963, por meio do Decreto Federal nº 52.682, foi instituída a data comemorativa para os professores, em referência ao dia em que o Imperador Dom Pedro I, criou a Lei Imperial sobre o Ensino Elementar no Brasil, no ano de 1827.

E após ficar conhecida como Escola de Primeiras Letras, obrigou as cidades brasileiras a terem escolas de 1º grau, remunerando os professores, que fossem contratados, e tendo um cronograma de disciplinas planejado.

O PAPEL DO PROFESSOR NA SOCIEDADE

Sendo uma das profissões mais antigas, a carreira de professor, vai se caracterizar por ajudar na formação da sociedade mais humana e detentora dos mais variados conhecimentos no processo de aprendizagem, bem como no desenvolvimento dos estudantes, sendo por isso, responsáveis em passar ensinamentos que saem das quatro paredes de uma sala de aula.

O professor deve ter um compromisso constante com as práticas sociais, trabalhando com metodologias participativas e desafiadoras, que vai assim, estimular o pensamento crítico dos alunos e formular hipóteses a respeito do conhecimento.

TEMPOS DE CRISE NA EDUCAÇÃO

Sempre em processo de transformação, é como pode-se observar a educação. Diante do atual cenário de pandemia, essa transformação e mudança teve um avanço, uma vez que escolas e universidades tiveram que se adaptar ao novo sistema de ensino, para manter o ensino durante o período de isolamento.

Professores repensaram a sua forma de ensicar e em sua didática, visto que precisavam lidar com situações completamente novas, adequando-se ao uso da tecnologia, uma vez que esse passou a ser o instrumento principal de comunicação com os alunos.

Houve mudança nas formas tradicionais de lecionar, visto que educadores de todo mundo se viram repensando e modificando o planejamento pedagógico, com o objetivo de encontrar opções viáveis para engajar e motivar os alunos, podendo proporcionar assim um desenvolvimento ainda que remotamente.

EDUCAÇÃO PÓS CRISE

Difícil falar que a educação voltará a ser a mesma depois do cenário global que se encontra. Diante transformações ocorridas ao longo de 2020, as instituições de ensino tiveram que trabalhar a resiliência mais que nunca.

Onde, pode-se notar que o ano deixou um legado de que a sala de aula é o aluno, a aprendizagem é a metodologia e o resultado é nada mais que o conjunto das ações metodológicas e experiência do aluno dentro desse processo de aprendizagem.

Ou seja, estar na sala de aula, não é a garantia do aluno aprender, e sim o estudo que deve ocorrer de forma bem orientada e direcionada pelos professores.

Com isso, percebe-se que essa cultura digital, intensificada nos últimos meses, em que o professor faz o seu planejamento, veio para ficar.

DESAFIOS DOS PROFESSORES NO CENÁRIO ATUAL

Sim, o maior desafio para os professores é a cultura digital, visto que não se trata apenas de acessar uma aula online, mas ela exige dos professores uma estratégia de sala de aula e tecnologia.

DIA DOS PROFESSORES

Esse dia sempre foi importante de se comemorar, visto que os professores sempre fizeram a diferença e marcaram a sociedade com o seu papel fundamental. Contudo, pode-se afirmar que no ano de 2020, a data de 15 de outubro deve ser comemorada com mais força do que nunca.

Professores superaram o momento de crise, bem como obstáculos que surgiram e se motivaram a seguir em frente para entender o seu aluno e a realidade social em que todos se encontram.

O papel do professor é insubstituível, uma vez que esses estão formando o futuro que se encontra dentro da sala de aula.

Logo, lecionar vai muito além de um trabalho, onde o educador, humanamente percebe que não pode guardar para si o seu conhecimento, e deve se dedicar a transferir esse para a próxima geração.

Conclui-se que diante de tantos acontecimentos, a educação é claramente importante para o desenvolvimento do ser humano. Onde, ninguém melhor que um professor, cheio de amor e conhecimento, deve passar essa educação e ensino para os seus alunos

Artigos Mais Lidos:

Artigos Relacionados

Respostas

Halloween Master

-40%

12 x R$34,90 (Plano anual)