Edital PUBLICADO: Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE/GO). Confira!

Olá, concurseiro! Você já pensou em estudar para se tornar Defensor(a) Público(a)?

Foi publicado o edital para o cargo de Defensor Público e Defensora Pública do Estado de Goiás, ofertando 47 vagas iniciais, além das que se abrirem durante o concurso!

Confira abaixo todas as informações mais relevantes sobre o certame.

Inscrições

As inscrições ficarão abertas no período do dia  05/07/2021 a 06/08/2021. Para inscrever-se, o(a) candidato(a) deverá acessar o endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br durante o período das inscrições e, por meio dos links referentes ao Concurso Público, efetuar sua inscrição.

Requisitos para o cargo

Para o cargo de Defensor Público do Estado da Goiás, exige-se, entre outros requisitos, bacharelado em Direito, bem como a comprovação do exercício de atividades jurídicas pelo período mínimo de 3 (três) anos, até a data da posse (após a obtenção do grau de Bacharel em Direito).

Etapas do concurso

O concurso contará com as seguintes etapas:

  • Primeira etapa - Prova Objetiva, que será realizada no dia dia 12/09/2021; 
  • Segunda etapa - Prova Discursiva de Caráter Específico do Grupo 1, que será realizada no dia 13/11/2021; Prova Discursiva de Caráter Específico do Grupo 2, que será realizada no dia 14/11/2021; Prova Discursiva de Caráter Específico do Grupo 3, que será realizada no dia 15/11/2021.
  • Terceira etapa -  Prova Oral, que será realizada no período de 02/04/2022 a 05/04/2022.

A Prova Objetiva, com 100 questões, versará sobre as seguintes disciplinas (sendo considerado habilitado para a fase seguinte quem conseguir nota mínima igual ou superior a 60 pontos):

  • Direito Constitucional – 10 questões;
  • Direitos Humanos – 10 questões;
  • Direito Administrativo e Direito Tributário – 5 questões;
  • Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública – 8 questões;
  • Direito Civil, Direito do Consumidor e Direito Empresarial – 15 questões;
  • Direito Processual Civil – 10 questões;
  • Direitos Difusos e Coletivos – 8 questões;
  • Direito da Criança e do Adolescente – 8 questões;
  • Direito Penal – 10 questões;
  • Direito Processual Penal, Direito da Execução Penal e Criminologia – 16 questões.

Já nas Prova Discursivas Específicas, será exigido do candidato a elaboração de uma peça processual, bem como responder a cinco questões. Serão realizados nos três dias de exames supracitados, um para cada grupo de disciplinas, conforme a seguinte divisão:

  • Prova Discursiva – Grupo 1Direito Constitucional; Direitos Humanos; Direito Administrativo; Direito Tributário; Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública.
  • Prova Discursiva – Grupo 2Direito Civil; Direito Processual Civil; Direito Empresarial; Direito do Consumidor; Direitos Difusos e Coletivos.
  • Prova Discursiva – Grupo 3: Direito da Criança e do Adolescente; Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito da Execução Penal; Criminologia.

A Prova Oral versará sobre:

  • Grupo 1: Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito da Criança e do Adolescente;
  • Grupo 2Direito Civil, Direito Processual Civil e Direitos Difusos e Coletivos;
  • Grupo 3: Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito da Execução Penal.

Remuneração

O subsídio do cargo de Defensor(a) Público(a) de classe inicial é de R$ 27.174,27.

Prova

Consoante já salientado, de acordo com o cronograma previsto, a aplicação da Prova Objetiva será em 12 de setembro de 2021.

Comece já os estudos! Estude com base no edital e raio-x

O concurso para a Defensoria Pública do Estado de Goiás é uma ótima oportunidade para os que desejam ingressar na carreira pública. A melhor forma de se preparar, agora que o edital já foi lançado, é analisando o próprio edital!

Embora haja tempo até a realização da prova, não se preocupe se não conseguir zerar o edital. Seria uma missão quase impossível.

Neste momento, com certa escassez de tempo, a preparação mais inteligente é aquela que foca nos pontos mais importantes, aqueles temas mais cobrados em cada disciplina.

Para isso, é necessário que se faça uma análise minuciosa das provas anteriores para a Defensoria Pública Estadual.

Como fazer isso? O Master Juris já fez isso para você!

Você não precisa gastar seu precioso tempo de estudo tentando elaborar esse material. O raio-x já está prontinho e é entregue aos nossos assinantes, junto com a nossa TRIPS Intensiva para Defensor(a) Público(a) do Estado de Goiás.

Essa TRIPS é feita totalmente de acordo com o edital e te direciona justamente aos pontos mais importantes, respeitando as características da prova, ou seja, quantas questões serão cobradas de cada disciplina.

O trabalho já está todo feito: basta você separar um bom horário de estudo, muito foco e concentração e acompanhar o nosso material em vídeo e os resumos das aulas.

Além disso, ao se tornar nosso assinante, você também garante acesso aos demais conteúdos do site!

Você terá acesso não apenas à TRIPS para Defensor(a) Público(a) do Estado de Goiás, mas às TRIPS das demais Carreiras Jurídicas e às de Carreiras Policiais e Carreiras de Analista também!

Os cursos de todas as disciplinas também são livres, para você ver e rever quantas vezes quiser!

Bons estudos e rumo à aprovação!

Artigos Mais Lidos:

Respostas