Dossiê das bancas: IDIB

Olá, concurseiros!

Hoje daremos continuidade a uma série de postagens que vão servir para orientar os estudos de vocês com mais um artigo.

Vamos fazer um dossiê das bancas organizadoras de concursos públicos para que você tenha noção da ênfase dada a cada disciplina.

A banca de hoje é o IDIB que realiza inúmeros concursos pelo Brasil. Portanto, fique de olho nele!

Principais características da banca

O IDIB – Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro, segundo consta em seu site, é uma instituição que preza pela “formação e titulação acadêmicas, experiência institucional e conhecimento da realidade e cultura regionais”.

Já realizou um sem número de concursos públicos por todo o Brasil. Seu forte são os concursos de conselhos profissionais, a exemplo da banca da semana passada (Quadrix).

Se você não se importar em fazer provas no Brasil todo e resolver focar em provas de conselhos como o Regional de Medicina ou o de Farmácia, por exemplo, esta pode, também, se revelar uma estratégia bastante interessante para ser aprovado(a).

Assim sendo, convém se especializar bastante nesta banca, pois ela realiza muitos dos concursos deste setor no país.

Estilo de provas organizadas pelo IDIB

O estilo da banca é constituído de muitas questões literais do texto legal naquelas que cuidam de disciplinas jurídicas.

Naquelas de disciplinas fora do Direito, como Raciocínio Lógico, há “requintes de crueldade" (risos) nas questões, pois é cheia de “pegadinhas.

Um exemplo disso foi o último concurso do CREMERJ – Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, o qual foi organizado pelo IDIB.

As questões foram muito inteligentes e exigiram muita atenção dos candidatos para não caírem nas “armadilhas” das questões.

Os editais trazem legislação específica e, claro, fica a nossa recomendação exaustiva de aconselhar que você não menospreze nenhuma disciplina do edital.

Se você prestar concurso para um conselho profissional e as leis específicas da profissão forem cobradas, convém fazer uma leitura atenta desses diplomas.

São questões certeiras na prova. Estas não costumam ser extremamente difíceis, mas exigem a sua memorização.

Portanto, tenha atenção a esta estratégia para angariar pontos na prova!

Esteja à frente da banca!

O estilo de avaliação, como a maioria dos concursos adota, é composto de opções “ABCD”.

Os textos são de tamanho médio a grande na prova de Português, o que exige bastante capacidade de administração do tempo.

As questões de gramática e de interpretação também se fazem presentes e exigem um pouco de conhecimentos de semântica.

Desta forma, não basta saber que existe uma conjunção, é preciso saber o valor que assume no texto.

Nas provas de advocacia pública, é muito comum que venham disciplinas fora do Direito, como Informática, Português com Interpretação de Textos e Raciocínio Lógico.

As questões também são bem complexas, a exemplo do Instituto Quadrix, pois os candidatos estão ficando cada vez melhores nesses assuntos.

Por isso, é muito natural que a banca aperte mais nesses temas.

Resumo da ópera

Quer ir bem nas provas do IDIB? Resolva muitas questões que estão disponíveis nos principais sites especializados em questões.

Conheça sua forma de avaliar os candidatos e seus temas mais cobrados.

Se você não conseguir resolver muitas, pegue as do Instituto Quadrix para complementar, pois são bastante similares, apesar de diferir no estilo de avaliação (este adota assertivas Certas e Erradas).

Assim, não é novidade a nossa recomendação: é necessário conhecer bastante os textos legais para se sair bem.

Gostou do nosso conteúdo?

Siga acompanhando os artigos do Blog do Master Juris, pois toda semana tem conteúdo novo sobre o mundo dos concursos públicos para aumentar seus conhecimentos.

Se você quiser conversar comigo sobre essas e outras questões, siga-me no Instagram @concurseiro.solitarioSerá um prazer!

Deixem seus feedbacks! Bons estudos!

Artigos Mais Lidos:

Respostas