Dossiê das bancas: IBAM

Olá, concurseiros!

Hoje daremos continuidade a uma série de postagens que vão servir para orientar os estudos de vocês. Vamos fazer um dossiê das bancas organizadoras de concursos públicos para que você tenha noção da ênfase dada a cada disciplina.

A banca de hoje é o Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM que realizará o concurso do adorável município de Cabo Frio-RJ.

Portanto, fique de olho nela!

IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal

O IBAM realizou os concursos de Piraí, Cordeiro, Paty do Alferes (pós-pandemia), todos no estado do Rio de Janeiro.

Também realiza diversos concursos no estado de São Paulo e Santa Catarina, mas percebemos que há uma forte tendência pela realização dos concursos dos municípios dos estados do RJ e SP.

Principais características da banca

Como dissemos em outro artigo, é uma banca bastante organizada, pois adotou as medidas sanitárias para a prevenção do COVID-19 no seu último concurso no estado do Rio de Janeiro, qual seja, do município de Paty do Alferes.

Além disso, fornece toda a segurança para que a lisura de seus concursos seja garantida, uma vez
que adota, entre outras medidas, o uso de detectores de metais na porta dos banheiros.

Como estudar para os concursos organizados pela IBAM?

No que toca ao estilo da prova, o IBAM parece ser o "primo carioca" (a sede do Instituto fica no Rio de Janeiro-RJ) da Fundação Carlos Chagas-FCC, só que na modalidade "ABCD".

Quem apenas memoriza o texto legal sente dificuldades para realizar a prova, pois é preciso, também, estudar muitos verbetes de Súmulas dos Tribunais Superiores.

Em seu último concurso (Paty do Alferes-RJ), inovou porque cobrou jurisprudência de Informativos do Superior Tribunal de Justiça - STJ e do Supremo Tribunal Federal-STF.

Na disciplina de Direito Civil, também chamou-nos a atenção para a inserção de questões mais doutrinárias.

Esteja à frente da banca!

É preciso investir mais tempo, além da leitura do texto legal, na doutrina ou nas anotações de aula dos cursos do Master Juris nesta disciplina e no estudo dos informativos do STF e STJ.

A prova de português costuma vir com muitas questões de gramática e tipologia textual. Na sua última prova, veio, também, com mais questões de interpretação de textos.

Assim como a FCC, cobram os clássicos das provas de concursos.

As provas desta banca obedecem a tradição e colocam uma quantidade imensa de leis municipais para serem estudadas. Se você não se debruça ao estudo do Direito Municipal, pode ter certeza de que perderá pontos importantes para a sua aprovação.

O IBAM, costumeiramente, em uma prova de 40 (quarenta) questões, destina 10 (dez delas)
para a abordagem da Legislação Municipal.

Então, é imprescindível que você separe um tempo para estudar tais leis. Atente-se às competências, prazos, quóruns, pois eles são de grande importância para esta banca.

No que toca à transparência, a banca se destaca por divulgar a justificativa de cada resposta aos recursos de questões. Assim, ela acolhe ou fundamenta o porquê de ter indeferido a impugnação de cada questão. É uma postura digna de aplausos.

Todas as bancas deveriam se espelhar nesta boa prática.

Resumo da ópera

É necessário ir além da letra de lei, interpretá-la e conhecer um pouco de teoria, sem descuidar da jurisprudência para se sair bem na prova do IBAM.

Se desejar ter acesso a provas anteriores, acesse o site: https://www.pciconcursos.com.br/provas/ibam/

Continue acompanhando os artigos do Blog do Master Juris, pois toda semana tem conteúdo novo sobre o mundo dos concursos públicos para aumentar seus conhecimentos.

Por fim, se você quiser conversar comigo sobre essas e outras questões, siga-me no Instagram @concurseiro.solitario. Será um prazer!

Deixem seus feedbacks! Bons estudos!

Artigos Mais Lidos:

Respostas