Dossiê das bancas: CEBRASPE

Olá, concurseiros! Hoje daremos continuidade a uma série de postagens que vão servir para orientar os estudos de vocês.

Vamos fazer um dossiê das bancas organizadoras de concursos públicos para que você tenha noção da ênfase dada a cada disciplina.

A banca de hoje é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos – CEBRASPE (antigo CESPE) que realiza inúmeros concursos pelo Brasil.

Eu a apelido, carinhosamente, de “Maldito CEBRASPE” (risos). Portanto, fique de olho nele!

Principais características da banca

O CEBRASPE, segundo consta em seu site, existe desde 2013, sendo uma Organização Social
(OS) ligada à Fundação Universidade de Brasília (UNB) (https://www.cebraspe.org.br/sobre-nos/).

Já realizou uma miríade de concursos públicos por todo o Brasil, sendo uma instituição muito forte no Distrito Federal.

Aliás, se você desejar é de Brasília, convém que se torne especialista nesta banca, pois ela realiza muitos concursos para as instituições sediadas por lá.

A banca é muito eclética, tendo já realizado concursos para as mais diversas áreas, como as áreas de apoio de Tribunais e Ministério Público (Analista e Técnico), Procuradorias, Magistratura,
Defensorias etc.

A exemplo do artigo da semana passada, também há grande vantagem, pois há muitas questões desta banca para treino nos principais sites especializados, o que nos ajuda a entender sobre quais temas e tipo de cobrança o CEBRASPE tem predileção.

Estilo de provas organizadas pela CEBRASPE

No que toca ao estilo da prova, o CEBRASPE tem um estilo único que já vem conquistando adeptos como o Instituto Quadrix.

Ela oferece as questões por meio de assertivas Certas e Erradas.

Geralmente, neste modelo, quando se erra uma, ganha-se pontuação negativa e esta acaba anulando a pontuação de uma questão certa.

É um modelo que desincentiva o “chute”. No entanto, se o órgão/instituição contratante optar por outro estilo de avaliação, o CEBRASPE também adota a opção “ABCDE”.

Ainda sobre o modelo de prova desta banca, podemos afirmar que também preza pela memorização do texto legal com paráfrases, interpretações, conceitos doutrinários e casos
práticos.

Enfim, é uma prova bastante inteligente a exemplo da banca examinada na semana passada.

Assim como nas outras bancas examinadas, quem apenas memoriza o texto legal sente dificuldades para realizar a prova, pois é preciso, também, estudar muitos verbetes de Súmulas
dos Tribunais Superiores e os últimos informativos de jurisprudência.

Isso faz dele o “maldito CEBRASPE” (risos), pois suas questões não são fáceis, o que privilegia quem realmente detém uma grande intimidade com o que estuda.

Nas provas de carreiras jurídicas, é muito comum que não venham disciplinas fora do Direito, como Informática, Raciocínio Lógico, Ética, entre outros.

No entanto, na área de apoio de Tribunais, Ministério Público e nas provas de estatais, estas disciplinas são bastante cobradas.

Portanto, convém dar bastante atenção a elas, pois em Ética, por exemplo, as questões vêm com
temas de filosofia do Direito, o que exige um estudo bem cuidadoso.

É bastante corriqueiro, também, que as provas de Advocacia Pública venham com peças profissionais junto com questões objetivas.

Pode acontecer, também, muitas vezes, concursos compostos de 2 etapas, sendo destinado um dia específico para a realização desta prova.

Os casos práticos desta etapa são solucionados com um o entendimento jurisprudencial consolidado e interpretação do texto legal.

Convém treinar bastante para isso com as peças oferecidas para a correção no Master Juris.

Esteja à frente da banca!

As provas desta banca também obedecem a tradição e colocam questões de legislação específica em seus concursos.

É desnecessário enfatizar, mais uma vez, que são pontos relevantes e que não podem ser negligenciados dos seus estudos.

Se a prova for de Certo e Errado, você pode até deixar tais questões em branco, mas certamente que estes pontos farão falta para ir para a lista de aprovados.

Afinal, sabemos que cada questão vale para decidir a aprovação dentro das vagas.

Resumo da ópera

Quer ir bem nas provas do CEBRASPE? Resolva muitas questões que estão disponíveis nos principais sites especializados em questões.

Conheça sua forma de avaliar os candidatos e seus temas mais cobrados.

Não é novidade a nossa recomendação: é necessário ir além da letra de lei, sendo necessário interpretá-la e conhecer a teoria por trás dela, sem descuidar da jurisprudência sumular e a dos informativos para se sair bem.

Gostou do nosso conteúdo?

Siga acompanhando os artigos do Blog do Master Juris, pois toda semana tem conteúdo novo sobre o mundo dos concursos públicos para aumentar seus conhecimentos.

Se você quiser conversar comigo sobre essas e outras questões, siga-me no Instagram @concurseiro.solitarioSerá um prazer!

Deixem seus feedbacks! Bons estudos!

Artigos Mais Lidos:

Respostas

Master Juris + Pós-graduação

POR APENAS 12 x R$59,90 VOCÊ FAZ A SUA PÓS-GRADUAÇÃO JURÍDICA (são mais de 30 para você escolher) e ainda ganha acesso a TODOS os cursos do Master Juris por 1 ano. Chegou a hora de turbinar o seu currículo!