Doida por uma chuvinha!

O mês de janeiro 2021 foi o quarto mais seco nos últimos 20 anos. E a situação não muda no início de fevereiro. De acordo com o Climatempo, a partir da sexta-feira (5), com a chegada de uma frente fria a nebulosidade irá aumentar e haverá condições para chuva e um alívio do calor”. Fonte: G1[1]

Notícias como essa não são exclusivas da cidade do Rio de Janeiro.

Elas também ressoam por todo país.

O calor excessivo atrapalha seus estudos para os concursos?

A cada ano, o verão fica mais quente, havendo um fenômeno climático que responde por altas temperaturas.

A sensação é a de “um sol para cada pessoa”.

Estou doida por uma chuvinha!                  

Nesse cenário de calor desértico, em que muitas vezes falta luz e não dá nem para ligar o ventilador ou ar condicionado, como concentrar-se nos estudos para concursos públicos?

O que dizer de quem não pode usar o ar condicionado?

Apesar da queda expressiva no preço desses aparelhos, nos últimos anos, este ainda continua sendo de uso pouco generalizado para famílias e pessoas que vivem sozinhas, apesar de ser indubitavelmente a melhor forma de combater as altas temperaturas.

O motivo: o preço da conta de luz. Este pode chegar facilmente aos mil reais por mês.

Poucos concurseiros podem pagar por isso...

Há diversos estudos científicos que comprovam que as altas temperaturas afetam negativamente a capacidade de aprendizado e memorização, principalmente em populações que não estão tão acostumadas com o calor.

Quer um exemplo? Compare um estudante de um país nórdico com um da Zona Oeste, bairro de Bangu na cidade do Rio de Janeiro.

A diferença de desempenho será gritante.

Dicas para amenizar os efeitos do calor nos estudos

Diante do calor e da falta de um ar condicionado em casa, como fazer para poder estudar melhor e com mas conforto nesse cenário que leva em consideração a pandemia?

Vejamos algumas dicas:

1 - Procure concentrar seus estudos das disciplinas mais "pesadas" bem de manhãzinha (entre às 5 e 6 da manhã) ou mais tarde da noite (após às 22 horas). Estas são horas mais frescas do dia;

2 - Escolha um local arejado para estudar onde passe alguma aragem de vento;

3 - Se você não pode lançar mão de um aparelho de ar condicionado, use um bom ventilador, que apesar de não resolver totalmente o problema, ajuda bastante;

4 - Se você tiver um aparelho de ar condicionado, opte por ligá-lo por algumas poucas horas, feche a janela, escureça o ambiente, ligue a luz, feche a porta e ligue um ventilador bem potente. Isso ajuda a manter o frescor por diversas horas;            

5 - Use roupas leves e tome banhos gelados com frequência, pois isso ajuda bastante a refrescar o corpo. Se tiver que estudar de biquíni ou sunga, tá valendo!

Resumo da ópera

Muito importante é se hidratar para que sua pressão não fique baixa e, assim, você sinta sono e mal-estar.

Essas medidas servem para preservar nossa capacidade de aprendizado e memorização.

Dessa forma, algumas coisas ao nosso redor não podemos ignorar e se também não podemos resolvê-las completamente, podemos e devemos, pelo menos, mitigar seus efeitos negativos em nossa capacidade de estudos.

Gostou do nosso conteúdo?

Siga acompanhando os artigos do Blog do Master Juris, pois toda semana tem conteúdo novo sobre o mundo dos concursos públicos para aumentar seus conhecimentos.

Se você quiser conversar comigo sobre essas e outras questões, siga-me no Instagram @concurseiro.solitarioSerá um prazer!

Deixem seus feedbacks! Bons estudos!

[1]     https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/02/01/rio-tem-previsao-de-pancadas-de-chuva-a-partir-desta-terca-feira-calor-vai-continuar.ghtml

Artigos Mais Lidos:

Respostas

LIBERADO! APROVEITE OS CURSOS JURÍDICOS QUE O MASTER JURIS LIBEROU PARA VOCÊ ESTA SEMANA!