Deu Positivo! E agora?

Quando se tem um perfil nas redes com mais de 20 mil seguidores – 20K no internetês – chegam mensagens das mais diversas pessoas, com os mais diversos problemas, pedindo orientação, ajuda, uma luz no mundo dos concursos. Dentro das minhas possibilidades, sempre tento ajudar, ou pelo menos mostrar empatia. Contudo, tenho recebido mensagens de mulheres angustiadas, pois estão com um “problemão”: se descobriram grávidas.

Eu, que cresci ouvindo que “filho é bênção”, fico sempre intrigada e quero saber porque encaram a gravidez como um problema. As respostas me entristecem: Segundo o veredicto de amigos e parentes, essas mulheres "NUNCA mais vão conseguir estudar", "ACABOU toda e qualquer chance de passar num concurso”, e uma, em particular, cujo desabafo partiu meu coração, disse que a mãe havia lhe dito: “Sua burra, você ESTRAGOU sua vida!”.

Tenho me dedicado, então, a convencer outras mulheres de que é possível estudar após a chegada do(s) filho(s), que NÃO, SUA VIDA NÃO ACABOU quando o teste deu positivo. Com certeza é mais desafiador, não nego – mas é perfeitamente possível!

Contextualizo: Tenho 4 filhos, um rapaz de 20 anos, e três meninas, de 9, 7 e 4 anos (idades em 2019, quando escrevo este texto).

Num outro post pretendo contar a minha história, que tenho certeza, é muito semelhante a de muitas outras mulheres e mães. Mas hoje, só quero deixar a certeza de que é POSSÍVEL estudar e ser mãe. Para fazer isso funcionar, você precisa de 3R´s: ROTINA, RELAX e RESILIÊNCIA.

  • ROTINA: A melhor coisa é desde cedo já estabelecer uma rotina para o baby. Crianças precisam disso: acordar todo dia na mesma hora, comer todo dia na mesma hora, banho todo dia na mesma hora, dormir todo dia na mesma hora. Dá trabalho, mas depois que os filhotes estiverem indo dormir todo dia no mesmo horário, você vai poder se organizar. Algumas mamães preferem estudar depois que eles dormem... outras, antes que eles acordem.
  • RELAX: Se você vai conciliar estudo, trabalho em casa, trabalho fora, maternidade, não dá para querer que tudo saia perfeito o tempo todo. A casa vai ficar suja às vezes. Talvez você guarde as roupas sem passar e passe somente na hora de sair. A matéria vai acumular. Alguns dias você vai precisar cuidar de um baby doente e vai ficar dias sem estudar. Tudo bem! Depois você volta, se reorganiza, retoma de onde parou.
  • RESILIÊNCIA: Em vários momentos você vai pensar que é impossível, que não vai conseguir, que sua chance passou, que agora “já era”. Nada mais falso! Uma passeada no insta vai te mostrar que somos muitas as mães concursadas e concurseiras! Você também vai conseguir! Uma frase famosa e que acho que cabe aqui: Se estiver exausta, descanse, NÃO desista!

Se você está grávida, curta esse momento, depois curta o seu baby, invista em criar rotina, e esta última estiver estável, inicie os estudos. Até lá, sugiro pesquisar materiais, escolher os livros ou cursos, montar um esboço de cronograma, ou seja, se ocupar de tarefas secundárias mas necessárias. Isso tira sua sensação de estar “perdendo” tempo, pois ainda que não esteja estudando, está fazendo algo pelo seu sonho.

Se você tem vontade de engravidar, mas fica com medo de isso atrapalhar os estudos, pondere, coloque na balança os fatores, tais como a idade – algumas mulheres têm medo de esperar demais e depois ficar mais difícil – e tome a sua decisão. Essa decisão é pessoal e nem eu nem ninguém pode te dizer o que fazer. Mas uma coisa é certa: Um bebê não anula suas chances de estudar e passar num concurso. Tenha isso em mente!

Por fim, se você é parente ou amigo(a) de uma gravidinha que tem planos e sonhos de passar em concurso, não seja essa pessoa que aterroriza as mulheres, ok? Cuide do seu umbigo e não destrua os sonhos alheios! #prontofalei

Mulherada, se quiserem acompanhar minha rotina de estudos, apareçam lá no instagram @estudagordinha, vamos interagir, nos apoiar, a união faz a força! #girlpower #empoderamento #sororidade

Artigos Mais Lidos:

Respostas

  1. Maitê , minha musa inspiradora nessa caminhada rumo ao sonho da advocacia pública. Obrigada por ser esse alento ao corações de todas nós, mamães e concurseiras. Mega beijo.

Master Juris + Pós-graduação

POR APENAS 12 x R$59,90 VOCÊ FAZ A SUA PÓS-GRADUAÇÃO JURÍDICA (são mais de 30 para você escolher) e ainda ganha acesso a TODOS os cursos do Master Juris por 1 ano. Chegou a hora de turbinar o seu currículo!