Desistir de concursos? não faça isso!

"Quaratine lullaby" é o nome de uma das tantas músicas compostas para retratar esta época tão marcante. A letra busca trazer uma melodia calma para estes dias tão conturbados que estamos vivendo.

Quarentena é uma realidade

Desde, sabe-se lá que dia do mesmo de março, estamos confinados. Muitas pessoas foram demitidas. Tantas outras tiveram seus contratos de trabalho suspensos. As pessoas têm motivos bastante plausíveis para ficarem preocupadas não somente com a subsistência, mas, também, com a própria saúde.

Quem estuda para concursos também se sente aflito. Muitos certames estão suspensos ou com datas alteradas. Mas o maior sentimento de incerteza advém da promulgação Emenda Constitucional n.° 106 de 2020 e das alterações à Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Por que não devemos desistir de concursos?

Indo na contramão dos "profetas do apocalipse" e fazendo uma análise bastante lúcida, podemos enxergar com otimismo o panorama dos processos seletivos. Afinal, com uma leitura detida, constatamos que estas não trouxeram qualquer novidade ao cenário que o setor público vem atravessando.

Pessoas se aposentam, morrem, mudam de cargos, pedem exoneração todos os anos. Vagas são abertas em decorrência destes eventos. Só que os serviços públicos não podem parar!

Por causa dessas premissas e, por conta do ainda vigente art. 37, inciso II da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, essas necessidades somente poderão ser supridas por concursos públicos.

Assim, desconhecemos outra forma para ingresso para o saneamento perene destas necessidades.

Então, o que fazer diante deste cenário?

Se você estuda para concursos, a recomendação é a de que continue. Afinal, quem nunca quis tanto ter mais tempo para estudar? Dizemos isto porque os concursos suspensos voltarão, bem como aqueles para a reposição de vagas também acontecerão.

Resumo da Ópera

Quem se mantiver estudando e com equilíbrio emocional por mais tempo tende a ter muito mais sucesso quando os certames suspensos tornarem a caminhar. Como diz um colega, quem não deixar de estudar vai dar a "a maior furada de fila da história".

Fica a dica!

Não pare de estudar e não dê ouvidos aos pessimistas de plantão. Esta é a nossa "quaratine lullaby".

Converse comigo

Se você quiser conversar comigo sobre essas e outras questões, siga-me no Instagram @concurseiro.solitario. Será um prazer!

Raquel Monteiro, é advogada, escritora e professora pós-graduada em Direito Público pela Universidade Gama Filho, blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora, todas as quintas, posta aqui no Master Juris as vicissitudes da vida de uma legítima concurseira carioca.

Fichas para estudo:

Artigos Mais Lidos:

Respostas