account_circle Login | Registro

Delegado de Polícia Civil: como iniciar seus estudos!

Todo (a) concurseiro (a) já se deparou com uma clássica dúvida: qual bibliografia usar? De fato, além das aulas, é indispensável que o (a) concurseiro (a) disponha de um material atualizado e, de preferência, específico para aquela carreira que pretende ingressar. Por isso, meus amigos, a palavra da vez é estratégia nos estudos.

Para quem estuda há tempos, não é segredo que alguns autores se repetem nas provas de algumas carreiras. Nesse sentido, uma metodologia de estudo racionalizada significa “largar na frente” nessa corrida pela tão sonhada aprovação em concurso público.

 Hoje, buscaremos dar algumas dicas de bibliografia nas disciplinas que são figuras certas em qualquer concurso de Delegado de Polícia Civil.

Direito Penal

  1. Cezar Roberto Bitencourt. Tratado de Direito Penal – Parte Geral. Vol. 1. Editora: Saraiva.
  2. Fernando Capez. Curso de Direito Penal. – Parte Geral. Vol. 1. Editora: Saraiva (especialmente no estado de São Paulo).
  3. Rogério Sanches Cunha. Manual de Direito Penal – Parte Especial. Vol. Único. Editora: Juspodivm.
  4. Guilherme de Souza Nucci. Código de Processo Penal Comentado. Editora: Forense. (especialmente no estado de São Paulo).

Leis Penais Especiais

  1. Renato Brasileiro de Lima. Legislação criminal especial comentada. Vol. Único. Editora: Juspodivm.
  2. Victor Eduardo Rios Gonçalves e José Paulo Baltazar Júnior. Legislação Penal. Editora: Saraiva.

Direito Administrativo

  1. Carvalho Filho. Manual de Direito Administrativo. Editora: Atlas.  (especialmente no estado do Rio de Janeiro).
  2. Di Pietro. Direito Administrativo. Editora: Atlas.

Direito Processual Penal

  1. André Nicolitt. Manual de Processo Penal. Editora: Revista dos Tribunais. (especialmente no estado do Rio de Janeiro)
  2. Guilherme de Souza Nucci. Manual de processo penal e execução penal. Editora: Forense. (especialmente no estado de São Paulo)
  3. Renato Brasileiro de Lima. Manual de processo penal. Editora: Juspodivm.

Direito Constitucional

  1. Alexandre de Moraes. Constituição do Brasil Interpretada e Legislação Constitucional. Editora: Atlas.
  2. Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo. Direito Constitucional Descomplicado. Editora: Método.
  3. Pedro Lenza. Direito Constitucional Esquematizado. Editora: Saraiva.

Medicina Legal

  1. Delton Croce. Manual de Medicina Legal. Editora: Saraiva.
  2. Genival Veloso de França.  Medicina Legal. Editora: Guanabara Koogan.

Sem pretensão de exaurirmos o tema, até porque há diversas disciplinas que caem em alguns concursos de Delegado de Polícia Civil e em outros não, as matérias acima são verdadeiras constantes. Levar consigo qualquer das obras citadas é ter a certeza de que você está bem acompanhado nessa jornada.

Sem prejuízo do que foi exposto aqui, recomendamos também, para Direito Civil, o Curso de Direito Civil Objetivo (https://masterjuris.com.br/curso/direito-civil-objetivo/) e o estudo de Direito Empresarial (está saindo do forno um curso novíssimo para 2017 aqui no Master!), disciplinas que também vêm sendo abordadas pelos editais dos concursos de Delegado de Polícia Civil pelo país.

Os concursos na área policial possuem uma especificidade no seu público que é a vocação e a paixão pela carreira. Ninguém faz concurso para Delegado apenas pela ótima remuneração ou a celebrada estabilidade. Nós, do Master Juris, sabemos disso. É por isso que continuaremos sempre incentivando você e buscando ao máximo as preciosas dicas que farão a diferença na sua aprovação. Até a próxima!

Sobre Gabriel Pereira

Graduando pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Aprovado em 3º lugar no Concurso da Polícia Civil - PA de 2016 (Investigador de Polícia). Monitor do Curso Master Juris e Master OAB.

No Posts for this author.

Graduando pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Aprovado em 3º lugar no Concurso da Polícia Civil - PA de 2016 (Investigador de Polícia). Monitor do Curso Master Juris e Master OAB.

, , ,

3 Respostas para Delegado de Polícia Civil: como iniciar seus estudos!

  1. Willames Rodrigues 26 de dezembro de 2016 em 18:14 #

    Dicas muito boas. O master Juris pensa em desenvolver alguma CERT ou TRIPS específicas para a carreira de Delegado de Polícia?

    • Vinícius Melo 27 de dezembro de 2016 em 9:20 #

      Bom dia!

      No primeiro semestre de 2017 iremos iniciar uma trips para delegado. Aguarde as novidades.

      Abraços

      Vinícius Melo

Deixe uma resposta