Conheça as provas de informática das principais bancas de concurso

Vocês já devem estar cansados de saber o quanto é importante conhecer bem as bancas organizadoras e, principalmente, o estilo de prova de cada uma. E não é novidade que informática vem sendo cada vez mais cobrada em concursos públicos. Afinal, hoje em dia, é praticamente impossível pensar numa carreira que não demande um conhecimento mínimo dessa disciplina.

Cada banca traz uma abordagem específica sobre informática, privilegiando alguns assuntos em detrimento de outros. Por isso, estar atento ao perfil delas é uma grande vantagem, pois o candidato estará adaptado à linguagem e à estratégia de cobrança dos conteúdos.

Para facilitar seus estudos, separamos dicas sobre as principais organizadoras e seus temas de informática preferidos.

Cebraspe/ CESPE

A Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE/Cebraspe) elabora provas objetivas e dissertativas, além de outros tipos de exames necessários ao provimento de cargos públicos. Em síntese, é possível dizer que essa banca possui duas formas de abordagem:

  • Questões seguindo o modelo de certo e errado, em que cada questão errada anula uma certa como forma de penalizar o tão famoso “chute” (essa é a abordagem mais adotada); ou
  • Questões de múltipla-escolha, com cinco alternativas.

As provas, em geral, possuem alto grau de complexidade e, consequentemente, as notas de corte dessa banca tendem a ser mais baixas.

É importante ressaltar que a Cebraspe tem por hábito contemplar em suas provas todos os assuntos elencados no edital. Mas, para facilitar os seus estudos em informática, listamos abaixo os temas mais cobrados pela Organizadora em concursos de nível médio e superior.

  • Suítes de Escritório (com ênfase em Microsoft Office);
  • Internet (principalmente a parte que versa sobre Navegadores -Browsers);
  • Sistemas Operacionais (com destaque para Windows);
  • Segurança da Informação.

Dentre os certames organizados pelo Cebraspe destacam-se: STJ, MPU e TRF da 1ª Região.

Cesgranrio

A Fundação Cesgranrio é uma banca conhecida por elaborar enunciados mais diretos, que não exigem muito exercício interpretativo dos candidatos. Com isso, pode-se dizer que seu foco é cobrar os conteúdos de modo mais técnico e objetivo.

Em geral, os certames organizados pela Cesgranrio correspondem a dois modelos de provas:

  • Prova objetiva, em que cada questão costuma ter cinco alternativas; e
  • Prova dissertativa, que pode ser composta por uma redação ou por questões dissertativas sobre matérias referentes ao conhecimento técnico cobrado para o cargo em provimento.

Nos concursos públicos de níveis médio e superior, a Cesgranrio cobra com maior ênfase os seguintes temas:

  • Suítes de Escritório (com destaque para Microsoft Office);
  • Sistemas Operacionais (principalmente Windows);
  • Internet.

A Organizadora tem a tradição de explorar bem todos os itens previstos no conteúdo programático. Então, uma boa estratégia é começar sua preparação pelos temas que caem com mais frequência e depois ir tentando esgotar os demais tópicos que aparecem no edital.

Por fim, é importante mencionar que, dentre os concursos que costumam ser organizados pela banca, destacam-se: Petrobrás, BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica e IBGE.

ESAF

A Escola de Administração Fazendária (ESAF) é conhecida por ser uma banca que exige bastante dos candidatos, apresentando provas complexas e longos enunciados.

Os concursos para nível superior trazem com muita frequência os seguintes temas:

  • Suítes de Escritório (com ênfase em Microsoft Office);
  • Redes de Computadores;
  • Internet;
  • Hardware.

Por sua vez, nos certames que exigem apenas nível médio são cobrados com mais enfoque os assuntos:

  • Suítes de Escritório (com ênfase em Microsoft Office);
  • Internet;
  • Redes de Computadores;
  • Sistemas Operacionais (principalmente Windows).

A ESAF organiza concursos para a Receita Federal, o Ministério da Fazenda e a Controladoria Geral da União. O grau de dificuldade desta banca é elevado, mas não há nada que um bom planejamento de estudos não resolva!

FCC

A Fundação Carlos Chagas (FCC) é reconhecida há mais de 50 anos pela realização de diversos concursos e processos seletivos.

As provas elaboradas por essa banca costumam ser de múltipla escolha e trazem uma abordagem que pode oscilar entre perguntas diretas sobre o conteúdo e apresentação de situações-problema.

O grau de dificuldade das avaliações está entre o mediano e o elevado. Portanto, concursos organizados pela FCC requerem bastante dedicação dos candidatos.

Em seus concursos, destacam-se os seguintes:

  • Suítes de Escritório (com ênfase em Microsoft Office);
  • Sistemas Operacionais (com destaque para Windows);
  • Internet (principalmente a parte que versa sobre Navegadores-Browsers).

É importante destacar que extraímos esses dados analisando provas de níveis médio e superior, e que nesses dois graus de formação foram esses os três grandes temas cobrados com mais frequência. Então, se você estiver se preparando para um concurso dessa banca, uma boa estratégia estudar com afinco esses assuntos.

Dentre alguns dos certames já organizados pela FCC, destacam-se os seguintes: TRE, TRT, TST, TCU e Procuradorias.

FGV

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) cobra muito dos candidatos por elaborar questões mais complexas, que envolvem situações-problema. Trata-se de explorar o exercício interpretativo e, por isso, mesmo que o conteúdo cobrado não apresente alto grau de dificuldade, as questões normalmente são consideradas difíceis.

Nos concursos para o nível superior, aparecem com mais frequência os seguintes temas:

  • Suítes de Escritório (com ênfase em Microsoft Office);
  • Sistemas Operacionais (com destaque para Windows);
  • Internet (principalmente a parte que versa sobre Navegadores -Browsers).

Por sua vez, nos certames que exigem nível médio, os assuntos mais recorrentes são:

  • Extensão de Arquivos;
  • Compactadores e Descompactadores (Winzip, Winrar, etc.);
  • Segurança da Informação;
  • Internet.

Dentre os concursos realizados pela FGV destacam-se: Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Ministério Público de Alagoas, Tribunal de Justiça do Alagoas, Defensoria Pública do Distrito Federal, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e BNDES.

Vunesp

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) é conhecida por ser tradicional e por ter como principal campo de atuação a organização concursos municipais e estaduais em São Paulo. Todavia, convém mencionar que, ao longo do tempo, essa banca tem atuado cada vez mais fora do espectro paulista.

As provas da Organizadora, em geral, são compostas por questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, e costumam abranger grande parte dos itens dispostos no conteúdo programático do edital.

Os temas de informática mais cobrados por essa banca são:

  • Suítes de Escritório (com ênfase em Microsoft Office);
  • Sistemas Operacionais (com destaque para Windows);
  • Internet (principalmente a parte que versa sobre Navegadores -Browsers).

Convém ressaltar que esses três temas são os que mais aparecem tanto nos certames que exigem nível médio quanto nos de ensino superior.

O nível de dificuldade das provas elaboradas pela Vunesp é considerado mediano. Mas as questões que versam sobre informática são consideradas mais fáceis por trazerem uma abordagem bem mais simples.

Dentre os concursos organizados pela Vunesp, merecem destaque: Defensoria Pública de São Paulo, Detran/SP, Ministério Público do Espírito Santo e de São Paulo, Polícia Civil de São Paulo e do Ceará e Polícia Militar de São Paulo.

Master Juris

Espero que este artigo seja útil para os seus estudos em informática!

Mas se quiser conhecer com mais profundidade cada uma das bancas organizadoras dos concursos públicos, nós temos uma categoria do site específica sobre isso 😉.

Agora que você já conhece a abordagem adotada por cada uma das bancas, só falta você assinar o Master para deslanchar rumo à aprovação!

O Master Juris oferece materiais de qualidade com Raio X das matérias que mais caem em cada concurso, Cadernos de Exercícios, Plano de Estudos, Resumos em PDF e Videoaulas incríveis!

O curso também possui um canal no Youtube onde são divulgadas diversas dicas sobre concursos públicos.

Deixe a procrastinação de lado e comece a se dedicar hoje mesmo! Bons estudos! 😉

Artigos Mais Lidos:

Artigos Relacionados

Respostas

Master Juris Premium

concursos jurídicos superiores
Planos de Assinatura
* Saudades do site antigo? Acesse-o aqui
close-link

Promoção de (re)Lançamento!

Assine o Master Juris Premium por apenas 12 x 59,90 (plano anual). Mais de 4.000 videoaulas, guias por carreira, rodadas de exercícios, correção de discursiva e até orientação para prova oral. 

Não perca. A promoção tem prazo limitado.
Ver Planos
close-link