Concurso pós-pandemia: eu fui!

concurso pós-pandemia

Se você quiser um bom motivo pra não deixar de estudar, eu te darei um bom. Os concursos públicos estão voltando a acontecer. O primeiro deles, no estado do Rio de Janeiro, foi o do município de Paty do Alferes, terra da Festa do Tomate.

Depois de ler notícias alarmistas sobre o fim dos concursos, emenda constitucional, este edital foi publicado oferecendo vagas para as mais diversas profissões, contrariando tais previsões. Havia oportunidades para professores, Veterinários, Procuradores etc. Fiz a prova para o cargo de Procurador Jurídico Municipal.

Experiência Pós-pandemia

Minha prova foi no domingo, dia 04 de outubro de 2020, no período da tarde, mas optei por ir na véspera e me hospedar na cidade. Foi uma estratégia para driblar o cansaço das muitas horas de viagem e, também, acompanhar minha amiga que fez prova para Médica Veterinária de manhã.

O concurso foi organizado pela IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Pública. Cabe aqui meu elogio neste quesito. Todos os fiscais trajavam máscara e possuíam frascos de álcool gel.

Higienização do local e cuidados com a saúde

Os banheiros da Escola Municipal Liddy Mignone, local onde fiz a prova, estavam limpos, equipados com papel higiênico e sabonete líquido.

Os fiscais sempre borrifavam álcool em nossas mãos a cada ida ao banheiro, entrada nas salas e, até mesmo, no momento em que havíamos concluído as provas e deixaríamos o colégio.

O uso das máscaras era obrigatório por parte dos candidatos. O consumo de lanches durante a realização da prova foi proibido, sendo autorizado, somente, ingerir água engarrafada.

Portanto, o concurso transcorreu com todas as medidas sanitárias adequadas à sua realização.

Sobre a prova

No tocante à prova, esta foi composta, ao contrário do tradicional, de: conhecimentos específicos, seguidos de legislação municipal e, por fim, Língua Portuguesa. Vamos comentar cada um dos segmentos e falar sobre as tendências da banca.

Na parte de conhecimentos específicos de Procurador Jurídico Municipal, foram cobradas algumas questões de temas muito semelhantes.

Direito Administrativo

Em Direito Administrativo, foram 2 de serviço público, 1 de licitações, 1 sobre ocupação temporária.

Direito Constitucional

Em Direito Constitucional, caíram 2 sobre a parte eleitoral que está em voga por causa das eleições. Também, foram cobradas 2 sobre Controle de Constitucionalidade.

Houve uma em que foi inaugurada uma nova tendência da banca, em que se cobrou conhecimentos jurisprudenciais que são fruto dos informativos do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça.

Direito Tributário

Em Direito Tributário, foram abordados, os entendimentos clássicos consolidados dos Tribunais Superiores nos Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN, Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF, Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana – IPTU, crédito tributário e lançamento por homologação.

Direito Civil

Em Direito Civil, foram objeto de cobrança a imputação do pagamento, credor putativo e mútuo feneratício.

Processo Civil

Em Direito Processual Civil, cobrou-se sobre gratuidade de justiça e valor da causa. 

Legislação Municipal

Na parte de legislação municipal, quem acertou mais da metade já pode se considerar uma pessoa vitoriosa! Afinal, o conteúdo programático era muito extenso, sendo composto de inúmeras leis. Algumas delas extremamente grandes. Foi bastante difícil memorizar tanta informação. A cobrança, por sua vez, foi bastante literal do texto legal.

Português

Por fim, a prova de Português trouxe um texto sobre um estudioso de Montaigne. Todas as questões foram extraídas dele.

A primeira cuidou de tipologia textual. A segunda, a penúltima e a última foram sobre interpretação de texto. A terceira cuidou de semântica na derivação sufixal. A quarta tratou de tempos verbais. A quinta e a sexta foram sobre figuras de linguagem. A sétima e a oitava trataram sobre o advérbio. As questões demandavam constantes voltas ao texto, pois havia muitos trechos interligados e que precisavam de sua devida identificação

Resumo da Ópera

Foi uma prova bastante difícil. Tudo nos leva a crer que a nota de corte será baixa. A IBAM está fazendo uma prova ainda mais complexa que as de antes.

Portanto, recomenda-se resolver muitas questões e não descuidar de nenhuma disciplina para se sair bem nos concursos organizados por esta banca.

Gostou do conteúdo?

Assim, continue acompanhando os artigos do Blog do Master Juris, pois toda semana tem conteúdo novo sobre o mundo dos concursos públicos para aumentar seus conhecimentos.

Deixem seus feedbacks! Bons estudos!

Por fim, se você quiser conversar comigo sobre essas e outras questões, siga-me no Instagram @concurseiro.solitario. Será um prazer!

Artigos Mais Lidos:

Artigos Relacionados

Respostas

Halloween Master

-40%

12 x R$34,90 (Plano anual)