Concurso da Receita Federal: Qual o Melhor Método de Estudo?

Saiba como estudar para o Concurso da Receita Federal

O Concurso da Receita Federal é uma grande aposta no cenário de concursos fiscais e, justamente por isso, tem sido tão comentado e, claro, desperta o interesse de muitos estudantes. Mas, qual será o melhor método de estudo para ter sucesso no certame? Continue a leitura e confira mais detalhes sobre o assunto!

Primeiros passos para passar no Concurso da Receita Federal

No que se refere a dicas de estudo, muitas são as possibilidades e técnicas abordadas. Em sua maioria, o concurseiro deve incorporá-las de acordo com sua disposição pessoal, mas outras são imprescindíveis para todos que almejam a aprovação. Segue abaixo alguma dicas!

Atente-se às disciplinas básicas

É importante formar uma base. Portanto, se você é iniciante ou ainda está em evolução nos concursos fiscais, comece a estudar pelas disciplinas básicas da área fiscal, como:

  • português;
  • disciplinas de Direito pertinentes;
  • raciocínio lógico;
  • contabilidade geral.

O importante é que, haja um processo de adaptação, por isso, para começar, você deve optar por seis a oito disciplinas, no máximo.

Dessa forma, conforme você for terminando cada uma delas — ou seja, a primeira passada de estudo completa no seu material de estudos — você pode inserir uma nova disciplina.

Além disso, é importante ressaltar que você deve sempre se orientar pelo edital do último concurso realizado. No caso da Receita Federal, foi em 2012. Pesquise-o e mãos à obra!

Aprofunde-se em Exatas

Outro ponto importantíssimo de se destacar é que nos concursos fiscais as disciplinas de Exatas são muito importantes, logo, ao estudar para qualquer cargo da Receita Federal é importante reservar um bom número de horas para se dedicar às disciplinas de Exatas.

Mais uma vez, começar pela base ajuda muito. Aposte em Matemática Básica e Raciocínio Lógico.

Conforme for terminando essas disciplinas básicas do concurso da Receita Federal, você pode inserir uma nova matéria. Nesse caso, é só diminuir a carga horária da disciplina que você está terminando e inserir uma nova e, aos poucos, vai aumentando o seu nível de estudo.
Atenção! Conforme for aprendendo, não abandone a disciplina, apenas reduza a carga horária dedicada a ela. É recomendável a inclusão gradativa das seguintes disciplinas:

  • Administração;
  • Auditoria — se for prestar Auditor;
  • Direito Previdenciário;
  • Legislação Aduaneira;
  • Legislação Tributária.

Gostou de saber mais sobre como estudar para o Concurso da Receita Federal? Continue acompanhando o Master Juris e veja mais artigos como este!

Artigos Mais Lidos:

Respostas

SITE ABERTO! TODO O CONTEÚDO pREMIUM DO MASTER JURIS 100% LIBERADO ATÉ 02/08!!!