Como fazer uma boa interpretação de texto em concursos

Finalmente o edital do seu concurso saiu. Você olha o conteúdo programático e se depara com o tópico “interpretação de texto”. Então, além de dominar pontuação, sintaxe, morfologia, você ainda precisa lidar com a interpretação de “textões”.

Indo além, a banca cobra por conteúdos gramaticais “sob o ponto de vista textual”, como a FGV adora fazer. Ou seja, mesmo ao responder uma questão sobre crase, você não tem como fugir desse tipo de análise.

Como a interpretação de textos é um dos pontos mais temidos das provas de concurso, separamos algumas dicas para ajudar você. Veja!

No que consiste a interpretação de texto?

Interpretar um texto significa dar sentido, deduzir de maneira lógica, inferir, chegar a uma conclusão do que se lê nas entrelinhas. A interpretação está muito ligada ao subentendido. Logo, ela trabalha com o que se pode deduzir de um texto.

Uma forma de entender melhor o que se deve buscar na interpretação de texto é fazer análises. Confira as dicas:

Antes da interpretação do texto, leia o enunciado da questão

É muito comum que questões de interpretação sejam acompanhadas por textos longos e enfadonhos. Por isto, é importante que o candidato leia seu enunciado para fazer uma avaliação preliminar procurando o que foi pedido na questão.

Isto é importante especialmente nas provas da FGV já que, muitas vezes, o enunciado cobra um conhecimento onde sequer é necessário ler o texto de apoio. Assim, o candidato economiza tempo e otimiza sua leitura.

Marque as ideias principais na interpretação

Durante a leitura do texto, busque grifar ou escrever a parte mais importante de cada parágrafo. Desta forma, a mensagem principal do texto fica mais clara e você consegue se localizar melhor. Isto é especialmente interessante para textos com múltiplas questões associadas.

Releia, se necessário. Caso identifique que se trata de um texto dissertativo, não deixe de sublinhar o tópico frasal (a frase mais importante) de cada parágrafo, pois é lá que estarão as teses e opiniões do autor.

Busque as relações entre as ideias do texto

Entender as ideias e as relações entre as partes do texto é essencial para sua correta interpretação. Como normalmente os textos das provas de concurso são dissertativo-argumentativos, observe as estratégias de argumentação utilizadas pelo autor: causa-efeito, dados estatísticos, argumento de autoridade, comparação, fato-exemplo, enumeração.

Além disso, analise se entre os parágrafos ou frases há alguma relação de esclarecimento, resumo, explicação, exemplificação, descrição, enumeração, oposição ou conclusão.

A interpretação é sua, mas a ideia é do Autor

Conforme já entendemos, interpretar significa extrair um significado. Ou seja, a ideia está lá, às vezes escondida, e por isso o candidato só precisa entendê-la - e não complementá-la com algum valor individual. Portanto, apegue-se tão somente ao texto, e nunca extrapole a visão dele.

Última dica: seja objetivo, pois as respostas são encontradas no conteúdo! Para isto, procure as pistas deixadas pelo autor.

Gostou das dicas? Deixe comentários com sugestões sobre o que você gostaria de ler no Master Juris. Inscreva-se também no nosso canal do Youtube para assistir diariamente aulas grátis sobre temas de concursos!

Artigos Mais Lidos:

Artigos Relacionados

Guia de Estudo Para a Magistratura Federal (por um Magistrado Federal)

Eu sempre escuto as pessoas falarem que gostariam de fazer um concurso público, mas que pela sua situação peculiar não têm tempo e, por isso,…

O que vai cair na sua prova sobre usucapião de bens imóveis

Áudio PDF Veja nesse texto os principais pontos que podem ser cobrados no seu concurso a respeito de usucapião de bens imóveis. Confira! E não…

Personalidade e capacidade da pessoa natural para concursos

Neste texto fazemos uma abordagem sobre personalidade e capacidade da pessoa natural voltada para concursos. Não deixe passar, pois é um tema recorrente nas provas…

Como Obter um Ótimo Rendimento em Curso Online na Preparação para Concursos Jurídicos

Então depois de uma exaustiva pesquisa de preço, conteúdo, duração e qualidade, você finalmente adquiriu o seu curso na internet e está pronto(a) para começar…

Princípios constitucionais de processo civil para concursos – 1ª parte

Nesse texto será apresentada a primeira parte do estudo dos princípios constitucionais de processo civil voltado para concursos. Trata-se de assunto que aparece com frequência…

Respostas

Master Juris Premium

concursos jurídicos superiores
Planos de Assinatura
* Saudades do site antigo? Acesse-o aqui
close-link

Promoção de (re)Lançamento!

Assine o Master Juris Premium por apenas 12 x 59,90 (plano anual). Mais de 4.000 videoaulas, guias por carreira, rodadas de exercícios, correção de discursiva e até orientação para prova oral. 

Não perca. A promoção tem prazo limitado.
Ver Planos
close-link