Como estudar atualidades para concursos de forma aplicada

Seja nas questões objetivas ou na elaboração de um texto, o conhecimento sobre atualidades para concursos pode proporcionar aquele pontinho a mais que te coloca entre os aprovados.

Cada vez mais cobrada nos concursos, a disciplina de atualidades vem ganhando grande importância para aqueles que sonham com um cargo público.

Veja conosco como estudar a disciplina e aumentar as chances de aprovação:

Existe uma forma mais prática de estudar atualidades para concursos?

O problema, no entanto, é que nem todos sabem como estudar tal conteúdo de forma efetiva. Diferentemente do que acontece com as matérias mais tradicionais, os temas de atualidades possuem assuntos extremamente amplos e difusos. Logo, como saber qual informação buscar para a prova?

Outra dificuldade encontrada é que surgem notícias novas a todo momento, com as mais variadas fontes e em diferentes meios de comunicação. Então de onde devemos retirar a informação? Como avaliar sua relevância para o concurso?

Essas são algumas das perguntas que buscaremos responder, a fim de que você saiba como estudar, de forma aplicada, o conteúdo de atualidades.

Confira a seguir as dicas:

1. Confira o edital e busque delimitar a abrangência dos estudos

O tema de atualidades pode abranger os mais diversos conteúdos. Pode-se exigir conhecimentos sobre segurança, política, economia, educação, saúde, meio ambiente, dentre outros. São muitos os assuntos relacionados, mas nem todos são interessantes para sua prova.

Então como saber o que pode ser cobrado? Tire um tempo para ler o edital!

Alguns editais delimitam os temas que são passíveis de cobrança e fixam até um marco temporal dentro do qual as informações devem ser buscadas. Isso ajuda a focar nos assuntos que vão cair. O edital do concurso para Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo, realizado em 2018, exemplifica:

Portanto, a análise do edital pode trazer vantagens para aqueles que desejam estudar atualidades. Quem é concurseiro sabe: perder tempo com informações que não somam para a prova não é opção!

2. Resolva questões e saiba o quanto deve se aprofundar nos temas

Outro ponto importante é saber a profundidade dos fatos cobrados. Talvez não seja preciso ser um exímio conhecedor sobre política nacional ou regional, por exemplo, mas apenas ter noção dos acontecimentos, sabendo situá-los dentro de determinado contexto. O objetivo, mais uma vez, é de otimizar o tempo com conteúdos realmente úteis para a sua prova.

Mas como fazer isso? Resolva questões! Busque provas anteriores para o cargo desejado ou questões de outras provas realizadas pela banca responsável pela organização do seu concurso. Essa é uma maneira de analisar e conhecer de que forma os conteúdos são cobrados.

3. Diversifique as fontes de informações, mas com cautela

É normal que tenhamos tendência de ler apenas aquilo que está em harmonia com nossas ideias e opiniões. Concurseiro que se preze e precisa estudar sobre atualidades, porém, não pode se prender a apenas uma fonte de informação.

É preciso analisar o assunto sob variados pontos de vista. Então busque a informação e, sempre que possível, suas críticas. Procure e escute os dois lados da moeda. Dessa forma se amplia o leque de argumentos e de soluções para os problemas apresentados e o candidato fica mais seguro e preparado para as perguntas na hora da prova.

Não se pode esquecer, no entanto, de verificar a confiabilidade da fonte estudada. Seja qual for o meio de comunicação utilizado, procure sempre jornais, revistas ou sites reconhecidos pela veracidade e qualidade das informações. Em tempos onde fake news viralizam em poucas horas, todo cuidado é pouco.

4. Acompanhe o Master Juris

Nosso blog regularmente posta temas sobre atualidades. Aqui já falamos, a título de exemplo, sobre aborto, a saída do Brasil do Bloco da UNASUL, trabalho infantil e muito mais.

Agora que entende mais sobre como estudar atualidades para concurso, que tal saber sobre esse e muitos outros assuntos com mais profundidade? Continue acompanhando o Master Juris e fique por dentro de todas as novidades!

Aproveita e se inscreve também no nosso canal do Youtube, e assista a aulas gratuitas sobre temas de certames públicos!

Artigos Mais Lidos:

Respostas

Master Juris + Pós-graduação

POR APENAS 12 x R$59,90 VOCÊ FAZ A SUA PÓS-GRADUAÇÃO JURÍDICA (são mais de 30 para você escolher) e ainda ganha acesso a TODOS os cursos do Master Juris por 1 ano. Chegou a hora de turbinar o seu currículo!