Como conseguir trabalhar e estudar em home office

Este artigo veio na sequência de outro artigo que publicamos recentemente. Com ele, veio o pedido de dicas sobre como estudar em Home Office.

Afinal, sabemos que essa é uma nova e recente realidade entre muitos trabalhadores.

Ao contrário do quadro mostrado no artigo anterior, a pessoa que trabalha de casa não gasta tempo com transporte público, mas prepara a própria comida, atende a porta, o telefone, estende roupa, fiscaliza se os filhos estão fazendo a lição de casa, fazem reuniões virtuais e ainda precisam estudar para concursos.

Como manter o foco e organizar o estudo?

Muitas vezes, não se tem um horário fixo de trabalho. Aí é que mora o grande desafio.

O cansaço também se faz presente na vida de quem trabalha em Home Office. Muitas vezes, o esgotamento é mental.

A pessoa, ao final de tantas tarefas, depois de ter passado o dia na frente do computador (para quem trabalha assim), tenta estudar (quando tem um tempo para isso) e sua capacidade de retenção fica baixíssima.

Pensando na minha experiência atual, em que trabalho remotamente, resolvi compartilhar um pouco de como eu organizei meus estudos no período.

Sim, eu já me senti extremamente exaurida depois de passar o dia na frente do computador. Minha coluna, lombar e pescoço sofrem bastante com essas horas sentadas.

Como atualmente trabalho com tarefas agendadas, faço uma programação de acordo com o prazo de entrega dos meus trabalhos. Neste ano, também já trabalhei por produção.

Nestas duas modalidades, depois de alguns dias me sentindo sobrecarregada, passei a destinar dias e horários para trabalhar.

Por exemplo, no turno da manhã, eu destino para o trabalho e, de tarde, estudo.

Como se organizar para estudar e trabalhar em casa?

Uma coisa muito importante que comecei a fazer, também, foi colocar um horário limite para a minha jornada de trabalho e estudos.

Desta forma, a depender da hora em que eu comece, vou até as 18h ou 19h. Isso porque, no longo prazo, essa carga muito extenuante vai prejudicando a nossa saúde seja no aspecto físico, seja no mental.

A experiência me mostrou que não é produtivo esticar muito mais tempo que isso, exceto em ocasiões especiais como em retas finais.

Além disso, podemos, também, transformar tempo que seria morto em momentos de estudos.

Você pode ouvir alguma aula do Master Juris enquanto lava a louça, passa roupa, cozinha.

Pode, igualmente, escutar a letra de lei neste momento.

Se estudar ao fim do dia te parecer muito sacrificante, busque fazer isso antes de começar o seu trabalho.

Só será necessário ter uma grande disciplina de acordar cedo.

Responsabilidade e disciplina

Estudar para concursos é um tremendo exercício de autor responsabilidade.

É quase um empreendedorismo individual, pois somente depende do estudante.

Esses novos hábitos aliados à atividade física, um rápido banho de sol e a destinação de algum tempo para minhas práticas religiosas, meditação e um pouco de filmes por streaming têm me ajudado muito a manter essa rotina de trabalho e estudos no longo prazo.

Por outro lado, se você trabalha o dia todo, destine um mínimo de duas horas, se for possível, por dia para estudar.

No final de semana, você deve esticar um pouco mais o tempo de estudo, também, com um material mais denso, pois já terá acordado mais renovado para começar uma jornada de estudos.

Só que é importante destinar, também, um horário para descansar, estar junto das pessoas que amamos, pois esse é o nosso combustível para continuar.

Se você tiver filhos, serviço de casa e não puder delegá-los, busque alternativas como estudar no mesmo horário que os filhos ou depois que estes dormirem.

São apenas algumas sugestões, mas existem outras possibilidades em que devemos usar a criatividade.

Resumo da ópera

Quando falamos que é possível estudar no home office, isso também é verdade!

Não é exatamente algo muito fácil, mas está longe de ser impossível.

Com um pouco de organização, criação de hábitos e horários, o estudo acontece. Só precisamos ter constância e criar este hábito.

Basta querer e fazer acontecer.

Gostou do nosso conteúdo?

Siga acompanhando os artigos do Blog do Master Juris, pois toda semana tem conteúdo novo sobre o mundo dos concursos públicos para aumentar seus conhecimentos.

Se você quiser conversar comigo sobre essas e outras questões, siga-me no Instagram @concurseiro.solitarioSerá um prazer!

Deixem seus feedbacks! Bons estudos!

Artigos Mais Lidos:

Respostas

LIBERADO! APROVEITE OS CURSOS JURÍDICOS QUE O MASTER JURIS LIBEROU PARA VOCÊ ESTA SEMANA!