Cansaço físico, cansaço mental, dificuldades para dormir, dormir e quase “entrar em coma” (risos), contagem de páginas, contagem de dias, leituras repetidas até enjoar, fazer questões até ficar vesgo(a). Esse é o ritmo que alguns imprimem quando em reta final (período após a publicação do edital).
Você se identificou com a descrição acima? Parabéns, você tem muita garra mesmo. Você é um(a) concurseiro(a) sério (a)! O ritmo pré-prova é quase insano mesmo. Simplesmente, não dá para manter essa batida por muito tempo, pois a sua saúde mental e física vão te fazer cobranças.
Faltando um mês para a prova, parece que a pessoa fica a um passo de surtar (risos). É tamanha a carga de dedicação, que o (a) estudante se pergunta como consegue se superar tanto. Como tem capacidade de absorver tantas informações?!
A resposta é o amor ao objetivo a ser alcançado. É a vontade de vencer que nos agiganta e nos mostra como podemos fazer mais e melhor do que ordinariamente executamos as nossas tarefas cotidianas.
É claro que devemos respeitar nossos limites, provendo suficiente descanso, com um pouco de lazer. Do contrário, adoeceremos! Afinal, tal e qual funciona com os atletas, o descanso também é treino. Desta forma, para rendermos mais e melhor, precisamos de um pouco de relaxamento.
E o nervosismo? Como diz meu amigo Fellipe Martins, concurso deve ser encarado de forma prazerosa, como algo que te faça feliz por realizar. Com isso, não existe lugar para seus nervos ficarem à flor da pele. Existe alegria em aprender.
Resumo da Ópera: se você ainda não chegou a este ponto de preparação, não se preocupe, pois ainda vai chegar. Se já chegou, acalme o seu coração e ame muito o que está fazendo. Mais cedo ou mais tarde, você estará no ponto de alcançar o tão desejado sucesso.
Se você desejar conversar comigo a respeito de técnicas de estudos, sobre reta final, siga-me no Instagram: @concurseiro.solitario
- “Menos é mais” - 6 de setembro de 2018
- Cuidado para não esquecer de si durante a preparação para concursos - 5 de julho de 2018
- Contratempos digitais - 14 de junho de 2018
- Nem todos os dias de estudos são empolgantes - 24 de maio de 2018
- “Concurseiros da depressão” - 3 de maio de 2018
- Ai, meu pai! Saiu o edital do TRT-RJ! - 19 de março de 2018
- Reta final: é hora de ficar louco(a)? - 22 de fevereiro de 2018
- Tempo, tempo, tempo mano velho - 15 de fevereiro de 2018
- Cuidado com a saúde, concurseiro(a)! - 8 de fevereiro de 2018
- Carnaval e o Bloco de Constitucionalidade - 1 de fevereiro de 2018
Nenhum comentário ainda.