account_circle Login | Registro

“Reta final: vivendo no limite”

Cansaço físico, cansaço mental, dificuldades para dormir, dormir e quase “entrar em coma” (risos), contagem de páginas, contagem de dias, leituras repetidas até enjoar, fazer questões até ficar vesgo(a). Esse é o ritmo que alguns imprimem quando em reta final (período após a publicação do edital).

Você se identificou com a descrição acima? Parabéns, você tem muita  garra mesmo. Você é um(a) concurseiro(a) sério (a)! O ritmo pré-prova é quase insano mesmo. Simplesmente, não dá para manter essa batida por muito tempo, pois a sua saúde mental e física vão te fazer cobranças.

Faltando um mês para a prova, parece que a pessoa fica a um passo de surtar (risos). É tamanha a carga de dedicação, que o (a) estudante se pergunta como consegue se superar tanto. Como tem capacidade de absorver tantas informações?!

A resposta é o amor ao objetivo a ser alcançado. É a vontade de vencer que nos agiganta e nos mostra como podemos fazer mais e melhor do que ordinariamente executamos as nossas tarefas cotidianas.

É claro que devemos respeitar nossos limites, provendo suficiente descanso, com um pouco de lazer. Do contrário, adoeceremos! Afinal, tal e qual funciona com os atletas, o descanso também é treino. Desta forma, para rendermos mais e melhor, precisamos de um pouco de relaxamento.

E o nervosismo? Como diz meu amigo Fellipe Martins, concurso deve ser encarado de forma prazerosa, como algo que te faça feliz por realizar.  Com isso, não existe lugar para seus nervos ficarem à flor da pele. Existe alegria em aprender.

Resumo da Ópera: se você ainda não chegou a este ponto de preparação, não se preocupe, pois ainda vai chegar. Se já chegou, acalme o seu coração e ame muito o que está fazendo. Mais cedo ou mais tarde, você estará no ponto de alcançar o tão desejado sucesso.

 

Se você desejar conversar comigo a respeito de técnicas de estudos, sobre reta final, siga-me no Instagram: @concurseiro.solitario

 

Sobre Raquel Monteiro

Raquel Monteiro, é advogada pós-graduada em Direito Público pela Universidade Gama Filho, blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora, todas as quintas, posta aqui no Master as vicissitudes da vida de uma legítima concurseira carioca.

Ver Todos os Posts
Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Master Juris - Marca
 
 

MASTER JURIS - 2018. Todos os direitos reservados.