account_circle Login | Registro

Edital Novo: Escrivão da Polícia Civil do Paraná – PC/PR

Foi publicado no Diário Oficial o edital da Polícia Civil do Estado do Paraná (PC/PR) para preenchimento de 100 (cem) vagas no cargo de Escrivão de Polícia, bem como formação de cadastro de reserva!

A remuneração inicial prevista para a classe inicial do cargo de Escrivão da Polícia Civil do Paraná corresponde a R$ 5.752,41 (cinco mil setecentos e cinquenta e dois reais e quarenta e um centavos), para uma jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais.

Quanto ao requisito de escolaridade, exige-se graduação de nível superior em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.


Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas a partir das 17h (horário de Brasília) do dia 17 de setembro de 2018 até as 23h (horário de Brasília) do dia 9 de outubro de 2018, por meio do endereço eletrônico da banca organizadora Cops/Universidade Estadual de Londrina (UEL), no qual o candidato encontrará um link com o formulário a ser preenchido para formalizar a inscrição.

Ao final da inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais). De acordo com o item 7,5 do edital, o pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 10 de outubro de 2018, em qualquer agência bancária credenciada.


Provas

Os candidatos ao cargo de Escrivão a Polícia Civil do Paraná estarão sujeitos aos seguintes tipos de prova:

  • Prova Preambular de Conhecimentos Gerais (Prova Objetiva)
  • Prova de Conhecimentos Específicos (Prova Objetiva/Redação)
  • Exame de Investigação de Conduta
  • Exame de Higidez Física
  • Exame de Aptidão Física.

Conforme prevê o item 1.2 do edital, a Prova Preambular de Conhecimentos Gerais (Prova Objetiva) e a Prova de Conhecimentos Específicos (Prova Objetiva / Redação) estão previstas para serem aplicadas às 14h (horário de Brasília) do dia 18 de novembro de 2018, nos municípios de Cascavel, Curitiba e Londrina; as demais fases serão realizadas somente no município de Curitiba.

De acordo com o item 10.17 do edital, a duração das Provas será de 5 (cinco) horas, incluindo aí o tempo para a transcrição das respostas no Cartão-Resposta e para a folha definitiva de Redação.

Prova Preambular de Conhecimentos Gerais será composta de 30 (trinta) questões objetivas, enquanto a Prova de Conhecimentos Específicos conterá 30 (trinta) questões objetivas e mais uma Redação, com no mínimo 15 e no máximo 25 linhas, versando sobre um tema da atualidade.

As questões objetivas, por sua vez, serão de múltipla escolha, contendo cinco alternativas (a, b, c, d, e) em que somente uma é a correta, sendo distribuídas nas seguintes disciplinas:

Prova Preambular de Conhecimentos Gerais

  • 15 questões de Língua Portuguesa
  • 5 questões de Informática
  • 5 questões de Raciocínio Lógico
  • 5 questões de Noções da estrutura do aparelho administrativo do Poder Executivo do Estado do Paraná

Prova de Conhecimentos Específicos

  • 6 questões de Noções de Direito Penal
  • 5 questões de Noções de Direito Processual Penal
  • 6 questões de Noções de Direito Constitucional
  • 4 questões de Noções de Direito Administrativo
  • 5 questões de Legislação Especial
  • 4 questões de Estatuto da Polícia Civil do Estado do Paraná

Vale destacar que ambas as provas são de caráter eliminatório e classificatório, abrangendo conteúdos programáticos referentes às disciplinas mencionadas acima, que são especificados no Anexo II do Edital.

De acordo com o item 10.30 do edital, os candidatos que atingirem o mínimo de 15 (quinze) acertos na Prova Preambular de Conhecimentos Gerais e no mínimo 15 (quinze) acertos nas questões Objetivas da Prova de Conhecimentos Específicos serão classificados em ordem decrescente de acordo com o número de pontos obtidos na soma das duas provas.

Quanto às redações, serão eliminados do Concurso os candidatos que tirarem pontuação 0 (zero) na Redação. Determina o item 10.32 do edital determina que serão corrigidas as Redações somente dos primeiros 3.000 (três mil) candidatos aprovados e classificados, sendo:

  1. para os que os que concorrem às vagas de Curitiba: 765 (setecentos e sessenta e cinco) para ampla concorrência, 90 (noventa) para os candidatos autodeclarados afrodescendentes e 45 (quarenta e cinco) para as pessoas com deficiência;
  2. para os que concorrem às vagas da Região Metropolitana de Curitiba: 510 (quinhentos e dez) para ampla concorrência, 60 (sessenta) para os candidatos autodeclarados afrodescendentes e 30 (trinta) para as pessoas com deficiência;
  3.  para os que concorrem às vagas do Interior do Estado: 1.275 (mil duzentos e setenta e cinco) para ampla concorrência, 150 (cento e cinquenta) para os candidatos autodeclarados afrodescendentes e 75 (setenta e cinco) para as pessoas com deficiência;

A pontuação final da primeira e segunda fases do certame será obtida por intermédio da média aritmética simples das pontuações das Provas Preambular de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos, classificando-se os candidatos aprovados.

Serão convocados para as fases de Exame de Investigação de Conduta, Exame de Higidez Física e Exame de Aptidão Física os 1.000 (mil) primeiros candidatos classificados, assim distribuídos:

  1. para os que os que concorrem às vagas de Curitiba: 255 (duzentos e cinquenta e cinco) para ampla concorrência, 30 (trinta) para os candidatos autodeclarados afrodescendentes e 15 (quinze) para as pessoas com deficiência;
  2. para os que concorrem às vagas da Região Metropolitana de Curitiba: 170 (cento e setenta) para ampla concorrência, 20 (vinte) para os candidatos autodeclarados afrodescendentes e 10 (dez) para as pessoas com deficiência;
  3. para os que concorrem às vagas do Interior do Estado: 425 (quatrocentos e vinte e cinco) para ampla concorrência, 50 (cinquenta) para os candidatos autodeclarados afrodescendentes e 25 (vinte e cinco) para as pessoas com deficiência.

Preparação

Gostou dessa oportunidade? Pretende prestar esse concurso público? O Descomplica Concursos / Master Juris vai lhe ajudar na preparação: já lançamos em nosso site o plano de estudos intensivo com curso para Escrivão de Polícia Civil do Paraná!

O nosso intensivo é elaborado com base no presente edital, considerando o conteúdo programático nele veiculado. O conteúdo envolve o Raio-X com a análise das provas anteriores, o Caderno de Exercícios que leva em consideração o cargo e banca, e o Plano de Estudos Intensivo que lhe ajuda a organizar seus estudos, estabelecendo metas diárias de vídeo-aulas a serem assistidas, leitura de legislação e jurisprudência, bem como exercícios a serem realizados e revisões semanais do conteúdo.

Não percam mais essa oportunidade e comecem a estudar conosco desde já para esse concurso público!


Sobre André Grandis Guimarães

Advogado. Pós-graduado no Curso de Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ). Pós-graduando em Direito e Processo Penal pela Universidade Cândido Mendes. Instrutor de ensino do Curso Master Juris e Master OAB / Descomplica.

Ver Todos os Posts

, , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Master Juris - Marca
 
 

MASTER JURIS - 2019. Todos os direitos reservados.

 
close
check

Contato enviado!

Em breve entraremos em
contato pelo número de
telefone informado.

close phone

Dúvidas sobre

o Descomplica Concursos?

keyboard_arrow_down
phone