Aproveite as últimas horas da promoção.

80% Promoção foi prorrogada! de desconto no plano Anual.

  • 00 hrs
  • 00 min
  • 00 seg
Vendas: 0800 056 2480
account_circle Login | Registro

Dicas de Raciocínio Lógico para Concursos

 

 

Você já ouviu alguém dizer que não precisa se preocupar com matérias “pequenas” do edital, porque somam pontuação irrelevante no resultado final do certame? Então, desconfie dessas pessoas! E nós explicamos o porquê!

Atualmente, as questões de conhecimentos gerais (conjunto de questões não específicas) são responsáveis, em média, por 15% a 20% da sua pontuação final. O que isso quer dizer? Que numa competição entre pessoas com a mesma formação, esses pontos podem colocar ou tirar candidatos da lista de aprovados. Logo, não há como se preparar com qualidade sem dar atenção a essas disciplinas.

E hoje trouxemos algumas dicas de como estudar uma dessas pérolas, que está presente em quase todos os editais, especialmente nos de nível médio: Raciocínio lógico Matemático (o famoso RLM).

Seguindo um planejamento adequado e prestando atenção às nossas dicas, esta temida disciplina pode ser a alavanca de que você precisava para ser aprovado!

Atenção às dicas concurseiro:

1 - Leia o enunciado com atenção!

Quem já fez prova sabe: o tempo voa! E por isso, muitos candidatos acabam fazendo uma leitura superficial do enunciado para não levar muito tempo na resolução de cada questão. No entanto, isso não vale em RLM. O candidato deve ter muita atenção ao enunciado para que nenhuma informação importante passe despercebida.

2 - Invista nos assuntos-chave!

Se você não tem facilidade com a disciplina ou seu cronograma de estudos não permite uma maior atenção a RLM, priorize os assuntos mais importantes. Isso mesmo, alguns temas são presença certa na maioria das bancas de concursos públicos, por exemplo: Lógica Proposicional, Análise Combinatória, Probabilidade, Conjuntos e Raciocínio Lógico Quantitativo. Então, seja estratégico e comece a estudar por esses assuntos.

3 - Aprenda a reconhecer padrões!

O modelo lógico-matemático dos problemas tende a se manter. Há pequenas alterações no contexto, ou seja, na situação prática envolvida, mas de modo geral o raciocínio para resolver a questão é o mesmo de provas anteriores. Assim, se você gravou o padrão, a resolução será muito mais rápida e com muito menos contas.

4 - Cuidado com o comando da questão!

Muitos candidatos erram questões de RLM porque não atentaram para o comando da questão. Isso não é pegadinha, mas pode se tornar uma se você não atentar para esse detalhe. Então treine resolver questões sublinhando os dados, as informações mais relevantes e a pergunta final do examinador (a resposta que ele quer).

5 - Treine, treine muito!

Por fim, a dica mais importante! Nada do que falamos será possível se você não treinar, e muito!!! Resolva tantas provas anteriores quanto puder. Quanto mais melhor! Porque, em se tratando de disciplinas práticas, vídeo aulas e boa leitura continuam sendo importantes, mas o que leva seu cérebro a apreender a informação é o treinamento, a repetição. Além disso, dessa maneira você se acostumará com os enunciados, com as respostas absurdas e até aprenderá a dar chutes mais certeiros, se não houver outra solução na “hora H”. Ou seja, treine, treine muito e faça a diferença na sua aprovação!

 

Assine um plano Master Juris e se prepare com qualidade. Tenha acesso às mais diversas ferramentas de apoio, como análise de editais anteriores, planos de estudos específicos, trilhas de aprendizagem, vídeo-aulas adequadas, aulas de resolução de questões, caderno de exercícios, e muitas outras novidades. Visite nosso site!

 

Sobre Juliana Viana

Mestre em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Advogada. Instrutora de ensino no curso Master Juris. Mediadora de conflitos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Ver Todos os Posts
Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Master Juris - Marca
 
 

MASTER JURIS - 2018. Todos os direitos reservados.