account_circle Login | Registro

Carnaval e o Bloco de Constitucionalidade

 

Se você veio até aqui para ler sobre o conceito proposto pela doutrina constitucionalista, sinto muito, mas vou te desapontar. Só fiz uma alusão a essa festa que faz o país parar, aos foliões e a uma das matérias que mais gosto de estudar, qual seja, Direito Constitucional.

     Você também deve estar passando por aquele famoso dilema que o(a) afligiu no Natal e no Réveillon: tiro alguns dias para descansar, brincar carnaval ou para estudar? Bem, não existe resposta certa. Tudo depende do panorama em que estiver inserido(a).

     Se seus estudos estão em um ritmo bastante frenético e seu cansaço revela-se patente; se o barulho de blocos na rua todos os anos invade seu lar; se ficar em casa representa ter que realizar um monte de afazeres e isso, certamente, te impedirá de estudar, melhor parar para descansar ou viajar. Não adianta remar contra a maré. É bem mais fácil ceder e ser flexível quando surgem as adversidades.

     Por outro lado, se você estiver com edital publicado e com prova marcada; não tiver dinheiro nem para ir à esquina, estiver com um monte de conteúdos do curso atrasados; dispuser de pouco tempo para estudar por conta do trabalho (para quem trabalha e estuda), não saia de casa! Estude porque será bom aproveitar esse tempo livre. Esses dias serão excelentes para avançar nos estudos.

     Como eu disse, não há uma resposta certa e taxativa para a sua escolha. Tudo depende da situação por que está passando. Já aconteceu de eu ficar em casa e eu ter me arrependido. Os vizinhos fizeram tanto barulho, que era melhor eu ter tirado alguns dias de descanso. Já aconteceu de eu viajar e voltar renovada.

     Desta vez, eu ficarei em casa estudando. Gosto muito do carnaval, dos blocos e de viajar. No entanto, há uma chuva de editais já publicados e por publicar. Com isso, sinto que necessito dar continuidade do meu planejamento de estudos e de dar mais segmento naquilo que me propus aprender. Não me sentirei mal por fazer isso, pois tenho consciência de que estou lançando as melhores sementes para uma maravilhosa colheita futura. Desejo estar pronta para todas essas boas oportunidades que surgiram e para as do porvir.

     No Brasil, dizem que o ano só começa após o carnaval. Infelizmente, constatei que isso é verdade. Muitas pessoas se deixam levar pelo canto da sereia da preguiça e nada fazem por si mesmas. Elas emendam o período do Réveillon com o carnaval, tiram férias e reclamam da vida que levam. Ficam acomodadas, pensando em como estão mal remuneradas, chateadas por estarem desempregadas. Elas desejam, enfim, que mudanças e milagres caiam do céu. Todavia, quando tomam conhecimento de que alguém está estudando durante esse feriado, logo torcem o nariz como se estivéssemos fazendo algo asqueroso.

     Se você, como eu, já fez o seu ano começar, deixo registrado meus parabéns! Nada melhor que ajudar a si mesmo(a) para mudar suas condições de vida. Estudar é sacrificante, mas os resultados são extremamente dignos. Podem tirar, roubar tudo de você, mas ninguém consegue levar os seus conhecimentos adquiridos por meio dos estudos! Pense nisto!

     Resumo da Ópera: Se resolver estudar neste carnaval, saiba que estaremos juntos nessa caminhada. Se quiser não se sentir tão triste estudando neste período, mande uma mensagem para mim no meu Instagram: @concurseiro.solitario. E se desejar estudar Direito Constitucional e aprender sobre o Bloco de Constitucionalidade, sugiro as caprichadas aulas do professor Marcelo Leonardo Tavares daqui do Master.

 

 

Sobre Raquel Monteiro

Raquel Monteiro, é advogada pós-graduada em Direito Público pela Universidade Gama Filho, blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora, todas as quintas, posta aqui no Master as vicissitudes da vida de uma legítima concurseira carioca.

Ver Todos os Posts

Uma Resposta para Carnaval e o Bloco de Constitucionalidade

  1. fernanda dalle molle 8 de fevereiro de 2018 em 14:07 #

    Compartilho da atitude e dos pensamentos. Bons estudos para nós nesse carnaval. Que venha uma próspera colheita!

Deixe uma resposta

Master Juris - Marca
 
 

MASTER JURIS - 2020. Todos os direitos reservados.