VUNESP

Como é o Estilo de Prova da Vunesp?

Todo concurseiro sabe que conhecer a metodologia da instituição que está organizando o certame é uma parte importante da preparação para a prova.  Por isso, chegou a hora de conhecer o estilo de prova da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, a Vunesp. Apesar do nome “vestibular”, a mesma é responsável por muitos concursos.

Histórico da Vunesp

A Vunesp é uma banca bastante tradicional. Foi criada em 1979 pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista (Unesp) para a realização de seus vestibulares. Com o tempo, passou a ser responsável por concursos municipais e estaduais, até a obtenção do reconhecimento nacional.

Hoje, além da realização do vestibular e dos concursos públicos, atua em projetos de pesquisa, extensão e prestação de serviços à comunidade.

Estilo de prova

As provas da Vunesp possuem um estilo mais simples quando comparadas às de outras bancas. Porém, mais simples não significa mais fácil, uma vez que costumam abordar todo o conteúdo programático.

Em regra, são de múltipla escolha, com cinco alternativas por questão. Os enunciados são bastante claros e costumam pedir para que o candidato marque a alternativa correta ou a incorreta. Com isso, o candidato deve ter bastante atenção aos enunciados.

Além disso, algumas questões apresentam como possibilidades “Todas as alternativas estão corretas” ou “Nenhuma das alternativas está correta”, o que reforça a ideia de uma leitura atenta ao enunciado.

Concursos realizados

A Vunesp, apesar de uma atuação muito voltada ao estado de São Paulo e seus municípios, está em plena expansão, ganhando reconhecimento nacional.

Além do vestibular da Unesp, a banca passou a organizar concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Tribunais de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público, Prefeituras, Tribunais Regionais Federais, Câmara Legislativa, Procuradorias Estaduais, entre outros.

Cobrança de conteúdo

As provas da Vunesp possuem um nível médio de cobrança. A de Português costuma ser a mais extensa e, dentre os pontos mais cobrados, estão:

  • interpretação de texto, com textos retirados de jornais e revistas;
  • principais regras e uso da gramática, tais como concordâncias verbal e nominal e uso de sinônimos e antônimos.

A prova de Informática costuma ser mais simples e direta, com cobrança de pacote Office, navegadores, sistemas operacionais e segurança.

O mesmo não se pode dizer da de Matemática, que costuma ter um nível de cobrança mais alto do que as demais disciplinas. Os conteúdos mais abordados são:

  • operações com números reais;
  • razão e proporção, porcentagem;
  • geometria;
  • juros simples.

A prova de Raciocínio Lógico da Vunesp segue a prova de Matemática, ou seja, possui uma cobrança mais alta. Os conteúdos com maior incidência são:

  • estrutura lógica;
  • diagramas lógicos;
  • sequências e lógica de argumentação.

Saber de antemão as particularidades de cada banca os ajuda a ter mais tranquilidade para resolver as questões e evitar de cair nas temidas “pegadinhas”.

Por fim, as provas de Direito têm por hábito testar os conhecimentos da lei. Essa cobrança é bastante acessível, sem grande profundidade ou conhecimentos doutrinários e/ou jurisprudenciais.

Os temas mais abordados são:

  • licitações e contratos;
  • regime jurídico único;
  • atos administrativos;
  • direitos e garantias individuais;
  • direitos sociais e processos legislativos.

Prepare-se com o Master Juris

Comece a se preparar para as provas da Vunesp e de outras bancas com um conteúdo de ótima qualidade e processos de estudo bem definidos.

Master Juris conta com um corpo docente de referência em todo o Brasil, aulas aprofundadas e ótimos materiais de apoio. Conheça e comece agora mesmo a buscar pelo seu sucesso profissional!

Artigos Mais Lidos:

Master Juris Premium

concursos jurídicos superiores
Planos de Assinatura
* Saudades do site antigo? Acesse-o aqui
close-link

Promoção de (re)Lançamento!

Assine o Master Juris Premium por apenas 12 x 59,90 (plano anual). Mais de 4.000 videoaulas, guias por carreira, rodadas de exercícios, correção de discursiva e até orientação para prova oral. 

Não perca. A promoção tem prazo limitado.
Ver Planos
close-link