Consulplan

Como é o estilo de prova da Consulplan?

A Consulplan é uma banca que vem se consolidando recentemente no cenário das bancas examinadoras, sobretudo pelo fato de ter sido responsável por grandes certames como o do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG), o do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) e da Câmara Municipal de Belo Horizonte/MG.

Afinal, como são as provas elaboradas pela Consulplan?

As provas elaboradas pela Consulplan costumam apresentar textos curtos e objetivos, com perguntas diretas.

Em disciplinas como Direito Constitucional, Direito Previdenciário e Direito Tributário, é comum também que o examinador formule questões baseadas em casos concretos e/ou hipotéticos.

Em geral, as provas da Consulplan cobram a letra da lei, sem exigir do candidato o conhecimento de jurisprudência e de súmulas sobre o assunto abordado. Sabendo disso, você deve ficar atento às palavras e pontuações da frases para não cair em “pegadinhas”!

A Consulplan costuma se destacar pela elaboração da prova de Português, cuja cobrança incisiva da gramática é clara. Assim, não deixe de estudar temas como pontuação, uso da crase, concordância verbal e nominal, entre outros assuntos.

Como é o formato da prova da Consulplan?

As provas objetivas consistem em questões de múltipla escolha, com 4 (quatro) opções (A a D) de respostas, sendo apenas uma delas correta.

Em alguns casos, a banca também aplica questões discursivas, que consistem em redações e estudos de casos.

Como estudar para as provas da banca Consulplan?

Nossa principal dica é: resolva muitas questões e estude com antecedência!

Conhecer a banca, através da resolução de exercícios de provas antigas, é fundamental para um bom desempenho. Para se dar bem em um concurso organizado pela Consuplan, o ideal é focar sua preparação na leitura da letra da lei, bem como na elaboração de resumos e mapas mentais.

Por outro lado, o estudo aprofundado de súmulas e informativos de tribunais superiores geralmente não é necessário para provas elaboradas por essa banca.

Artigos Mais Lidos:

Aniversário Master

12 x R$39,90

Plano anual com descontaço, mas só em setembro!