AOCP – Assessoria em Organização de Concursos Públicos

Sobre a Banca AOCP

A AOCP é um Instituto que tem como um dos objetivos o desenvolvimento de projetos na área da Educação e vem sendo reconhecida por organizar e realizar concursos públicos para diversos órgãos.

Trata-se de um Instituto ainda pouco conhecido entre os estudantes, porém, é uma banca que tem organizado grandes concursos como para a  Polícia Civil/ES, TJ/MG, PM/SC entre outros.

Portanto, é fundamental que você conheça o estilo de prova que é elaborada por essa banca para aumentar suas chances de aprovação.

AOCP Concursos Públicos e Instituto AOCP - Bancas diferentes

Você sabia que AOCP Concursos Públicos e Instituto AOCP são bancas distintas?

A AOCP Concursos Públicos faz parte do Instituto AOCP. Apesar de serem parceiras, as duas bancas visam atendimentos de concursos públicos distintos. 

Os examinadores que elaboram as provas da AOCP Concursos Públicos não são os mesmos que elaboram as do Instituto AOCP. Há diferença no modo de elaboração de questões bem como na execução dos detalhes destas.

Dica para os concurseiros: ainda que essas bancas não sejam muito conhecidas no meio dos concursos públicos, ao estudarem para as bancas, façam exercícios específicos de cada uma delas. Afinal, conhecimento nunca é excesso, certo?

Entenda o estilo das provas da AOCP

É importante ressaltar que as bancas examinadoras possuem suas particularidades no que tange ao estilo de prova e cobrança das questões. Logo, não se deve ficar atrelado apenas ao conteúdo teórico constante no edital, é fundamental que seja feito um estudo do perfil da banca que irá organizar o seu concurso.

As provas da AOCP são compostas por questões de múltipla escolha de cinco alternativas, onde o enunciado costuma ser simples e objetivo. Em alguns casos, há também elaboração de textos, motivo pelo qual a AOCP por vezes é  contrastada à Fundação Carlos Chagas (FCC).

Nas provas de Direito, é essencial que o candidato faça um estudo da letra da lei, já que é muito comum a cobrança de questões exigindo o conhecimento da lei seca.

Assim, é possível afirmar que o Instituto AOCP cobra muito a lei seca, enquanto na AOCP Concursos Públicos, os enunciados das questões costumam ser claras, objetivas e simples.

Apesar de não serem cobradas muitas questões com conteúdo de jurisprudência e doutrina, o ideal é ficar de olho e fazer um estudo completo, pois isso não é uma regra!

Uma ótima estratégia de estudo é treinar por meio de questões anteriores da AOCP.

Como o conteúdo é cobrado?

As provas da banca AOCP costumam manter um padrão mediano de exigência para todas as disciplinas. Por isso, é sempre bom estar preparado e estudar o conteúdo programático cobrado no edital do certame.

Nas provas de Direito Administrativo, os assuntos mais cobrados foram Licitações e Agentes Públicos.

Já em Direito Constitucional, os temas de destaque foram: Organização dos Poderes e Direitos e Garantias Fundamentais.

Em Português, morfologia e interpretação de texto são bastante explorados. Fique atento!

Gostou das nossas dicas sobre a AOCP? Continue acompanhando o blog Tudo Sobre Concursos e conheça mais sobre outros perfis de bancas que vão alavancar o seu estudo.

Artigos Mais Lidos:

Aniversário Master

12 x R$39,90

Plano anual com descontaço, mas só em setembro!