4 Dicas de Como Fazer Concurso Público Em Outro Estado

Confira nossas dicas de como proceder quando precisar fazer concurso em outro estado.

É cada vez maior o número de pessoas querendo saber como fazer concurso público para outro estado na busca pelo tão sonhado cargo público, e o motivo não é tão difícil de descobrir.

Com a concorrência cada vez maior, seja pelo aumento de candidatos às vagas ou pela inconstância dos concursos, viagens para outros estados têm se tornado boas alternativas. Elas são uma oportunidade de ampliar as chances de aprovação, por servir como experiência para provas futuras ou como eventual pontuação para a prova de títulos do concurso realmente almejado.

Se você deseja saber como fazer concurso público em outro estado, é importante ter em mente que esta decisão deve ser analisada com cautela e planejamento, a fim de não gerar um efeito negativo na trajetória rumo à aprovação. Nesse sentido, para ajudar os concurseiros que pretendem enfrentar mais esse desafio, trouxemos quatro dicas que consideramos importantes que você saiba:


1. A hora certa

Viagens interestaduais implicam em gastos diversos, que normalmente não são baixos. Por isso, o concurseiro deve fazer uma autocrítica e analisar se têm se dedicado aos estudos, se possui domínio da maioria dos temas tratados no edital e se há tempo hábil até a prova, por exemplo.

Importante lembrar que diversificar demais as áreas dos concursos prestados pode acabar atrapalhando. O candidato pode ter que estudar disciplinas que não serão mais aproveitadas para outros concursos, deixando de estudar temas importantes, que não estão contemplados no edital da vez.

Deve-se eliminar, ainda, a ideia de que se está “jogando dinheiro fora” caso reprove. Sabemos que dificilmente a aprovação acontece de primeira, e reprovações fazem parte desse percurso.


2. O hotel

O ideal é que, sabendo da possibilidade de publicação de determinado edital, o candidato já inicie as pesquisas sobre hotéis. Dessa maneira, assim que sair o edital, será possível fazer a reserva. Essa dica é importante porque, em concursos muito concorridos, os hotéis com os melhores preços e localizações se esgotam rapidamente.

É comum que o local de realização da prova não seja divulgado com o edital. Assim, o ideal é procurar lugares próximos ao centro ou que sejam de fácil acesso a transportes públicos. Uma ótima alternativa é reservar hotéis que possibilitem o cancelamento gratuito. Isso facilita caso precise mudar de hotel se o local da prova for muito distante ou se a prova for adiada.


3. Antecedência da viagem

Viagens para fora do estado, seja de ônibus/carro ou avião, costumam ser cansativas. Logo, o candidato precisará repor as energias antes de encarar a prova. O ideal é chegar, pelo menos, no dia anterior ao da prova, para que haja tempo de descansar e diminuir a ansiedade.

Além do cansaço, deve-se levar em conta que podem acontecer imprevistos como trânsito, atraso do voo, entre outros. Por isso, evite ao máximo chegar no mesmo dia da prova.


4. Transporte

Nem sempre vamos para estados que conhecemos. Pesquise com antecedência em aplicativos como o Google Maps, a distância e as alternativas de transporte até o local de prova – e até mesmo do aeroporto para o hotel e vice-versa.

Lembre-se que os concursos costumam ser realizados aos domingos, dia em que a oferta de transporte público normalmente diminui. Logo, saia com bastante antecedência. Se optar por táxis, é bom fazer reserva prévia e confirmá-la no dia da prova, para evitar qualquer surpresa.

Gostou de saber como fazer concurso público para outro estado? Continue acompanhando o Master Juris e fique por dentro de todos os assuntos essenciais para um verdadeiro concurseiro!

Artigos Mais Lidos:

Artigos Relacionados

Respostas

Master Juris Premium

concursos jurídicos superiores
Planos de Assinatura
* Saudades do site antigo? Acesse-o aqui
close-link

Promoção de (re)Lançamento!

Assine o Master Juris Premium por apenas 12 x 59,90 (plano anual). Mais de 4.000 videoaulas, guias por carreira, rodadas de exercícios, correção de discursiva e até orientação para prova oral. 

Não perca. A promoção tem prazo limitado.
Ver Planos
close-link