3 Truques Para Estudar Para Concursos Públicos em Pouco Tempo

Saiba mais sobre como se preparar com assertividade!

Vida de concurseiro não é fácil. Sabemos que o estudo demanda tempo, organização e muito foco. O ideal é organizar bem suas horas de estudo para que não deixe o seu rendimento ser afetado pelo desespero e pela correria. Mas conciliar o trabalho com a atividade de estudar para concursos públicos em pouco tempo é tarefa difícil, afinal, os editais lançados de última hora podem encurtar o tempo de preparação.

Caso isso ocorra, tenha calma. Vamos dar algumas dicas para otimizar o seu tempo na preparação para concursos públicos!

Escolha a melhor forma de estudar para concursos públicos em pouco tempo

Para conseguir aproveitar ao máximo cada minuto livre, o autoconhecimento é fundamental. Você deve refletir sobre quais os melhores meios de absorver conhecimento e quais deles são os mais adequados. Alguns alunos preferem assistir videoaulas enquanto fazem anotações e outros preferem ler livros e resumos. Já outros, por exemplo, preferem dedicar mais tempo para fazer questões (o que também é muito importante!).

Descobrir o seu melhor estilo de aprendizado pode salvar muitas horas do seu dia. Portanto, confira nossas dicas:

1. Monte um cronograma com as matérias prioritárias

É essencial que você estabeleça um cronograma com metas de estudo realistas e que podem ser alcançadas. Nada de metas mirabolantes. Você deve estabelecer um número mínimo de leitura, aulas e exercícios para fazer durante a semana.

Uma ótima dica é verificar quais são os assuntos mais cobrados na prova almejada e dedicar um pouco mais de tempo para estes tópicos, sem esquecer do restante das matérias, é claro. O Master Juris oferece um Raio-X de todas as disciplinas cobradas nos concursos pelas principais bancas, o que ajuda a focalizar o estudo naquilo que é realmente importante.

Depois de verificar os assuntos mais cobrados, você deve checar quais deles são exigidos no edital da prova pretendida e, assim, por a mão na massa. Com esse suporte, será possível organizar seu tempo e estudar aqueles assuntos de forma mais aprofundada.

2. Utilize a tecnologia ao seu favor

Sabemos que hoje em dia é difícil desgrudar do celular, mesmo nas horas de estudo. Por isso, você deve utilizar seu aparelho de forma eficiente. Procure aplicativos de questões de concursos e baixe materiais de leitura que podem ser utilizados quando você estiver no transporte público, por exemplo. Desta forma você conseguirá otimizar o seu tempo e aproveitar as brechas livres durante o seu dia.

Existe uma série de aplicativos gratuitos com dicas, questões e vídeos que podem ser baixados gratuitamente na loja de aplicativos do seu aparelho.

Caso esteja assistindo videoaulas, você também pode utilizar opções de aceleração de vídeo. Alguns vídeos tem opção de aumentar a velocidade de reprodução e existem extensões que ativam essa opção nos navegadores de internet. Assim, é possível assistir uma aula de 40 minutos em meia hora ou até em 20 minutos. Pode ser estranho no início, mas com o tempo nos adaptamos ao novo ritmo de aula e até achamos estranho assistir vídeos na velocidade normal.

No Master Juris, todos os vídeos contam com a opção de aceleração de vídeo de forma nativa.

3. Otimize seu tempo e reveja prioridades

A última dica parece óbvia, mas é sempre importante reforçar: por menos tempo que você tenha durante o seu dia, você precisará estudar um mínimo de horas todos os dias. Desta forma, ao montar seu cronograma você deve pensar em toda sua rotina e definir como pode ganhar alguns minutos de folga para encaixar seus estudos.

É claro que é sempre importante ter alguns momentos de lazer para aliviar o estresse da preparação, mas a moderação é o melhor caminho. Aquela nova temporada da sua série preferida pode esperar um pouco e as redes sociais também! Defina um tempo limite para cada uma dessas atividades e nada de procrastinação!

Você pode procurar dicas de como economizar tempo em atividades domésticas e pedir ajuda a familiares e amigos para conseguir uma horinha extra. O importante é investir o tempo que sobra em atividades proveitosas para o seu concurso.Conheça nossos cursos e inscreva-se o quanto antes!

Continue Acompanhando Nosso Trabalho

Gostou desse artigo? Quer sugerir futuros temas? Deixe abaixo os seus comentários que em breve irei respondê-los!

Continue acessando o Master Juris para se manter atualizado sobre o universo dos concursos públicos!

Bons estudos! 😉

Artigos Mais Lidos:

Respostas

Master Juris + Pós-graduação

POR APENAS 12 x R$59,90 VOCÊ FAZ A SUA PÓS-GRADUAÇÃO JURÍDICA (são mais de 30 para você escolher) e ainda ganha acesso a TODOS os cursos do Master Juris por 1 ano. Chegou a hora de turbinar o seu currículo!